Siga-nos

OiCanadá

Educação

Como encontrar ensino superior de qualidade

Diariamente Toronto recebe estudantes brasileiros em busca de novas experiências e conhecimento. Com um infinito leque de opções, a cidade dispõe de excelentes faculdades e universidades que acolhem estudantes do mundo inteiro.

Essa época do ano é propícia para quem quer iniciar um novo curso de nível superior. Seja em busca de cerificado, diploma ou até mesmo pós-graduação e doutorado, ter o nome de uma instituição canadense no currículo é de extrema relevância para a vida profissional de qualquer um.

Por Toronto ser uma cidade multicultural, as faculdades e universidades têm programas especiais para alunos estrangeiros. A maioria das escolas possui um núcleo específico para estudantes quem vêm de fora, como é o caso da Centennial College que acolhe hoje onze estudantes brasileiros. Segundo o assessor de comunicação Mark Toljagic, “a Centennial tem atualmente mais 1.600 estudantes provenientes de outros países e uma enorme infraestrutura especializada para dar suporte a essa demanda”, disse Toljagic.

Outra instituição bastante respeitada em Toronto, a Seneca, dispõe do núcleo “International Student Development”, que também atende e recebe centenas de estudantes de todo o mundo. São profissionais experientes voltados exclusivamente para esse público. O importante é saber que os estudantes estrangeiros não devem sentir-se intimidados, pois a atmosfera das escolas é propícia, estimulante e acolhedora para quem vem de fora. Como outras faculdades, a Seneca oferece suporte desde receber o aluno no aeroporto, seguro saúde, prover residência, e outros serviços especializados para estrangeiros.

Matricular-se não é complicado

Tudo pode ser feito online, facilitando inclusive para quem está fora do Canadá. As escolas oferecem horários flexíveis de meio período ou período integral (part-time ou full-time), excelentes laboratórios nas mais diversas áreas e programas de financiamento.

Pesquisar preços também faz parte, mas não se assuste, é provável que você encontre um orçamento que caiba no seu bolso. Para os que desejam residir permanentemente na cidade, as escolas são unânimes no quesito de encaminhar os alunos para o emprego. A Humber College, por exemplo, garante que 90% dos seus estudantes estão empregados até seis meses depois de conclusão de curso. Algumas escolas oferecem também cursos à distância.

Mais instituições

Outra importante instituição em Toronto é a Ontario College of Art & Design. Jessica Tudos, responsável pelo núcleo de ensino para alunos estrangeiros diz: “temos brasileiros matriculados e oferecemos suporte individual e especializado para todos os estudantes estrangeiros. A instituição garante total adaptação do aluno na comunidade acadêmica”. Tudos ressalta ainda que, diferente das demais, a OCAD só oferece matrículas uma vez por ano: no mês de setembro.

Uma das preferidas dos estudantes brasileiros é a George Brown. Com uma grade curricular variada, a instituição oferece cursos nas áreas de arquitetura, administração, turismo, música, comunicação, computação e muitos outros. O brasileiro Roberto Gomez veio ao Canadá visando grandes mudanças no campo profissional e escolheu a George Brown para incluir em seu currículo. Concluiu no Brasil o curso de Bacharel em Desenho Industrial e veio em busca de algo mais. “Já fiz Cartooning Certificate, Digital Publishing Certificate e Digital Media Certificate aqui em Toronto. Meu plano agora é começar a trabalhar na área de design e ilustração”, disse Roberto. “Penso agora iniciar outro curso da Sheridan”. (Sheridan College Institute of Technology and Advanced Learning).

Existem também os conhecidos cursos de “Continuing Education”, que são os cursos técnicos que podem ser encontrados em todas as áreas profissionais. Uma boa solução para quem não tempo a perder e quer dar um up no currículo. Esses podem durar até seis meses, já os com diploma, dependendo da instituição, podem levar até três anos para serem concluídos.

Se você está no Brasil pensando em estudar por aqui, não se esqueça de trazer seu histórico escolar traduzido oficialmente. Algumas escolas exigem também dos alunos uma entrevista para saber o nível de inglês do aluno, como o caso da Everest College, oferecendo também aconselhamento e testes vocacionais. E fique sempre atento aos períodos de matrículas, esses variam de escola pra escola. Se você está decidindo que caminho tomar ou que profissão escolher, talvez o momento de decidir seja esse.

Universidades e faculdades

Toronto possui três grandes universidades. A Universidade de Toronto está localizada em uma grande área do centro da cidade, sendo a maior universidade do Canadá, onde circulam diariamente mais de 53 mil estudantes. Outras duas universidades; a Universidade York, localizada em North York, e a Universidade Ryerson, localizada também no centro da cidade. A primeira atende a 45 mil estudantes anualmente, e a segunda, 20 mil estudantes.

Outras cinco faculdades de que a cidade dispõe: Faculdade de Arte e Desenho de Ontário (The Ontario College of Art & Design) é uma das faculdades de arte mais reconhecidas da América do Norte. As outras quatro faculdades – Seneca, Humber, Centennial e George Brown – possuem um total de 29 campus espalhados na cidade.

Algumas páginas das mais importantes instituições de ensino superior da região.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Formada em jornalismo pela Universidade Potiguar, Amanda iniciou sua carreira no ano de 2000 em Natal, Rio Grande do Norte. Sempre cercada de livros, o gosto pela escrita, leitura e a vontade de ser jornalista vieram desde muito cedo, tão cedo que nem se lembra mais. O começo da carreira foi marcado pela atuação na área de assessoria de imprensa, com foco na comunicação organizacional, passando pela redação de um dos jornais mais importantes da cidade, até a decisão de vir pra Toronto, onde reside e atua como jornalista desde 2007. Além do jornalismo, carrega em si a paixão por livros, música, televisão, cinema e fotografia. Escrevendo para jornais atuantes na comunidade brasileira, ela agora escreve também para o OiCanadá. Curiosa, antenada e munida de um intenso desejo de aprender, para ela, conhecimento demais, ainda não é suficiente.

15 Comentários

15 Comments

  1. cheap true religion

    06/set/2015 at 18:27

    result personal concept or the whole story in a rush, Not likely during night-life. If you feel led

  2. Roberto Carneiro Filho

    25/ago/2011 at 01:05

    Será que eu consigo fazer um doutorado em direito no Canada?

    Tem informações?

  3. vinicius

    03/mar/2010 at 21:03

    ola,
    eu curso engenharia de produção na ufes ( federal do espirito santo)..
    mas gostaria de fazer um curso lah .. de graduação mesmo ..
    tem a possibilidade de eu entrar em uma publica lah ?? vlw..
    q q eu teria q fazer

  4. Roberto Gomes

    31/jan/2010 at 02:54

    Materia muito bem detalhada e com otimas dicas pra quem quer iniciar ou continuar estudos aqui no Canada, e ainda descobri esse site do Ontario Colleges.

  5. Thiago Torres De Campos

    30/jan/2010 at 21:52

    ótimo site do ontario colleges e boa matéria! valeu pelas dicas! abs

  6. Claudia

    29/jan/2010 at 20:00

    Também usei o Ontario Colleges <http://www.ontariocolleges.ca&gt; e fiz a pós na George Brown, School of Design. Recomendo, ao mesmo tempo, entrar em contato pessoalmente com o coordenador do curso para agilizar o processo. Deu muito certo!

  7. Frank

    29/jan/2010 at 12:25

    Muito bacana a materia. tb me deixou pensando no assunto.

  8. Erick Vidal

    29/jan/2010 at 07:13

    Como é feita a equivalencia? A propria intituição faz ou temos que mandar para a WES?
    Abração!

  9. Anna Karolline

    29/jan/2010 at 04:24

    Agora fiquei pensando no assunto… quero estudar no Canadá! :)

    Amanda, essa matéria é maravilhosa, principalmente para pessoas como eu que querem estudar fora, e devem saber de tudo mais detalhadamente.

  10. Amanda

    29/jan/2010 at 04:15

    Ótima dica, Rafael!

  11. Rafael Alcantara

    28/jan/2010 at 22:31

    Adorei o Post. Muito informativo. Eu me formei pela George Brown no ano passado. É importante ressaltar que o primeiro passo em fazer a matrícula em uma College é passar pelo Ontario Colleges primeiro. http://www.ontariocolleges.ca/portal/page/portal/
    É onde tudo começa. Lá voce escolhe o seus cursos e eles encaminham a sua escolha para a faculdade e ai você tem que ser aceito pela mesma. É tudo feito on line mas para estudantes internacionais eles precisam fazer a equivalência do seu histórico do Brasil com o daqui. Depois é super fácil e eu ainda apliquei para o OSAP que foi super rápido também.

  12. Martha Rangel

    28/jan/2010 at 18:10

    quem quiser cinema:

    Toronto Film College;
    http://www.torontofilmcollege.ca

    Trebas institute;
    http://www.trebas.com/

    University of Toronto;
    http://www.utoronto.ca/cinema/

    Ryerson Polytechnic University;
    http://www.ryerson.ca/
    Film Studies, Still Photography, The New Media

    York University;
    http://www.yorku.ca/yorkweb/
    Department of Film & Video

    A Toronto film school fechou ha um ano. A faculdade ficava no predio da cbc.
    O diretor da faculdade, afirma que vai rebri-la. Todos os equipametos ja foram vendidos.
    Eu estudei nessa, entao so posso falar dela.

    para maiores informacao em facudades de cinema em Ontario:
    http://www.canadianfilm.com/schools/ontario.html

  13. Helio Eudoro

    28/jan/2010 at 16:02

    Muito bom, simples e objetivo. Postei o link do artigo em algumas comunidades do Orkut pra brasileiros que qerem vir pro Canada. Parabens !

  14. Lidiane Mary

    28/jan/2010 at 15:50

    Eu já ouvia falar q estudar no Canadá seria um bom caminho para quem quer fazer pós, especialmente na tendência de trabalhar e estudar durante o período de estudo. Li o texto e me deixou pensando sobre o assunto. Pra variar, mto bem redigido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo