Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Erosão e beleza no lago Ontário

O que seria um problema geológico acabou se tornando uma atração turística. Com cerca de 14 quilômetros ao longo da margem do lago, os Scarborough Bluffs formam paisagens inesperadas em plena cidade.

Escarpa é uma rampa ou declive de terreno deixado pela erosão nas beiras ou limites dos planaltos e mesas geológicas. Em um trecho de 14 quilômetros, entre a Victoria Park Avenue, a oeste, até a foz do Highland Creek, a leste, a escarpa chega a atingir 65 metros de altura, o que seria equivalente a um prédio de 17 andares. Os bluffs (pequenos penhascos) foram formados principalmente pela erosão do solo de argila compactada. Em alguns lugares, como o extremo oeste do Bluffer´s Park, a erosão moldou o barro em formas interessantes.

A erosão dos Scarborough Bluffs foi crescendo em ritmo acelerado desde que casas foram construídas perto da borda dos penhascos na década de 1940, e o problema aumentou ainda mais na década de 70, quando um pedaço de seis metros caiu dos penhascos. Proprietários sabiam que a erosão iria ocorrer, mas a vista sobre o lago era mais sedutora do que o risco de desmoronamento, o que levou a um boom imobiliário ao longo da costa, e por consequência, pelo ritmo acelerado do problema geológico.

A solução para combater a erosão foi colocar blocos de rocha e árvores na base do precipício. Para que isso fosse possível, foi criada uma praia para permitir o acesso de caminhões, hoje o Bluffer´s Park, lugar com área para piqueniques, praia e uma marina com mais de 500 barcos.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Christian Pedersen é natural de Santos, São Paulo. No Brasil, trabalhou na gravadora Roadrunner Records, depois abriu um escritório de promoção e marketing para bandas e artistas, tendo clientes como a gravadora BMG, os selos Geléia Geral e Dubas. Christian mudou-se para Toronto em 2002, e virou cidadão canadense em 2007. Escreveu a coluna Conexão C no Brasil News em março de 2007 e, de maio a outubro de 2008, foi editor-interino do jornal. Do fim daquele ano, até outubro de 2010, foi editor e co-fundador do blog OiToronto.

5 Comentários

5 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo