Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Rede de agências ajuda a achar trabalho antes da chegada ao Canadá

O governo federal tem investido cada vez mais na oferta de apoio para os imigrantes antes mesmo do embarque rumo ao Canadá. A expectativa é de que estes cursos e informações online possam adiantar o processo de reconhecimento das credenciais dos estrangeiros, conectar trabalhadores a empregadores, dar dicas de documentação e até mesmo sobre o que colocar na mala na hora da grande mudança.

Disponível apenas para quem está fora do país, mas com a residência permanente garantida ou com o pedido de asilo aprovado, os serviços “pre-arrival” têm como missão desenvolver um plano personalizado de assentamento no Canadá cobrindo áreas como educação, saúde, moradia, transporte, trabalho e sociedade.

Através da rede de agências credenciadas pelo governo, é possível aprender como fazer um currículo dentro dos padrões do mercado canadense, entender melhor as diferenças culturais aplicadas ao ambiente do trabalho, encontrar um mentor e até mesmo participar de feiras de vagas abertas de empregadores de várias indústrias. E o melhor: é tudo de graça!

O serviço não é bilíngue, mas é oferecido tanto por agências francófonas quanto anglófonas e muitas delas exigem, inclusive, uma comprovação de certo nível de domínio de uma das duas línguas para aceitar a inscrição de um candidato.

Há também programas especializados para quem tem formação e experiência em áreas como construção, engenharia, empreendedorismo, finanças, gestão de cadeia de suprimentos, recursos humanos, enfermagem, vendas e marketing.

Outra área de abrangência são as chamadas “skilled trades”, um ramo que engloba várias atividades técnicas, desde mecânicos de carros (os programas dão ênfase especial à lanternagem/funilaria) passando por arboristas e até serralheiros/soldadores industriais.

Os cursos, o tipo de suporte e as agências que lidam com serviços de pre-arrival se adaptam, claro, às necessidades sempre mutantes do país, portanto confira aqui a lista de agências atuando nesta modalidade de engajamento, mas fique ligado porque os dados podem mudar sem aviso:

  • Active Engagement and Integration Project (AEIP) — apesar de baseada em Vancouver, a S.U.C.C.E.S.S., agência líder deste programa, estabeleceu parcerias com organizações em outras províncias e está presente assim em Alberta, Ontário, Nova Scotia, New Brunswick e Manitoba sendo, inclusive, responsável pelo serviço pre-arrival direcionado aos aprovados para imigração nas províncias do Atlântico.
  • Build ON — serviço da YMCA em Ontário especializado na área de “skilled trades”.
  • Canadian Employment Connections — programa organizado pela ACCES Employment para os setores de recursos humanos, finanças, liderança executiva, gerenciamento de cadeia de suprimentos, engenharia, vendas e marketing ou ainda para empreendedores.
  • CanPrep — operado pela JVS Toronto, o programa ajuda a conectar imigrantes a vagas de trabalho em todo o país de acordo com a formação e a experiência de cada cliente.
  • Go Talent — para quem tem know-how em Tecnologia da Informação.
  • Integrating Newcomers — programa oferecido pela Associação dos Construtores da British Columbia (BCCA) para quem tem experiência ou interesse no setor e deseja se estabelecer naquela província.
  • Next Stop Canada — sob as asas da YMCA da Grande Toronto, o Next Stop Canada atua de maneira mais genérica, cobrindo vários aspectos de assentamento, como moradia, idioma, sistema de saúde etc.
  • Orientation to Ontario — traz uma série de webinars além de outros recursos e até um plano personalizado de assentamento voltado especificamente para Ontário. A agência responsável é a COSTI Immigrant Services.
  • Planning for Canada — fornecido como uma parceria entre a Canadian Orientation Abroad (COA) e o Canadian Immigrant Integration Program (CIIP), o Planning Canada oferece informações, recursos e contatos úteis no processo de adaptação ao novo país.
  • Pre-arrival Supports and Services (PASS) — específico para o setor de enfermagem, este é um programa criado e gerenciado pela CARE Centre for Internationally Educated Nurses.
  • PrepCan — o Centre for Education and Training tem serviços relacionados a trabalho, como informações sobre o mercado, cursos para confecção de currículos adequados à realidade local, além de treinamento para entrevista de empregos.
  • Pré-Départ — serviços em francês sob os cuidados da RDEE Canada.
  • Solutions Emplois — também em francês, mas concentrado em questões de trabalho e fornecido pela La Cité.
  • Settlement Online Pre-Arrival (SOPA) — serviço de assentamento desenvolvido pela ISANS e voltado para o trabalho com destaque para cultura do mercado, a procura de emprego e a retenção de um trabalho conquistado.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...
1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo