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Saiba como pedir reembolso de certas taxas de imigração

Se por algum motivo a sua situação mudou e você precisa desistir de um processo relacionado à imigração que estava correndo junto ao governo canadense, preste atenção, porque há chances de você ter direito a um reembolso total ou parcial. E o mesmo vale para quem pagou a taxa errada.

Os casos que dão direito à reembolso variam um pouco, dependendo de em que altura a papelada está nos trâmites do governo. Por isso, a melhor pedida é sempre pedir e depois ver no que dá.

Se os seus papéis já estiverem sendo processados pelo governo, as suas chances de conseguir um reembolso caem. Mas pode ser que eles ainda nem tenham começado a trabalhar no seu caso. E aí há a possibilidade bem real de se recuperar todo o dinheiro. O mesmo acontece para os casos em que a pessoa pagou a taxa, mas nem chegou a enviar a papelada.

Agora, mesmo em casos adiantados, há a possibilidade de se rever uma parte ou até a totalidade da grana gasta com certas taxas. Isso vale, por exemplo, para a tarifa paga para residência permanente (RPRF), para cidadania ou a para o chamado “open work permit” em certos casos relacionados ao Labor Market Impact Assessment (LMIA).

De todo modo, um reembolso pode levar até seis semanas até ser aprovado e começa com o fornecimento de seus dados pessoais básicos e um comprovante de pagamento. Mas o caminho para se fazer um pedido varia, dependendo do tipo de pagamento efetuado.

Quem pagou online e enviou sua papelada toda online, recebeu via email um recibo e vai precisar dele para iniciar o pedido de reembolso. Se você não guardou o email, tudo bem, pode entrar na sua conta aqui para conseguir uma cópia. Depois, já com o número do seu recibo em mãos, você terá, então, que criar uma outra conta aqui para poder fazer seu pedido de reembolso aqui.

Para aqueles que pagaram online, mas mandaram a papelada via correio normal é preciso entrar na conta utilizada para pagamento para conseguir acessar por lá o número do seu recibo e depois visitar esta página aqui para fazer o pedido de reembolso.

Já quem pagou via banco canadense, precisa fornecer o número do recibo dado pela instituição financeira — e se perdeu o recibo, tem, então, que entrar em contato com o banco para pedir uma cópia. Com número do recibo em mãos, aí é criar uma conta aqui e fazer por ali seu pedido de reembolso visitando a página View all receipts.

Para qualquer outra forma de pagamento — tipo cartão de crédito ou dinheiro enviado através de um banco fora do Canadá –, o caminho é preencher um formulário do IRCC na web que você encontra aqui.


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