Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Médias e pequenas empresas sofrem para achar mão de obra no Canadá

O Banco de Desenvolvimento do Canadá (BDC) revelou que 39% dentre 1.208 empresas de pequeno e médio porte entrevistadas recentemente estão passando por dificuldades para contratar novos empregados, com o quadro afetando de maneira especial os menores municípios do país.

As empresas consultadas têm faturamento acima de 500 mil dólares por ano e são representantes de um setor responsável por cerca de 50% do PIB nacional. Por isso mesmo, muitos especialistas temem que a falta de mão-de-obra no setor prejudique a produtividade canadense, afetando de modo negativo a economia do país.

Para Pierre Cleroux, economista-chefe do BDC, a explicação para a falta de gente disponível para contratação passa pela boa fase que o mercado de trabalho vive. Em julho, o Canadá de fato registrou a melhor marca dos últimos 40 anos em termos de índice de desemprego: 5,8%.

Mas para Cleroux o maior problema é na verdade o descompasso entre o grande número de trabalhadores que deixam o cargo por aposentadoria e o baixo número e trabalhadores jovens disponíveis para preencher as vagas abertas.

O economista alerta também que o problema não é passageiro e deve assombrar o país por pelo menos uma década. Ele acredita que as empresas precisam ter consciência disso para que possam se adaptar o mais depressa possível ao que agora é o novo normal.

Até agora as estratégias das empresas têm variado bastante. Muitas têm apostado na oferta de melhores salários e/ou pacote de benefícios, ou passaram a aceitar a contratação de pessoal menos qualificado para treiná-los enquanto já estão com a mão na massa.

Dos entrevistados, 33% dizem que estão tentando seduzir aposentados para que eles voltem à labuta. Outros 22% partiram para a terceirização com o uso de agências de temporários, enquanto 18% usam o recrutamento de imigrantes como peça principal em suas estratégias de crescimento. A automação também tem sido uma esperança para vários negócios. Mas o BDC acha que o problema é mais grave que se imagina e tem a capacidade de rapidamente corroer a competitividade dos negócios canadenses.

Mais informações, em inglês, no CTV News.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Trabalho

Topo