Siga-nos

OiCanadá

Educação

Entidade canadense envia carta ao MEC sobre cortes na educação

Gonzalo Peralta, diretor executivo da Languages Canada, organização que representa mais de 200 universidades, colleges e escolas de línguas do país, enviou carta ao Ministro da Educação brasileiro expressando a preocupação da entidade com os cortes previstos pelo governo para o setor.

Em especial, Peralta destaca o cancelamento de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) e o fim de grande parte do programa Idiomas sem Fronteiras (ISF), que oferece suporte ao aprendizado e ensino de línguas nas universidades do Brasil e no exterior.

Criado em 2014, a ideia do ISF era capacitar os brasileiros para que pudessem participar de fato da comunidade científica internacional. Durante seu pleno funcionamento, o programa chegou a oferecer cursos presenciais e gratuitos em inglês, francês, espanhol, alemão, italiano e japonês para alunos e funcionários das universidades federais e vários institutos técnicos federais. Também participaram professores de idiomas da rede pública de educação básica (ensino fundamental e ensino médio). Mas agora grande parte das atividades previstas para o segundo semestre estão suspensas.

Na avaliação dos canadenses, as medidas de enxugamento do ISF afetarão de maneira dramática a capacidade de as universidades brasileiras desenvolverem parcerias com instituições do mundo todo, tanto agora quanto no futuro. Afetarão também a possibilidade de cientistas estrangeiros participarem de pesquisas feitas no Brasil, já que o programa vinha desenvolvendo parcerias para o ensino do português.

Anunciado em maio, o corte das bolsas da CAPES afeta quem já havia sido contemplado pelo programa, mas que ainda não havia iniciado os estudos, e já atinge cerca de seis mil estudantes brasileiros de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Fontes em inglês: 1, 2, 3.

6 Comentários

6 Comments

  1. MARCO Brito

    17/jun/2019 at 17:13

    Engraçado que em 2015, o Canadá fez severos cortes na educação, pricipalme nte em Montreal.
    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-03/estudantes-canadenses-vao-ruas-contra-corte-de-gastos-com-educacao

    Me parece que na província de Ontário, há movimentações em relação a cortes na educação, gerando protestos contra o prefeito.

  2. José Pescarini

    17/jun/2019 at 15:24

    Boa tarde, meu filho estudou sempre em escolas do governo. Fez USP e não precisou de ajude de bolsas. Se virou no inglês sozinho, foi para Canadá, estudou em escola técnica, primeiro aluno da sala, trabalhou de porteiro de hotel até atingir gerência. Em 4 anos de Canadá casado com brasileira, tem um filho e deu entrada financiamento casa própria. O povo brasileiro precisa trabalhar e estudar mais, parem de reclamar. Todos querem viver a custa do governo.

  3. Jorge

    17/jun/2019 at 09:22

    Onde estava o governo canadense quando o Molusco e sua trupe (lá sim, CORTARAM) verbas da educação? O que o atual governo está fazendo é CONTINGENCIAMENTO (ou seja, é temporário) por causa da lama na qual corruPTos nos lançaram. Ora se ter uma ideia todos os setores estão sofrendo com este contingenciamento (as Forças Armadas sofreram contingenciamento de 44%!). Então não me venham com esta pretensa preocupação do Canadá com a educação tupiniquim. O próprio título desta reportagem já é tendencioso: que tal um pouco de isenção?

    • Rafael Almeida

      17/jun/2019 at 09:42

      exatamente. a esquerda eh nojenta em todo mundo.

    • Roberto Rodrigues

      17/jun/2019 at 11:27

      Seu desgoverno está fazendo isso, mundo inteiro está vendo.mais um Gado !

      • Jorge

        17/jun/2019 at 20:10

        Além de gado é ovelhinha cria do lixo estatal no que o guru que afundou o Brasil nesta m*** toda. #choralixoestatal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo