Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Governo agiliza aprovação de imigração via Talent Stream

O programa Global Talent Stream (GTS) atende empresas com dificuldades de preencher vagas de certas categorias de trabalhadores e, em tempos normais, já oferece uma rota mais rápida para a imigração. Mas o governo federal decidiu agilizar ainda mais o processo. Até porque, algumas contratações tornaram-se mais necessárias que nunca em função dos desafios impostos pela COVID-19.

Para atender a nova realidade do mercado, o governo federal tratou de simplificar a análise dos pedidos de LMIAs (Labour Market Impact Assessments) e agilizar os pedidos de alguns setores considerados essenciais, como o de agricultura. A meta é avaliar um pedido em 10 dias úteis e processar os vistos de trabalho dentro de outros 14 dias úteis.

O Global Talent Stream atende a duas categorias: empresas inovadoras que demonstram a necessidade de uma pessoa com uma capacidade específica para crescer e firmas que precisam de mão-de-obra que consta de uma lista de talentos em alta demanda e pouca oferta.

A primeira categoria é, na prática, pouco utilizada — apenas uma ou duas pessoas são aprovadas por ano. Mas a segunda categoria é bastante popular entre empregadores e inclui várias profissões ligadas a TI, inclusive cargos criativos do mundo digital (efeitos especiais, games etc). Para ver a lista oficial completa das profissões aceitas pelo GTS, clique aqui.

Como se candidatar ao GTS

Para quem atua numa área coberta pelo Global Talent Stream, o caminho para conseguir uma vaga é pesquisar as ofertas publicadas pelos vários grandes sites de emprego que atuam no Canadá e entrar em contato com as empresas à procura de profissionais.

Uma empresa pode ainda nem estar pensando em utilizar a imigração como fonte de mão-de-obra, mas nada impede que o interesse surja exatamente quando alguém faz um primeiro contato. Uma boa dica é priorizar vagas que estão em ofertas há mais tempo — o que é um indicativo de dificuldades para preencher a posição.

Alguns canais muito usados na oferta de vagas no Canadá são Indeed, Workopolis, Glassdoor, Eluta e um site mantido pelo próprio governo, o Job Bank, além, é claro, do Linkedin.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo