Siga-nos

OiCanadá

Educação

Planejamento e resiliência rumo ao tão sonhado objetivo de fazer um Ph.D. no Canadá

Comecei a traçar o meu Plano Canadá faz pouco tempo, e confesso, inspirado por muitas questões, buscando muitas respostas de projetos pessoais e familiares, e o que tenho encontrado, definitivamente têm sido de grande valia para o meu aprendizado e de minha família.

Realmente, é muita coisa que precisamos saber e fazer para que o objetivo se concretize. Creio não ser necessário mencioná-las aqui, pois em vários sites e mídias sociais vocês encontrarão todas as informações necessárias para traçar o seu projeto. Meu objetivo aqui é compartilhar um pouco da minha experiência nesse Plano Canadá.

Pois bem, planejamento e resiliência são duas palavras fundamentais e correlatas que fazem parte do processo para se chegar onde se deseja, ou seja, ter sucesso no Canadá, uma vida mais tranquila, confortável financeiramente (após um período de investimento), ter uma educação de qualidade, saúde, segurança, portanto, ter uma vida mais digna e feliz.

Gosto de pensar que quando iniciamos o Plano Canadá, nos engravidamos da ideia, e vamos cultivando esse bebê, sentindo as contrações com o passar do tempo, até que enfim ele nasça forte e saudável, ou seja, até que cheguemos onde sonhamos e cheguemos bem.

E depois que ele nasce? Após termos enfrentado muitos obstáculos, como diz o poeta, “as pedras do caminho”, teremos que cuidar desse bebê, noutras palavras, manter-se focado no projeto. É aquele velho ditado, “não basta chegar onde se quer, o desafio será manter-se onde se desejou chegar.” E para isso claro, planejamento e resiliência são e serão sempre as duas palavras de ordem que farão toda a diferença no tão sonhado objetivo.

Em que parte do plano nos encontramos? Você pode estar se perguntando nesse momento. Estamos ainda no início do processo, pesquisando muito, assistindo muitos vídeos e agradecendo a paciência da esposa que vez ou outra vendo o que estou fazendo comenta brincando: “Ah, você está vendo as coisas do Canadá agora. Isso mesmo, pesquisa tudo para nós.”

Estamos na parte da escolha da Universidade e do possível orientador(a), pois o meu objetivo é fazer o tão sonhado Ph.D. E para a minha alegria, já encontrei. Isso mesmo, foi mais rápido do que eu pensava.

Essas foram as minhas primeiras tarefas:

A) Selecionei as Universidades que me interessavam, elegendo uma em especial;

B) Pesquisei os professores com os quais me identifiquei por suas linhas de pesquisa na área da Educação.

C) Elegi sete e escrevi para três num primeiro momento dizendo o que eu queria, e claro, falando brevemente do meu projeto de pesquisa do doutorado.

Após isso, claro, fiquei checando os e-mails de hora em hora e pensando que, de acordo com o que tenho pesquisado eles poderiam nem responder, afinal, são muito ocupados de fato, e tal ação seria natural de acordo com outros estudantes que já estão lá. Esse processo de encontrar um orientador pode levar de um a dois anos.

Mas, contudo, porém, todavia, eis que para a minha surpresa e grande alegria, dois dias depois recebi a resposta de um deles manifestando o seu interesse por me orientar. Nossa, que alegria tomou conta de mim nesse momento.

E não parou por aí, dois dias depois um outro professor respondeu dizendo que meu projeto não estava alinhado com a sua linha de pesquisa, mas me indicou outros professores, dentre eles, a que havia me respondido. Isso significa que pesquisei certo, e isso é muito, muito importante.

Agora, o próximo passo será fazer uma reunião com a orientadora via Skype. Reunião essa que já tem data marcada. De fato, encerro dizendo que estou vivendo um momento muito especial em minha vida, ou seja, a cada passo dado, mais próximo do sonho estarei.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo