Siga-nos

OiCanadá

Trabalho

Site gratuito do governo oferece vagas e informações sobre o mercado de trabalho

A incerteza que a pandemia trouxe pode ser o motor para uma imigração bem planejada e para isso nada melhor que explorar o mercado de trabalho, as tendências de cada setor e até conhecer os salários pagos no país antes mesmo de começar a mexer com a papelada de um processo imigratório.

Para ajudar a traçar este painel de possibilidades, o governo federal mantém um site de procura de emprego, o Job Bank. O serviço surgiu mais de 100 anos atrás, quando o país se viu diante do desafio de reintegrar no mercado de trabalho cerca de 5.000 soldados após a primeira grande guerra.

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas o objetivo do site e aplicativo continua muito próximo: ajudar as pessoas a descolarem um emprego e se integrarem na sociedade. O job bank — como o próprio nome diz — é um banco de vagas que oferece, em média, 80 mil posições por mês. 

As ofertas variam de A a Z, passando pelo trabalho braçal em fazendas, em limpeza, mas também abraçando os setores de tecnologia, engenharia, saúde, serviços sociais, entretenimento e tudo mais. A busca pode ser feita por localidade ou profissão e, do ponto de vista de pesquisa e planejamento, pode ser mesmo bem interessante conferir as vagas relacionadas à sua área de atuação, e mais interessante ainda pode ser uma visita a outras partes do site.

Na seção de Análise de Tendências (Trend Analysis) dá para digitar uma profissão e ver quantas vagas estão em aberto, a média salarial, a tendência do mercado e se há necessidade de se fazer um curso específico. É possível também ver o quadro nacional ou por província, checar as habilidades necessárias para se dar bem no cargo e até mesmo uma descrição detalhada das obrigações da posição. Outra seção traz notícias do mercado por área de trabalho, dando dicas de lojas, fábricas e outros negócios que estão abrindo e que em breve devem estar contratando.

O site, no entanto, não é muito útil para quem busca informações para escolher um campo de trabalho, porque a sua navegação é muito baseada em profissões. Você digita, por exemplo, “truck driver”, “receptionist” ou “teacher” e encontra os dados todos. Mas não tem como simplesmente descobrir quais profissões estão em alta, por exemplo.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Trabalho

    Topo