Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

New Brunswick comemora imigração e reversão de declínio da população

A tradicional cidade portuária de St. John em New Brunswick viu sua população encolher 25% nos últimos 45 anos, mas comemora agora o impacto positivo de uma onda de imigração que trouxe um crescimento modesto, mas promissor para o futuro do município.

Em geral, um aumento de 1% na população de uma cidade não causa nem espanto nem festa. Mas no caso de St. John o número surge como uma luz no fim do túnel. É que em 1971, moravam ali 22 mil pessoas a mais que em 2016. E o volume de pessoas em uma cidade é o que faz a economia girar e crescer.

Preocupada com a perspectiva de continuar encolhendo a passos largos, a prefeitura contratou um gerente para tentar reverter a tendência. David Dobbelsteyn assumiu o posto e logo anunciou um projeto com três metas: evitar que as pessoas deixem a cidade, atrair pelo menos 400 novos habitantes em 2019/2020 e se tornar o município mais hospitaleiro da província para a imigração.

A imigração de fato pesa mais que qualquer outro fator. Dos 1,233 novos moradores que chegaram depois de 2016, 91% são estrangeiros. Por isso mesmo, a cidade acaba de lançar uma iniciativa de atração e retenção de imigrantes bancada com recursos dos governos federal, provincial e municipal.

O programa, batizado de “Succeed and Stay”, terá duração de três anos e enfrentará um grande desafio. A província de New Brunswick — uma das menores do país — recebe apenas 1,4% do total de imigrantes que desembarcam no Canadá e tem uma taxa de retenção de 65,8% — a terceira pior de todo o território nacional.

Mas New Brunswick pode também ser uma preciosidade pouco conhecida. Apesar de ter um papel diminuto na economia canadense, a província oferece abundância quando o assunto é qualidade de vida. Primeiro porque tem uma natureza exuberante e praticamente intocada, com florestas, rios, lagos e o oceano atlântico à disposição. Além disso, morar ali custa cerca de 30% menos que em Ontário ou British Columbia.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo