Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Os empregos estão mudando para o interior?

Uma avaliação dos números mais recentes de vagas de emprego disponíveis nas maiores cidades do Canadá traz revelações surpreendentes e aponta possíveis novos rumos para a imigração. Veja aqui quais municípios oferecem mais oportunidades de trabalho.

Quando o assunto é economia, as cidades são, em geral, avaliadas de acordo com o seu desempenho em relação à criação de vagas de trabalho, levando-se em consideração a taxa de desemprego e a rapidez com que surgem novas posições.

Avaliando os números da Statistics Canada — o IBGE canadense — para março de 2019, vê-se que os cinco municípios com menor taxa de desemprego não são grandes metrópoles. O primeiro lugar ficou com Guelph em Ontário (2,2%). Victoria na British Columbia (3,0%) é a segunda colocada com Hamilton (3,5%), também em Ontário, assumindo a terceira posição. Em seguida vêm duas cidades da província do Quebéc: Quebéc City (3,6%) e Sherbrooke (3,8%).

Vancouver, com 4,8%, ficou em 10o. lugar, enquanto Montreal ocupa a 22a. posição, com 5,7% e Toronto aparece na 28o. colocação, com taxa de 6,6% — exatamente três vezes mais desempregados que Guelph.

Quando comparadas na rapidez com que criam novas vagas, as cidades com melhor desempenho foram St. John em New Brunswick (12,8%), Guelph (8,5%), Sudbury (8,2%), Barrie (7,9%) e Kitchener (7,1%) — as quatro últimas todas em Ontário.

Estes dados revelam que pode ser o momento certo para os imigrantes fazerem apostas em cidades de médio porte, fora do eixo Toronto-Vancouver-Montreal, e onde, inclusive, o custo de vida é bem mais baixo.

Mas na hora de optar é preciso avaliar também o tipo de vagas existentes. Pode ser, por exemplo, um boom de construção civil, gerando a necessidade de carpinteiros, pedreiros, encanadores e afins. Ou outra demanda bem específica, como no caso do desempenho espetacular de Guelph nas duas categorias, e que está totalmente ligado ao fato de o município ser um polo de tecnologia de ponta.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo