Siga-nos

OiCanadá

Educação

A vida universitária em Toronto

Ser estudante na Universidade de Toronto é uma oportunidade única de conciliar divertimento e aprendizado.

Na parte acadêmica, a Universidade de Toronto lhe dá muita liberdade na escolha dos seus cursos. Apesar de haver disciplinas obrigatórias para a sua área de estudo, no geral é  você quem monta a sua própria grade curricular de acordo com seus interesses. Isso é especialmente interessante para pessoas “perdidas na vida”, indecisas quanto à área em que querem seguir. Eu, por exemplo, cursei no primeiro ano disciplinas de Filosofia, Geografia, Antropologia, Geologia, Sociologia e Literatura. Isso permitiu que eu descobrisse várias áreas nas quais eu não imaginava ter interesse. Outro aspecto positivo é que as aulas são poucas, curtas, bem planejadas e bem dadas. Grande parte do aprendizado, pelo menos na área humana e de ciências sociais, acontece através das leituras e dos trabalhos (que não são poucos).

Existe, portanto, uma flexibilidade na rotina de estudos. A única ameaça  é deixar acumular muitas tarefas e leituras, o que pode acontecer com certa freqüência já que é você quem administra o seu próprio tempo e as distrações estão em todo lugar.

Nos finais de semana, sempre há algo para fazer. As opções variam desde bailes formais organizados pela própria universidade até  festas em residências estudantis (as famosas house parties, muitas vezes sombrias e caóticas). Se você não souber o que fazer em uma sexta à noite, ligue para um amigo e ele quase certamente saberá de algo interessante acontecendo. Ainda assim, se ninguém souber de nada, sempre existe a possibilidade de ir a baladas estudantis como a Dance Cave na Bloor St., onde estudantes não pagam para entrar, ou o Tattoo Rock Parlour, na Queen, onde a entrada nunca passa de 10 dólares. Isso sem falar dos incontáveis bares que circundam o campus.

O lado ruim, porém, é que tudo termina muito cedo. O metrô fecha a 1h30 da manhã; se você morar longe, isso pode ser um problema. Os bares e as boates param de servir bebidas às 2h e ligam as suas luzes de despedida às 3h, expulsando os persistentes que insistem em não voltar pra casa. Também tem que ficar esperto com os seguranças desses locais, que fazem de tudo para você não entrar (sabe-se lá por que), mesmo que você tenha mais de 19 anos e esteja com documentos válidos. Na semana passada, por exemplo, uma amiga minha não pôde entrar na Dance Cave apesar de possuir um documento oficial do Quebec, uma carteira de estudante da McGill (a principal universidade de Montreal) e uma carteira de estudante internacional. É surreal: eles aceitam a carteira de motorista do Brasil, mas não documentos da província vizinha!

Resumidamente, as regras rígidas da vida noturna canadense e a liberdade concedida ao estudante em guiar a sua vida acadêmica permitem um estilo de vida que chamo de “boemia puritana”, ou seja, uma vida agradável onde há um equilíbrio entre estudos e diversão.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Adam, 21, é estudante de filosofia e sociologia na Universidade de Toronto. Natural de São Bernardo do Campo (SP), Adam morou durante a infância e a adolescência na Suíca, na China, nos Estados Unidos e no Brasil. É co-fundador e co-presidente do grupo estudantil Brazilians United in Canada (BRAZUCA), cujo objetivo é difundir a cultura brasileira e integrá-la a outras culturas em sua universidade.

11 Comentários

11 Comments

  1. glauber

    14/mar/2012 at 03:55

    a idade para ir pra festas em Toronto é de 19 anos? quais documentos normalmente sao requeridos para entrar nas festas?
    abraço

  2. Carlos

    25/nov/2010 at 01:37

    Oi Adam, eu estava fazendo facul no Brasil e tranquei para vim estudar ingles!

    Hj estou morando em uma fraternidade do pessoal q estuda na Universidade de Toronto…. pelo fato de nao falar tao bem ingles nao acabei pegando tanta amizade com eles! converso por algum tempo e depois ja fica por isso msm!!!
    por isso as vezes acredito q eles vao em algumas festas mas nem comentam nada com os outros moradores.. ja q tbm nao existe tanta “uniao” entre os “brothers” … assim acabo nem ficando sabendo de nada!

    Vc tem como me sujerir algum website q normamente o pessoal coloca anuncios das festas da universidade?
    ou msm algum lugar q posso ir para ver os posters no mural?
    vc ainda ta cursando aqui??

    Abracao

  3. Dalva

    09/jun/2010 at 08:42

    Quanto em dolar canadense um estudante gasta, em média para uma saída noturna uma vez por semana em Toronto, sem grandes baladas: um barzinho, cerveja, tira-gosto; ou um cinema, ou uma danceteria?

  4. Adam Yang

    10/mar/2010 at 13:20

    Obrigado a todos pelos comentários. Atendendo aos pedidos, o próximo artigo do BRAZUCA aqui no Oi Toronto será especificamente sobre como ingressar na UofT. Abs e continuem lendo e comentando!

  5. Fernando S.

    05/mar/2010 at 05:47

    Esperava ver mais coisas sobre como ingressar na faculdade e os cursos e custos. Pelo visto nosso amigo ai esta mais preocupado em saber o que rola Sabado a noite. Nao acho que isso reflita a vida de um estudante. Fraco o artigo.

    • Christian Pedersen

      05/mar/2010 at 12:46

      Olá Fernando,
      Obrigado por sempre colocar comentários e acompanhar o OiToronto. A proposta deste artigo do Adam é diferente do artigo sobre estudar em Ontário do Rafael. Na verdade, o Adam iniciou uma série de artigos sobre a vida universitária, algo que ele entende bem, por ser estudante da Universidade de Toronto e por ter estudado em outros lugares. Ele e o pessoal do BRAZUCA irão compartilhar essas experiências com o leitor do OiToronto.

    • Fernanda Thiesen

      Fernanda Thiesen

      06/mar/2010 at 00:20

      Oi, Fernando. Depois que se escolhe o curso, todas as burocracias estao resolvidas e o estudante ja chegou a Toronto para a nova fase de sua vida, acredite, ele vai precisar se distrair, fazer amigos e curtir um pouco também. Vida de estudante é um mix de lazer e estudos, exatamente como o Adam colocou.

      Achei as dicas de onde se divertir ótimas e o artigo também! Tenho certeza de que serao muito uteis pra quem ja esta por aqui.

      Abs e continue participando do blog :)

      • Luisa

        23/out/2011 at 10:08

        Que vida mais linda quem dera se a minha vida fosse axim!

  6. Matheus

    04/mar/2010 at 12:39

    Oi Adam! Finalizei o Ensino Médio aqui no Brasil e também gostaria de informações sobre como ingressar na UofT! Estarei em Toronto no fim do ano.

    Outra coisa, quanto aos custos, quanto é a média de gastos durante um mês, caso seja aceito na Universidade?

    “Eu dei umas passada no site até, mas nada como um depoimento de quem já passou por isso.” (2)

    Vlw!

  7. Drika

    04/mar/2010 at 10:03

    Oi Adam!
    Teria como postar informações de como cursar a UofT?
    Eu curso facu aqui no Brasil, mas tenho muuuito interesse em cursar ai, em Toronto, dependendo do que for pedido.

    Eu dei umas passada no site até, mas nada como um depoimento de quem já passou por isso.

    Vlw! ^^v

  8. Manoela

    04/mar/2010 at 08:08

    Nossa! O Adam Yang, do Brazuca, escrevendo matéria aqui? Massa! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo