Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Canadá tem “buraco” de 22 mil caminhoneiros

Os dados de 2018 recolhidos pela Associação de Caminhoneiros de Ontário (OTA) aponta para um gigantesco buraco de 22.000 vagas em aberto espalhadas pelo país. E a expectativa é que a necessidade cresça a uma velocidade considerável, chegando a 34.000 empregos em 2024.

Para os analistas do setor, a culpa desse buraco é do envelhecimento da mão-de-obra. Mas o que surpreende nesta equação é a falta de interesse dos jovens canadenses por uma profissão que paga entre CAD$44.000 e CAD$110.000 — mais que a média dos ganhos de um professor, por exemplo, que segundo o site payscale.com fatura cerca de CAD$60.000 por ano no país.

Outra vantagem da carreira é a facilidade para se qualificar. Apesar de o curso custar CAD$8.000 e não ser possível financiar o valor via OSAP (Ontario Student Assistance Program), o estudante está apto a dirigir grandes caminhões após apenas dois meses de treinamento e isso quer dizer que na ponta do lápis tudo sai bem mais barato e muito mais rápido que qualquer carreira de college. Isso sem falar na perspectiva imediata de contratação.

Mas se a lógica mostra que dirigir pode ser uma carreira promissora para os jovens, quem hoje chega de fato à boleia costuma ter entre 40 e 65 anos. Trata-se de gente à procura de uma segunda carreira e que o mercado recebe de braços abertos, mas a verdade é que o problema da aposentadoria não demora muito a reaparecer. 

Por tudo isso, a OTA tem investido em seduzir as mulheres através de uma série de eventos. O esforço tem até dado certo e a presença feminina no setor até dobrou, mas mesmo assim ela é muito pequena, ficando em torno de 6% do total dos motoristas.

Características do mercado

  • A profissão não é considerada high skilled e portanto não se encaixa no momento nos programas de imigração do governo. Isto dizer que há poucas chances de um experiente caminhoneiro estrangeiro conseguir imigrar assim.
  • Os maiores parceiros comerciais do Canadá em termos de vai e vem de caminhão são os estados de Michigan, Califórnia e Texas e isso quer dizer viagens longas e muitos dias fora de casa.
  • Embora no Canadá seja possível dirigir caminhão após os 18 anos, no país vizinho a idade mínima legal pula para 21 e muitas empresas, por precaução, só contratam quem já passou dos 23.
  • A falta de motoristas de longas distâncias (long haul) é sentida em todo o país, mas é ainda mais pesada em Ontário que tem mais da metade de todas as transportadoras do Canadá.
16 Comentários

16 Comments

  1. Djonatas Camillo Borges

    03/fev/2020 at 15:09

    Olá, boa tarde. Sou Bombeiro Militar do Estado de São Paulo. Sou motorista do resgate e dos caminhões de incêndio. Tenho curso de Condução de veículos em situação de emergência e Operação de viaturas de bombeiro. Sempre foi meu sonho imigrar para o Canadá, teria alguma chance?

  2. batist

    23/jan/2020 at 20:19

    olá,tenho total interesse em trabalhar no canadá,tenho 23 anos de experiência e 43 anos de idade.

  3. Ranilton Conceição

    20/jan/2020 at 17:43

    Tenho interesse de trabalhar com caminhao,no canada mas..preciso de uma oportunidade,e apoio.resido em portugal.

  4. Cleberson

    04/jan/2020 at 13:27

    Oi quero trabalhar no Canadá.
    Como faço.

  5. Gilmario Alexandre

    03/jan/2020 at 05:56

    Ola sou motorista de caminhão quero ir para canada alguém pode dar uma força

    • Taro

      03/jan/2020 at 10:41

      Ingles em primeiro lugar e tambem muita pesquisa na internet!

  6. Suzuki

    31/dez/2019 at 12:35

    Otima materia! Mas o que mais tem no Canada sao indianos na boleia de caminhao. Nao entendi a afirmacao de que é pouco provavel um motorista estrangeiro imigrar…

  7. Rogilson Flávio Silva reis

    31/dez/2019 at 11:51

    Tenho interesse

    • Anderson Roberto da Silva

      03/jan/2020 at 16:39

      Eu so motorista carreteiro a mais de dez anos tenho muito vontade de trabalha em outro país iria hoje mesmo

      • Elsio messias santos da Rosa b

        10/jan/2020 at 15:48

        Sou motorista proficional atualmente aposentado especial 53 anos tenho cartera e 1 estou fazendo curco de inglês gostaria de ver de perto as possibilidades pretendo ir ao Canadá como turista em breve se tiver chanse tô dentro

  8. Anônimo

    31/dez/2019 at 09:29

    Sou motorista de caminhão a 19 anos tenho enterrado em ir para o Canadá

  9. Jairo de bonfim

    30/dez/2019 at 21:55

    Quero ir pro canada teabalhar de motorista

    • Greivin quesada Avalos

      02/jan/2020 at 12:15

      Como puedo aser para irme a travajar a canada soy de costa rica tengo 19 años de manejar

      • Ranilton Conceição

        20/jan/2020 at 17:38

        Tenho grande interesse por favor!podem mim ajudar sou caminhonista

  10. Valdiney spada

    30/dez/2019 at 19:30

    Quero ir para o canada er motorista

    • Ivan franconnere

      03/jan/2020 at 01:18

      Yo voy

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Trabalho

Topo
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!

Send this to a friend

Oi!

Acho que você pode gostar dessa página:

Canadá tem “buraco” de 22 mil caminhoneiros
https://oicanada.com.br/49236/canada-tem-buraco-de-22-mil-caminhoneiros/