Siga-nos

OiCanadá

Educação

Entidade canadense envia carta ao MEC sobre cortes na educação

Gonzalo Peralta, diretor executivo da Languages Canada, organização que representa mais de 200 universidades, colleges e escolas de línguas do país, enviou carta ao Ministro da Educação brasileiro expressando a preocupação da entidade com os cortes previstos pelo governo para o setor.

Em especial, Peralta destaca o cancelamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e o fim de grande parte do programa Idiomas sem Fronteiras (ISF), que oferece suporte ao aprendizado e ensino de línguas nas universidades do Brasil e no exterior.

Criado em 2014, a ideia do ISF era capacitar os brasileiros para que pudessem participar de fato da comunidade científica internacional. Durante seu pleno funcionamento, o programa chegou a oferecer cursos presenciais e gratuitos em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e japonês para alunos e funcionários das universidades federais e vários institutos técnicos federais. Também participaram professores de idiomas da rede pública de educação básica (ensino fundamental e ensino médio). Mas agora grande parte das atividades previstas para o segundo semestre estão suspensas.

Na avaliação dos canadenses, as medidas de enxugamento do ISF afetarão de maneira dramática a capacidade de as universidades brasileiras desenvolverem parcerias com instituições do mundo todo, tanto agora quanto no futuro. Afetarão também a possibilidade de cientistas estrangeiros participarem de pesquisas feitas no Brasil, já que o programa vinha desenvolvendo parcerias para o ensino do português.

Anunciado em maio, o corte das bolsas da CAPES afeta quem já havia sido contemplado pelo programa, mas que ainda não havia iniciado os estudos, e já atinge cerca de seis mil estudantes brasileiros de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Fontes em inglês: 1, 2, 3.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
6 Comentários

6 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo