Siga-nos

OiCanadá

Gente

Rafael Miranda: clareza de objetivos e networking como chaves para o sucesso

Quando recebeu a boa notícia de que ia ser pai, Rafael Miranda viu acender uma ideia na cabeça: a de ver sua cria crescer em um lugar mais seguro e tranquilo. E foi assim que o paulistano formado em comunicação que virou um apaixonado expert em programação e tecnologia iniciou sua busca por um novo endereço para a sua família no mundo.

Sua primeira opção foi conferir Portugal. Mas sete anos atrás o mercado por lá não estava para peixe e foi coletando informações aqui e ali que Rafael e sua esposa chegaram à conclusão de que o destino deles seria o Canadá. Só havia um pequeno grande problema: nosso intrépido Rafael não falava inglês.

Pressa com método

Metódico e persistente, Rafael logo traçou um plano que foi depressinha colocado em ação, com o trio desembarcando em Toronto em 2015 para um curso imersivo e intensivo de inglês. Além disso, o brasileiro investiu seu tempo em pesquisar o mercado e fazer networking e mais networking.

Acontece que Miranda já tinha — e ainda tem — uma empresa de sucesso no Brasil, a Ultrahaus, especializada em ajudar a desvendar os mistérios do empreendedorismo para quem tem tec-ideias, mas sabe pouco do passo-a-passo para fazer aquilo virar negócio. E agora ele queria estender o alcance da Ultrahaus para o Canadá e até além. 

Para isso, Rafael usou, então, sua temporada de estudos em Toronto para mensurar as chances do seu negócio por aqui. Convencido de que havia espaço para crescer nestas bandas, Rafael foi rápido e certeiro e cerca de dez meses após o retorno ao Brasil o trio já estava empacotando tudo para mudar de vez para o Canadá. 

Ambiente perfeito para inovação

Três anos e meio depois e a família Miranda está para lá de satisfeita com os novos rumos. A Ultrahaus, que ele abriu 16 anos atrás no Brasil, cresceu em solo canadense, conseguindo abrir portas que antes pareciam fechadas, com clientes novos pipocando nos Estados Unidos, Austrália, França, Inglaterra e, claro, no próprio Canadá. 

Além disso, em dobradinha com a irmã Tainã baseada em São Paulo, Rafael começou a bater perna e se organizar para lançar a Legalboards, uma ferramenta comercializada por assinatura e feita sob medida para o gerenciamento do dia-a-dia de escritórios de advocacia de todo tamanho possível em qualquer parte do mundo. 

Em 2017, o projeto conquistou a atenção da Legal Innovation Zone da Ryerson University e no começo de 2019 a empresa já abria as suas portas com força total, conquistando clientes na América Latina, América do Norte e Europa.

Asas para o talento brasileiro

Olhando para trás, Rafael diz que, claro, houve erros e acertos no processo de transferência da família e do negócio do Brasil para o Canadá, mas que não se arrepende de nada e destaca duas coisas que aprendeu por aqui:

As diferenças culturais pesam e muito na hora de fechar a venda de um produto e, portanto, é preciso aprender e se adaptar. Além disso, uma das mais importantes armas do empreendedor por aqui é o networking.

Lições apreendidas e o ex-publicitário que virou expert em inovação tem agora pela frente a missão de expandir ainda mais no mercado dos EUA enquanto se prepara para contratar funcionários para o seu escritório em Toronto que serão, de preferência, brasileiros.

Os canadenses estão aos poucos descobrindo e se encantando com o talento da mão-de-obra made in Brazil, e que é composta de profissionais competentes, dedicados, criativos e polivalentes que estão muito prontos para conquistar o mundo. 

E se depender do Rafael, o futuro será assim mesmo: cheio de oportunidades.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Gente

    Topo