Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Arrume emprego sendo honesto, profissional e objetivo

Veja mais dicas sobre como montar o seu résumé: não minta, faça graça ou seja desleixado com o seu currículo.

Desde que começamos esta coluna, temos debatido muito sobre a importância de se ter um résumé bem preparado. Afinal, é ele que irá lhe auxiliar na busca de novas oportunidades e garantir suas entrevistas de emprego.

Vale a pena relembrar que o résumé é o documento que realiza o primeiro link entre você e o empregador, e por esse motivo, deve conter informações relevantes sobre a sua experiência de trabalho, qualificações e educação. Ele é o seu principal instrumento de vendas, e deve destacar suas qualificações e experiências para que o empregador vislumbre em você alguém com a capacidade de trabalhar e contribuir para a empresa dele.

Sendo assim, seguem mais algumas dicas. Boa sorte!

Dica 5 : Seja Honesto

Nunca minta em seu résumé, pois mentira tem perna curta e você pode acabar perdendo a vaga por isto.

Mentir pode até lhe conseguir uma entrevista, mas durante o processo de seleção existe ainda o “Background and Reference Check”, quando seu histórico criminal e referências serão conferidos. É praticamente certo que eles verifiquem as informações contidas no seu résumé, entrando em contato com seu antigo chefe ou departamento de RH.

Também não minta sobre as datas dos seus antigos trabalhos. Se tiver algum espaço grande entre uma vaga e outra, deixe vazio mesmo. Apesar de não ser o ideal, pois levanta dúvidas sobre a sua empregabilidade, ainda é bem melhor do que mentir.

E principalmente, não minta sobre suas habilidades em realizar alguma tarefa ou usar algum software específico, porque esse tipo de mentira, mais cedo ou mais tarde, torna-se óbvia devido à sua performance.

Dica 6: Seja profissional

Se o seu email é daqueles engraçados, porém nada profissionais, tome cuidado, pois isto pode ser um fator para que alguns futuros empregadores lhe cortem logo no começo do processo seletivo.

Neste caso, crie um novo email somente para envio de résumés, e claro, não se esqueça de acessá-lo sempre que possível.

Como vocês já devem saber, existem empresas que verificam perfis de candidatos em sites de relacionamento. Mesmo que achemos isto pouco profissional, e de certa forma até ilegal, procure não adotar posições radicais ou racistas em seu perfil público.

Dica 7: Crie um résumé claro, padronizado e fácil de ler

Esta é uma dica que parece boba, mas que pode impressionar um recrutador.

Um résumé fácil de ser lido é sempre muito bem apreciado.

Por exemplo, use sempre bullet lists para organizar os tópicos das atividades do seu histórico, e preste atenção na padronização. Isto significa usar sempre a mesma margem, tipo e tamanho de letra, distância entre parágrafos etc. Também é muito importante escolher um design atrativo, escrever de forma simples e objetiva e verificar pontuação e ortografia.

E aí? Estas dicas estão te ajudando? Comente!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Avatar photo

Martha se formou em Jornalismo em Recife e veio para Toronto em 2006 para estudar Cinema, se formando pela Toronto Film School. Tornou-se cidadã canadense em 2014.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo