Siga-nos

OiCanadá

Educação

6 vantagens de estudar em um College

Se você tem pressa em conseguir um melhor emprego no Canadá ou no Brasil, considere estudar num College, uma maneira rápida e barata de dar um gás no seu currículo. Conheça as principais vantagens, programas oferecidos, preços e dicas de quem já passou pela experiência.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

A paixão de Magno por viagens educacionais começou aos 17 anos quando fez intercâmbio nos EUA, e continuou crescendo durante o tempo em que estudou na University of Guelph e fez cursos técnicos pelo mundo afora.

176 Comentários

176 Comments

  1. Bianca gonzalez

    09/jun/2016 at 23:52

    Boa noite Magno. Me chamo Bianca e gostaria muito de ingressar em algum college no Canadá, de preferência em Toronto pq já conheço a cidade. Tenho uma formação em administração com ênfase em gestão de negócios e outra mais recente em design de interior (essa graduação foi tecnólogo). Esse foi o curso que mais me realizou, mas infelizmente o mercado de trabalho por aqui tá bem ruim. Tenho ducvidas quanto a que curso escolher pois a minha intenção é morar ai. Penso em fazer arquitetura, mas não sei como é o mercado para esse setor e tenho medo de mais uma vez ter dificuldade em trabalhar na área. Você poderia me ajudar? Ah! Qual instituição você me indicaria? E os custos ? Faz 8 anos que voláteis e meu inglês ta bem ruim, mas já estou procurando um curso para trinar mais. Aguardo ansiosa por respostas. Obrigada

  2. Paola

    20/ago/2015 at 12:51

    Olá!

    Eu e meu noivo queremos fazer um college em Toronto. Eu, na área de marketing e advertising e ele na área de 3D animation. Vimos que os cursos que queremos tem na Centennial, Sheridan, Seneca e Humber. Qual dessas você considera ser melhor? Em geral e para cada área?
    Já ouvi críticas negativas da Centennial, você acha que procede?

    Obrigada!

  3. Rhuanna

    22/fev/2015 at 07:53

    Magno Bom dia,

    Vou em outubro de 2015 fazer um college no canadá de 2 anos, em Vancouver e estou muito animada, sou casada e meu esposo e eu decidimos que ele ficará no Brasil por um 6 mesesé o tempo que ele consegue alguem para substituí-lo no cargo dele, Bom você acha que é dificil conseguir o visto permanente? e arrumar emprego? aqui eu trabalho com administração de empresas e fazia faculdade de administração mais tive que trancar para conseguir juntar mais dinheiro. Fazendo um college qual desses certificados terei? Obrigada

  4. Pedro

    24/out/2014 at 18:52

    Boa tarde meu amigo, primeiro eu queria fazer um inglês e depois fazer um College é possível isso?

  5. Fernanda

    07/out/2014 at 22:18

    Qual seria a diferença desses cursos com o de extensão? Me informaram que seria muito mais interessante para mim fazer um curso de extensão para a área que eu gostaria, a qual é Gerenciamento de Projetos.

  6. Fabiana

    02/jun/2014 at 02:43

    Boa noite!!
    Na sua opinião qual melhor forma de matricular-se em um college, através de uma empresa de intercâmbio ou podemos fazer isto sem a empresa.
    Ah desculpe-me eu e meu marido queremos migrar para o Canadá temos duas filhas estamos agilizando todas documentações solicitadas.
    Pode nos ajudar?
    Desde já agradeço!

  7. Mari

    13/mar/2014 at 11:01

    Bom dia Magno,

    A minha filha está com 17 anos e termina o Ensino Médio neste ano. Pretendo mandá-la para Toronto no próximo ano, para estudar por um ano. Ela tem lugar para ficar. Qual o curso mais adequado e com um menor custo?

    Obrigada
    Marineide

  8. Renan Rodrigues de Carvalho

    01/set/2013 at 22:40

    Boa noite Magno,
    estou planejando fazer um intercambio para Toronto ou Vancouver em 2014
    meu nível de Inglês e intermediário mais continuo cursando,primeiramente aprimorar o meu inglês com intercambio logo apos isto para começar um College teria que ter o certificado IELTS?,gostaria de saber sobre algum curso ligado a área de administração? qual você me índica? valores do curso? tempo de duração?como anda o mercado de trabalho? porem preciso de licença para o work para me manter com as despesas básicas e logo apos isto possível imigração tenho 25 sou gerente adm de um comercio.

  9. Priscilla

    11/jun/2013 at 15:28

    Olá Magno! Gostaria que me tirasse algumas dúvidas: eu e meu namorado somos policiais militares em brasília/df, mas temos interesse em imigrar para o Canadá depois de casados. Minha formação superior é em Direito e a dele em Administração. Assim, não faço ideia do que seria financeiramente melhor: eu trabalhar como paralegal ou policial? Eu poderia fazer um college na área de paralegal, enquanto ele trabalha na área de administração até termos a residência permanente para tentar ser policial em toronto… Ou ele poderia estudar TI aqui no Brasil para arrumar um emprego mais facilmente por aí e não faríamos o college… É uma grande dúvida, pois por sermos servidores públicos no Brasil, não gostaríamos de trabalhar na iniciativa privada! Se vc tiver mais informações sobre a área de paralegal e policial em toronto, eu agradeceria muito!

    • Magno Barros

      25/jul/2013 at 22:59

      Ola Priscilla,

      Respondendo sua duvida:
      Sugiro que pesquise salarios e descricao das vagas de emprego nos sites workopolis e monster
      Conheco policiais e sei que levam uma vida financeiramente tranquila, mas nao sei dos detalhes. Novamente, acho recomendavel pesquisar nos sites de emprego.

      Ja a opcao entre fazer um College e SEMPRE melhor do que tentar arrumar um emprego diretamente. Com o College voce tera acesso a capacitacao Canadense e o apoio de professores para colocacao no mercado de trabalho. Uma vez que consiga a experiencia Canadense atraves do visto co-op (apos o College) voce tera treinamento e experiencia profissional Canadense o que vai ajuda-los muito na hora de conseguir um emprego.

      Sem experiencia Canadense e MUITO mais dificil.

      Duvida respondida?
      Um abraco,

      Magno

  10. fabyano

    17/maio/2013 at 00:32

    ola Magno, Gostaria muito de saber qual documentacao necessaria para eu me inscrever em uma college, estou indo em Agosto para toronto estudar ingles na escola ILAC, estou me matriculando em um curso de 3 meses com visto de permanecia para mais 3 meses!!!! Minha ideia aproveitar um periodo e fazer um curso de curta duracao em uma college como a George aBrown ou Humber…. quero fazer cursos que eu vi em ambos os sites de marketing publicidade… a duracao de no max 50 horas…. sera que se eu estiver la eu consigo me matricular ou tenho que levar algum comprovante da minha faculdade aqui? pelo o que eu vejo de alguns cursos de curta duracao, eles tem pre requisitos de outroa cursos…nao sei como funciona, se eh chegar e pagar o curso, ou tem uma burocracia, tenho que fazer teste de inglew? comprovar meu aegundo grau e faculdade?Nao tenho certificados toelf… obrigado aguardo

    • Magno Barros

      25/jul/2013 at 23:02

      Tudo vai depender do College que voce fara. Geralmente voce necessita de traducao juramentada do historico academico, copia autenticada do historico academico, comprovacao de fluencia no ingles (TOEFL/IELTS), ficha de inscricao e cartao de credito. Em alguns casos voce pode fazer um teste de ingles no proprio College sem a necessidade do TOEFL. Voce ja sabe o curso que deseja fazer?

      Abraco

      Magno

  11. Maria Cláudia

    15/maio/2013 at 16:50

    Magno, faltou uma pergunta…

    3 – percebi que o curso de paralegal contém alguns módulos de prática e ainda a possibilidade do estudante ser contratado por empresas privadas ou governamentais. Seria interessante ter a permissão para trabalhar ou isso pode ser rapidamente resolvido uma vez que feita a proposta de emprego?

    • Magno Barros

      16/maio/2013 at 12:53

      Ola Maria Claudia,

      Que bom que achou os posts uteis.
      Respondendo suas duvidas, o curso sai em torno de CD$13,000 cada 2 semestres e não inclui hospedagem, alimentacao nem gastos diversos.

      O visto para um curso desses será o de estudante, que já lhe permitirá trabalhar até 20h/semanais durante o curso e tempo integral após o curso (por um periodo equivalente ao tempo de duracao do curso).

      Um curso de ingles é recomendavel para que voce possa tirar bons resultados no IELTS/TOEFL e garantir o ingresso no curso e tambem para que possa tirar mais proveito academico.

      Um abracao,

      Magno

  12. Maria Cláudia

    15/maio/2013 at 16:48

    Olá Magno, boa tarde.

    Li quase todos os seus atendimentos acima e gostaria de lhe dar os parabéns pela iniciativa de ajudar o próximo, respondendo as dúvidas de forma muito prática.

    No meu caso, pretendo ir para Toronto (ano que vem) fazer o curso de paralegal, visto que concluo esse ano a faculdade de Direito aqui no Brasil, mas creio que precisarei trabalhar para bancar este curso.

    Possuo inglês fluente, mas considero importante fazer algum curso em Toronto, de forma a não ter dificuldade com os termos técnicos e o ritmo das aulas.
    Inclusive, dei uma olhada no site você indicou sobre o curso de paralegal (http://coned.georgebrown.ca/owa_prod/cewskcrss.P_ProgArea?area_code=PA0040) mas ainda fiquei com algumas dúvidas.

    Então, seguem as minhas perguntas:

    1- qual seria o melhor tipo de visto? somente de estudante e depois tento aplicar para permissão de trabalho?
    2- quanto custa, em média, os cursos de inglês e qual instituição você indica;

    • Magno Barros

      25/jul/2013 at 23:04

      Ola Maria Claudia,

      No caso de um curso num College voce devera solicitar o visto de estudante para mais de 6 meses. Este visto devera vir com permissao de trabalho por periodo de ate 1 ano, apos completar o curso.
      Os cursos de ingles variam muito em preco. Me diga qual o seu nivel de ingles atual e o que espera de uma boa escola de ingles?

      No aguardo,

      Magno

  13. Luis Eduardo Lopes

    22/abr/2013 at 08:51

    Magno,
    ´
    Que iniciativa fantástica, hein?! Parabéns, estou navegando pelo site por 5 min e esclareci algumas duvidas importantes a respeito dos Colleges.Muito legal!

    Meu querido, tive a oportunidade de morar pouco tempo nos EUA, cerca de 4 meses, mas foi o necessário para entender que no Brasil, trabalhamos e estudamos somente para sobreviver e não viver de uma forma digna e desejada. Contudo, queria ter a experiencia de morar no Canadá dessa vez por muito mais tempo, quiça por toda vida.
    Faço direito aqui no Brasil, mas gostaria de fazer o college de Gastronomia ou hotelaria, mas não sei como funciona o mercado do Canadá para essas duas opções. Saberia me dizer qual é que está mais quente? Tenho a preferência por gastronomia.

    De qualquer forma agradeço pelo esclarecimentos e conhecimentos passados.

    Grande abraço

    • Magno Barros

      23/abr/2013 at 16:47

      Ola Luis,
      Obrigado pelos comentarios.
      A questão da qualidade de vida no Brasil e no Canadá é bastante pessoal e prefiro não entrar no mérito da questão pois essas comparações sempre provocam debates acalorados, o que não é nosso objetivo.

      Em relação à escolha das profissões, sugiro que você pesquise as ofertas de emprego para ambas consultando http://www.monster.ca ou http://www.workopolis.com, entre outras.

      Pessoalmente, sugiro que você escolha a que mais gosta. Esse é o segredo do sucesso e também o motivo de vocé ter gostado da coluna. Quando fazemos o que gostamos, tudo sai bem feito!

      Espero ter ajudado.
      Um abraço,

      Magno

      • Luis Eduardo Lopes

        24/abr/2013 at 09:35

        Muito obrigado, Magno! Suas informações são muito valiosas!

        Nos Eua existe os community colleges. Em Toronto tem também?

        Grande abraço

  14. Natasha

    06/mar/2013 at 09:55

    Olá Magno,

    Parabéns pela matéria deste vídeo.

    Eu me formo este ano em enfermeira e gostaria de saber se os colleges oferecem pós em enfermagem, e se depois da pós eu posso atuar aí no canadá como enfermeira. Obrigado.

  15. Raquel

    09/fev/2013 at 22:05

    Olá Magno,

    Primeiramente, gostaria de parabenizar você e toda a equipe “oitoronto”.

    Bem, sou formada em Relações Internacionais e um amigo em Economia, e estamos pensando em estudar no Canadá, em Calgary – especialmente, no meio – final de 2013, e gostaríamos de saber se a área de Comércio Exterior é bem requisitada aí, se existe um College para tal atuação e quanto custa.

    Obrigada.

    • Magno Barros

      12/fev/2013 at 11:11

      Ola Raquel,

      Sempre sera possivel encontrar Colleges onde quer que voce va no Canada. O pais e reconhecido pelo alto nivel de educacao e pela qualidade de suas instituicoes de ensino.

      A questao principal, e escolher uma cidade que ofereca tudo o que voce espera.
      Nesse sentido, seria interessante saber exatamente isso: o que voce espera da cidade onde vai morar e como Calgary atende essas expectativas?

      Aguardo seu retorno.
      Abraco,

      Magno

  16. Emerson

    22/jan/2013 at 14:53

    Olá Magno,

    Parabéns pelo trabalho de vcs, é muito esclarecedor para quem deseja ir para o Canadá.

    Eu já havia lhe escrito antes, mas não sabia ainda muito certo como as coisas iriam acontecer.

    Hoje sim, estou indo para Toronto inicialmente por um ano, para fazer um programa Study & Work na English School of Canada (ESC). com inicio agora em Fevereiro, Tirei o visto SW-1.

    Tenho formação em Adm de empresas no Brasil e experiência de mais de 10 anos, principalmente com área Adm Comercial e vendas.

    Meu interesse após o Inglês (6 meses) é de fazer um college de curta duração (12 meses) no Canadá, nas áreas de Administração, Comercio Exterior ou Marketing Estratégico.

    Com o objetivo de trabalhar no Canadá e talvez até conseguir a imigração.

    Vc poderia me indicar cursos relacionados, e os procedimentos necessários.

    Obrigado,

  17. daniel

    21/jan/2013 at 17:04

    Olá, gostaria de saber se é possivel ir fazer o college direto, ou é necessario cursar algum curso de ingles antes? Isso no caso de a pessoa já ter os requisitos que a escola pedir para o estudante internacional.

    • Mateus

      22/jan/2013 at 06:20

      E ai Daniel,
      Cara não é necessário fazer inglês antes do college não, você pode ingressar em um college direto, porém tem que ter o minimo de inglês exigido por eles, o que seria uma nota 5,0 no IELTS.
      A maioria dos colleges coloca qual a nota necessária no ielts para ingressar na instituição.

    • Magno Barros

      22/jan/2013 at 16:20

      Ola Daniel,

      Para ingressar num College voce precisa atinder os requisitos academicos e tambem de fluencia no ingles.
      Voce vai comprovar a fluencia, atingindo notas ‘minimas’ em exames como TOEFL e IELTS. Cada exame tem notas diferentes. Um bom College vai pedir, em media, 7.5 ou mais no IELTS e 250 (TOEFL online).

      Caso voce nao tenha a fluencia minima, uma otima opcao e fazer o preparatorio para o exame no Canada, mas nao e obrigatorio. O que vale e a nota nos testes.

      Duvida respondida?

      Abraco,

      Magno

  18. Junior

    20/jan/2013 at 13:25

    Magno
    BOa tarde

    Minha esposa está querendo iniciar um college na área de pesquisa e desenvolvimento em toronto ou calgary, você pode nos indicar alguma escola que ofereça curso? Também temos a dúvida de que iremos a familia (ela, eu e nossa filha de um ano) enquanto ela estuda eu terei permissão para trabalhar visto que tenho superior em administração e meu curso é reconhecido ai. Ficarei grato se puder esclarecer minha dúvida.
    inicio seria para final de 2013 ou começo de 2014.

    Junior

  19. Diego Barbosa

    12/jan/2013 at 14:54

    Olá Mago,
    Pretendo cursar odontologia no canadá, qual o primeiro passo? possuo inglês fluente.

    Abraços.

  20. Raquel

    08/jan/2013 at 20:32

    Olá Magno,

    Primeiramente, gostaria de parabenizar você e toda a equipe “oitoronto”.

    Bem, sou formada em Relações Internacionais e um amigo em Economia, e estamos pensando em estudar no Canadá, em Calgary – especialmente, no meio – final de 2013, e gostaríamos de saber se a área de Comércio Exterior é bem requisitada aí, se existe um College para tal atuação e quanto custa.

    Obrigada.

  21. Daniel Dourado

    07/jan/2013 at 21:17

    Olá Magno!
    Estou indo para Toronto no meio do ano fazer um intercâmbio de 1 ano e depois irei aplicar para o diploma de Hotel Management na George Brown. Gostaria se possível, saber de como anda esse mercado por Toronto, se eu consigo boa chances de emprego após o diploma. E se é possível também arrumar estágio durante o curso.

    Muito obrigado!

    Abraços!

    • Magno Barros

      25/jul/2013 at 23:06

      Ola Daniel,
      Desculpe o atraso em responder. Sua mensagem so chegou ate mim agora.
      O mercado esta bom apesar de ser uma area que nao é conhecida por pagar salarios altos. Tenho alguns contatos na area e talvez possa te ajudar.
      Quando exatamente voce chega em Toronto?
      Um abraco

      magno

  22. Luciano Roriz

    05/dez/2012 at 18:21

    Olá Magno, gostaria primeiramente de parabenizar você e toda a equipe que contribui para o oitoronto. O site é realmente excelente.
    Mas minha dúvida é a seguinte:

    Sou formado em Ciências Aeronáuticas no Brasil, pretendo realizar um college em Toronto, no intuito de melhorar meu curriculum e possivelmente pensar em uma imigração, como não sei como anda o mercado da aviação no canadá (Esse ano até houve uma greve que o pessoal da AirCanada). O curso que mais me identifiquei no momento foi o Hospitality and Tourism, vi que a George Brown possui ele.

    Gostaria de saber se você sabe os valores e a duração do curso (tendo em vista que para imigração, são necessários 2 anos no mínimo se não me engano), e uma média de quanto eu irei gastar com moradia, alimentação, etc. Um valor total no geral.

    Abraços

    • Magno Barros

      06/dez/2012 at 12:43

      Ola Luciano,

      Eu acho interessante sua opcao de curso pois ela amplia as possibilidades de trabalho para areas correlatas (ie. hoteis, restaurantes, etc) alem da area de aeronautica, na qual voce ja tem formacao.

      Os cursos na GBC saem por volta de CD$13,000 por cada 2 semestres e incluem a parte academicia e seguros.

      Para hospedagem e demais gastos com hospedagem, alimentacao, transporte, celular e um cineminha de vez em quando, voce devera investir em torno de CD$800/mes. Ha quem gaste muito menos e muito mais.

      Duvidas respondidas?

      Abraco,

      Magno

  23. Raphael Fernandes

    28/nov/2012 at 13:43

    Oi…gostaria de saber qual é o melhor college na área de design gráfico, pois sou formado pelo mesmo?
    Obrigado.

  24. GLAUCIA PANZA LOPES

    21/nov/2012 at 18:46

    Olá Magno Barros,
    Como li todas as solicitações e também li o seu enorme carinho e atenção resolvi pedir ajuda.
    Meu filho é formado em inglês aqui no Brasil vi sua reportagem sobre college achei legal esse método,estamos querendo envia-lo para intercâmbio para fazer O CURSO DE DESIGN GRÁFICO EM ANIMAÇÃO isso existe no College ? qual seria a duração do curso todo?como seria a acomodação ? custo,benefício?e o valor do diploma ou certificado é reconhecido no Brasil?
    Do mais,aguardo sua resposta e antecipamente
    agradeço pelo carinho.

    • Magno Barros

      29/nov/2012 at 20:25

      Ola Glaucia,
      Fico feliz que tenha gostado de nosso bate papo com os leitores do OiToronto.
      Em relacao aos seus comentarios:
      Sim, e possivel fazer um College em animacao grafica. Seu filho ja tem nivel superior? Isso vai definir o tipo de curso: graducacao ou pos.
      Em relacao ao reconhecimento, nessa area o importante e ‘saber fazer’ muito mais do que um diploma. O portfolio que ele montar e a experiencia com animadores Canadenses, certamente serao um ‘pe na porta’ de qualquer empresa.

      Ele ja faz animacao? Sabe desenhar?

      Me fale mais!

      Abraco,

      Magno

  25. Joao Figueiredo

    18/nov/2012 at 08:44

    Olá Boa tarde,

    Estou a terminar a minha certificação em SAP (FI/CO). Em Portugal o desemprego e a grave crise leva-me a pensar seriamente em emigrar. Como já morei cerca de 2 anos em Toronto, a trabalhar numa multinacional portuguesa, estou a pensar em voltar.

    Sabe se esta árae tem procura aí em Toronto’

    Obrigada

    JF

    • Magno Barros

      29/nov/2012 at 21:20

      Ola Joao,

      Nao posso falar com expertise sobre o mercado de trabalho de uma area tao especifica, nem e esse o tema deste thread, porem sugiro que voce de uma olhada nas opcoes de emprego de sites Canadenses como:

      Workopolis e Monster.ca

      Para tendencias de mercado, a melhor opcao sao os dados estatisticos e projecoes do governo. De uma olhada em

      http://www.jobbank.gc.ca/intro-eng.aspx

      Espero ter ajudado.
      Abraco,

      Magno

  26. Vilaine Miranda

    12/nov/2012 at 18:13

    Olá, Boa Noite!
    Gostaria de saber se tem um curso de college na area de SAP. Queria enteder um pouco se preciso de inglês fluente ou não. Meu nivel é intermediario e pretendo fazer também inglês. No Brasil já trabalho como consultora de SAP.
    É possivel passar valores dos cursos?

    • Magno Barros

      29/nov/2012 at 22:04

      Ola Vilaine,

      Vamos as suas duvidas:
      Em media, um curso de especializacao de 1 ano (8 meses) em um College, sai por CD$13,000 nao incluindo despesas com hospedagem, alimentacao e diversos.

      Como voce ja trabalha com SAP, que tal um curso que te de uma visao mais administrativa / gerencial? Seria uma forma de voce adicionar valor e empregabilidade.

      Me avise se te interessar ok?

      Um abraco,

      Magno

  27. Ricardo Freitas

    04/nov/2012 at 13:38

    Boa tarde Magno ?,

    Gostei muito das informações do site, encontrei praticamente todas informações que precisava, um site bem objetivo parabéns.
    Bem eu estou com algumas questões e queria sua ajuda se possivel, amigo morei dois anos nos EUA , um ano como estudante em highschool no qual fiz senior year, terminei cientifico lá, depois voltei ao Brasil onde fiz meu curso de Direito, terminei, mas infelizmente como não era o que realmente queria que era Medicina, me desencantei muito por aqui no Brasil e voltei para os EUA com visto de turista dessa vez e morei em New Jersey, mais precisamente em Newark onde fiz amizades e trabalhei em várias áreas, desde cleaner a técnico de informática, depois desse ano não quis ficar ilegal nos EUA dai voltei novamente para o Brasil, e aqui estou, hoje tenho 33 anos, fui casado , tenho uma filha de 10 anos. Sou corretor de imóveis, sei que o setor está em alta por aqui, mas infelizmente não é o que gosto de fazer, tenho uma família de classe média alta, mas o que me faz feliz é o exterior, não para ficar rico, mas simplesmente viver, ter qualidade de vida. Bem nunca me acostumei com minha volta com o Brasil, e fazem 10 anos que voltei dos EUA e sempre continuei com essa vontade de voltar e teve a crise Americana, e comecei a vêr lugares onde poderia viver, como Australia que o clima é bom, e Canada que é frio, mas é compensador pela alta qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho, pelo menos é o que conclui através de informações diversas. Amigo estou querendo ir de vez, primeiro com visto de turista e depois penso no College que no caso seria minha porta de entrada para um visto de residente. Não me encaixo no Skilled work, e mesmo assim está parado o processo de inscrição. Estou me desfazendo de muita coisa para ir com um bom $$ para os primeiros meses, queria saber se poderia me ajudar dando suporte ba’sico, falo inglês fluente, tenho interesse em ir para Vancouver por ter o clima mais ameno, mas muitos me disseram que em Toronto têm muito mais empregos. Queria muito se possível que me mandasse email e resposta, pois quero manter contato com você, será muito importante para minhas decisões. ABÇ.

    • Magno Barros

      29/nov/2012 at 22:39

      Ola Ricardo,

      Entendo a sua historia e seu desejo de morar fora. Que bom que voce teve a oportunidade de experimentar a vida em mais de um pais e agora sabe o estilo de vida que mais te agrada. Quem mora no exterior sabe que sempre ha perdas e ganhos e o importante e escolher a vida que traz mais gratificacoes pessoais.

      O College realmente e um excelente canal para imigracao pois, alem do visto, te da a tao valorizada experiencia Canadense, contatos e conhecimento do mercado de trabalho local.

      Voce ja sabe qual area quer cursar?

      Magno

  28. Mateus

    19/out/2012 at 14:20

    Magno, Parabens pela Matéria!!!

    Bom, estou indo para Toronto em março do próximo ano fazer um ano de work and Study e depois vou aplicar para o curso Strategic Marketing Relationship program na Geoge Brown..
    Saberia me informar alguma coisa sobre o curso? tem campo para este curso em toronto?
    Gostaria também de saber sobre as possibilidades de trabalho neste campo…minha intenção é conseguir a residencia permanente no país…

    Se puder me ajudar lhe agradeço

    Valeuu!

  29. Renan Neves

    14/out/2012 at 12:30

    Ola, Magno tudo bem?

    Primeiramente gostaria de o parabenizar pelas informaçoes que posta aqui, me ajudaram bastante.

    Tenho uma duvida e talvez voce faça a a gentileza de me esclarecer, estou partindo para o Canada em 2014/2º semestre com mais dois amigos para estudar pós graduação em design gráfico, gostaria de uma dica sobre as melhores universidade/colleges que seria vantajoso em relação a custo/qualidade.

    Uma outra duvida que tenho seria sobre trabalho, ouvir dizer que posso somente trabalhar depois de 6 meses se eu trabalhar em instituições publicas, peço sua ajuda por gentileza nesses assuntos.

  30. Emerson

    01/out/2012 at 09:25

    Olá Magno,

    Estive verificando as informações sobre college no Canadá, e gostaria de sua opinião sobre uma possibilidade de college no meu caso.

    Estou indo para Toronto em Janeiro/2013, fazer um programa de inglês (Work+study) 6+6 meses.

    Gostaria de saber o seguinte:

    a) Na minha fase final, ou seja nos últimos 6 meses, é possível eu iniciar um college no período noturno, visto que estarei trabalhando durante o dia ??

    b) Vc teria alguma indicação para me passar, de um curso de College ou educação continuada (não entendi a diferença), na área de administração de negócios, e que tenha curta duração … por volta de 12 meses ou algo parecido.

    obrigado,

    Emerson

  31. Yuri Valoni

    27/set/2012 at 15:03

    Boa tarde Magno,
    estou buscando sobre college de Design Gráfico para mim e de Direito para minha namorada, estamos querendo ir juntos para o Canadá, não para aprender inglês mas sim para melhorar e terminarmos nossa graduação com maior qualidade.
    Teria como me indicar faculdades ou melhor Colleges para essas áreas?
    Sabe se tem alguma próxima?
    Abraços

  32. Raíssa

    03/set/2012 at 16:56

    Olá, sou formada em design gráfico e estou interessada em fazer pós graduação em design management na George Brown, gostaria de mais informações sobre o college, sobre o curso e acomodação.
    Voce agencia esse intercambio?
    Obrigada

    • Magno Barros

      04/set/2012 at 11:09

      Ola Raissa,
      Excelente escolha. O GBC tem cursos muito bons na sua area e abre oportunidades de trabalho e imigracao.
      Posso ajuda-la sim.
      Respondendo sua pergunta, clique no meu nome e tera mais informacoes sobre como me contactar.
      Um abraco,

      Magno

  33. Lucas Moleda

    13/ago/2012 at 14:02

    Olá Magno,
    Parabéns pela matéria. Tenho 22 anos e tive que trancar a faculdade logo no inicio para focar no meu trabalho que não me arrependo porem hoje trabalho com consultoria em gestão (4 anos) e sou supervisor de projetos porem vou sair do trabalho em Janeiro/2013 para fazer um curso de intercambio de 6 meses Study & Work em Toronto.
    Comecei a sentir falta da faculdade e como o tempo esta passando e eu pensei em fazer um curso no exterior, acredito que vai ser um diferencial no meu currículo. Durante esse tempo eu teria que trabalhar para me manter no Canadá, achei bastante interessante essa opção de fazer colleges degree (administração), um curso com uma duração menor, porem fiquei com duvida. . O college degree seria igual um curso tecnólogo no Brasil? Ou seja eu seria graduado e poderia depois fazer umas Pós ou MBA?? Depois de completar o programa de Study & Work eu consigo renovar o visto para fazer o College??? Eu posso trabalhar durante esse tempo???

    Obrigado pela atenção,
    Att
    Moleda.

    • Magno Barros

      14/ago/2012 at 11:39

      Lucas,
      Vamos as suas duvidas:
      1) Sim, o College e similar a um curso de tecnologo, porem muito mais comum e com maior reconhecimento no Canada.
      2) Concluindo um College voce pode se inscrever em algumas especializacoes sim.
      3) MBA (Masters in Business Administration) e um tipo de especializacao em administracao de negocios. No Brasil a sigla e usada, erroneamente, para qualquer ‘mestrado’.
      4) Para extender o visto depois do programa de estudo e trabalho, tudo vai depender do programa que voce ja adquiriu. Pode me dar mais detalhes?
      5) SIm, o College permite que voce trabalhe legalmente ate 20h/semanais durante o curso e tempo integral, por ate 1 ano, apos a graduacao.

      Aguardo seu retorno.
      Abraco,

      Magno

  34. Edmilson Santos

    18/jul/2012 at 11:27

    olá Magno, tudo bem com vc ?!
    olha, quando a gente vê um site de tamanha qualidade e um intermediador tão bacana respondendo da melhor forma possível ás dúvidas que surgem, opa ! quero também !!!
    vamos lá, eu sou formado técnico em automação pelo SENAI, e venho planejando uma especialização no Canadá, tenho tido dificuldades de encontrar cursos voltados pra minha área, fiquei bem interessado na proposta do College, mais não sei se aplica somente á quem tem formação superior, se não for o caso, começo o processo solicitando um visto de estudante, ou estudo e trabalho ?! qual vc acha ser o mais adequado ?
    aproveitando mais um pouco de vc, poderia me indicar os Colleges mais conceituados (com certificado) para que eu dê início ás pesquisas e o que melhor cabe no meu orçamento ?

    cara, muito grato pelos esclarecimentos e parabéns pelo trabalho !

    Edmilson Santos

    • Magno Barros

      14/ago/2012 at 11:42

      Ola Edmilson,

      Ha varios Colleges oferecendo milhares de cursos. Para entrar para um curso de diplomacao voce nao precisa ter nivel superior, porem tera que submeter uma equivalencia de notas do ‘high school’ que inclui matematica e ingles.

      Voce falou no seu orcamento mas nao espeficicou qual e.
      Em media, um College sai a CD$13,000 por ano, nao incluindo despesas com hospedagem, alimentacao, transporte e outros.

      Duvida respondida?
      Abraco,

      Magno

  35. Guilherme Oliveira

    29/jun/2012 at 19:41

    Ola Magno,

    antes, quero agradeçer o retorno !!!!!

    Como eu tava dizendo faço inglês a 1 ano e meio apenas, ainda no nivel Básico para o intermediário , mas pretendo fazer um sanduiche, ou seja, estudar algumas materias do meu curso, durante 1 semestre, e quando voltar eliminar elas na minha faculdade e dar sequencia a graduação. Creio que até la daqui uns 2 anos ja possuo um inglês melhor, um pouco mais avançado. desta forma é possível????

    Forte abraço, até mais!!!!!!!

  36. Guilherme Oliveira

    29/jun/2012 at 08:52

    Bom Dia,

    Estou graduando em Engenharia civil pelo centro universitário UNA (particular),
    e gostaria de cursar 1 semestre no canada, pois ajudaria muito na minha carreira, isso é possível? se sim, em qual periodo devo estar pra conseguir?
    quero me preparar pra poder deixar as meterias que são possíveis de fazer no exterior, para poder dar tudo certo.

    Obrigado!

  37. MIrella Stecca

    28/jun/2012 at 12:47

    Ola!

    Muito legal você responder todas essas duvidas! Será que pode me ajudar tbm? Eu morei em Toronto ano passado por 6 meses, estudando inglês, e tenho intenção de voltar para ficar mais, sou formada em ADM e quero fazer uma pós , onde posso procurar? o ideal seria fazer um College? qual é preço medio de um pós boa? pretendo trabalhar tbm e possivelmente ficar em TO de vez! queria fazer algo na area de finanças…

    Obrigada!

    • Magno Barros

      14/ago/2012 at 11:44

      Mirella,

      Voce pode sim usar o College como uma ‘porta’ para a imigracao. Tudo vai depender do tipo de programa que voce se inscrever, duracao do curso, etc.
      Em media um College sai a CD$13,000 por cada 2 semestres, e voce necessitaria cursar pelo menos 2 anos para comecar a pensar em imigracao.

      Abraco,

      Magno

  38. Marcos

    22/jun/2012 at 12:55

    Olá, Magno! Sou formado em Música pela UFPE e fiz dois cursos de extensão em Composição em outra UF.

    Tenho muito interesse de ir para Toronto fazer o Mestrado em Composição da U of T. Gostaria de saber se você tem como me informar sobre programas de bolsas de estudos disponíveis (se existerem).

    Meu interesse é fazer o mestrado e começar a dar aulas em alguma instituição superior no Canadá mesmo (para isso eu ou minha esposa teríamos que dar entrada no Processo Federal de Residente Permanente, correto?)

    Você acha possível? O que me sugere?

    Muito grato!

  39. Jéssica

    22/jun/2012 at 08:09

    Olá!

    seguinte, eu estou no dilema tentando encontrar um college na parte de Designer de Games ( produção jogos)

    Já estou me programando pois pretendo ir somente no começo de 2014
    gostaria de saber se vc poderia me dar algumas dicas de colleges e uma forma segura de eu encontar algum lugar para ficar pois pedirei o visto de estudos e trabalho

    Sou autodidata em ingles e esse ano ainda termino meu curso de ingles, já que ano que vem prestarei o toefl que sobre o mesmo gostaria de saber se as colleges cobram isso dos alunos internacionais….

  40. Debora

    18/jun/2012 at 16:15

    Oi Magno, juro que me surpreendi com tantas perguntas e respostas! Ai, quem sabe você também pode me ajudar!

    Sou formada em Publicidade e Propaganda com habilitação em Marketing e gostaria de trabalhar no Canadá.

    Você acha que num primeiro momento eu deveria fazer uma pós em marketing, assim me familiarizo com o lugar e as pessoas, para depois procurar um emprego na área?

    Eu não queria ir para estudar inglês. Já tô com 30 anos..não sou mais teen..rs…Então se a melhor ideia é chegar no Canadá estudando eu prefiro optar uma especialização! Você teria um college bacana pra me indicar?

    E como funcionam as bolsas de estudos? E moradia, nesses períodos de estudo, para estrangeiros?

    Tenho inglês fluente, pois morei nos EUA em outra ocasião. Geralmente os colleges exigem pontuação de alguma prova? E qual o período de início dos cursos.. é como aqui no Brasil? Se eu me programar para o começo do ano que vem eu consigo ir pro canadá?

    Fico no agurdo de suas ideías!

    Obrgada, Debora

    • Magno Barros

      21/jun/2012 at 13:09

      Ola Debora!
      Essas duvidas sao a ponta do iceberg. Respondo pelo menos uma 100 outras por dia. rs.

      Vamos as suas:
      1) Toda formacao no Canada sera mais valorizada que uma formacao no exterior. O mercado Canadense e formado por profissionais do mundo todo, porem ele valoriza muita a ‘experiencia canadense’. Isso e fato!

      2) Tenho colleges bem bacanas pra te indicar, porem voce tera que ter um nivel de fluencia minima para ser aceita. Precisamos conversar sobre sua formacao, conhecimentos do idioma e ate orcamento, para determinar as melhores opcoes para o seu projeto profissional/academico.

      3) Ha alguns programas de bolsas mas sao bastante concorridos. Voce teria que ser excepcional na sua area de pesquisa para conseguir algo.

      4) Moradia vai depender de preferencias e orcamento pois ha inumeras opcoes. Algo para tratarmos numa fase mais avancada, depois de determinar o programa, datas, etc.

      5) Sim, os cursos geralmente sao oferecidos por semestre e seria possivel comecar no inicio de 2013 se correr com o processo de selecao do programa, documentacao, etc.

      Duvidas respondidas?
      Abraco

      Magno

  41. Gabriel Tavares

    16/jun/2012 at 10:09

    Estou indo estudar inglês no Canadá, não sei ainda se vai ser em Toronto mas se eu fizer a faculdade no Canadá, no caso um College, como faço para ser um residente permanente depois? Não entendi muito bem essa parte.
    Muito obrigado.

    • Magno Barros

      18/jun/2012 at 10:27

      Ola Gabriel,
      Existem varios canais de imigracao e a escolaridade certamente conta pontos.
      Um desses canais permite que, apos cursar 2 anos em um College ‘certificado’ e trabalhar por mais 1 ano, voce ja pode candidatar ao visto de Residente Permanente.
      Sao poucos os Colleges que qualificam portanto e preciso atencao.

      Abraco

      Magno

  42. Dalva

    14/jun/2012 at 16:56

    lá Magno,

    Há quanto tempo!

    Magno, Daniel foi e voltou do Canadá, após os cinco meses de Inglês na Hansa e está se preparando para o TOIC na Wizard, onde continua estudando Inglês. Bem, a verdade é que ele quer voltar em definitivo para o Canadá e aí trabalhar e constituir família e está procurando todas as brechas. Lemos soBre o Experience Class e parece que, estudando uma pós graduação e com direito há um ano de permissao de trabalho, o estudante pode aplicar para um visto permanente. É verdade? Bem, se for, vamos ver a especialização em Game designer ( nada de programação que ele não curte), preço, duração ( part time or full time), exigências para inscrição e aceite, etc…. Fico no aguardo. É preciso uma faculdade que sirva ao programa Experience Class, correto?

  43. Fabricio Gregorio

    22/abr/2012 at 20:11

    Boa noite e parabéns pelo oi toronto,
    Estou planejando em ir para Toronto nos próximos meses para fazer um curso de comércio exterior no Seneca College.
    Por mais pesquisas que façamos, gostaria de saber a sua opinião sobre esse college.
    Também estou buscando por um local para morar durante um período de 4 a 5 meses, é dificil, caro e muito burocrático alugar um apartamento em Toronto?
    Qual a média de custo?
    Tem que dar down payment de quantos meses ou não é necessário?
    Muito brigado

    • Magno Barros

      23/abr/2012 at 10:44

      Ola Fabricio,

      – Os Colleges tem qualidade que varia enormemente. O Seneca e um dos grandes mas nao tem fama de ser dos melhores (nem dos piores)
      – Geralmente os apartamentos sao alugados por 1 ano. A burocracia e necessaria para garantir que voce vai pagar o aluguel e cuidar do imovel, como em qualquer pais.
      – O primeiro aluguel e sempre mais dificil se voce nao tiver alguem para te dar o ‘aval’ (ex. Administradora de imoveis anterior).
      – Pra curtas temporadas como a sua (menos de 12 meses) compensa mais alugar um quarto ou basement de um particular. Voce pode procurar oportunidades do Craigslist de Toronto http://toronto.craigslist.ca/
      – O deposito e geralmente do primeiro e ultimo mes
      – Os custos variam muito da regiao e tamanho do imovel. Recomendo que olhe no link que te passei acima.

      Abraco e boa sorte!

      Magno

  44. Juliana

    17/abr/2012 at 10:22

    Olá, adorei suas repostas. Caso possa me ajudar….bem…estamos morando no Canadá, depois do meu marido terminar o curso de especialização ele vai receber o visto para trabalho por mais um ano, pretendemos solicitar a residência permanente, qual a melhor forma? ficamos sabendo que existem algumas maneiras…
    Outra, sou farmacêutica, sabes se caso eu faça uma especialização aqui, ajudará para eu receber a permissão para trabalho na minha área?
    Agradeço desde já sua atenção.
    Obrigada.

    • Magno Barros

      23/abr/2012 at 13:11

      Ola Juliana,

      Nossa area de expertise e educacao e nao imigracao, porem sabemos que, caso voce faca um curso de 2 anos em um College reconhecido e tenha mais um 1 ano de experiencia Canadense (adquirida APOS o curso) voce pode, juntamente com a esposa/parceira solicitar o visto de residente permanente via ‘Canadian Experience”.

      Sugiro que consulte um especialista em imigracao para saber as outras alternativas.

      Ja a especializacao vai ajudar sim. Eles aqui valorizam muito a experiencia e treinamento local, em oposicao a conhecimentos vindos do exterior. Coisas do nosso Canada.

      Espero ter ajudado.
      Abraco e boa sorte.

      Magno

  45. Lana

    16/abr/2012 at 14:53

    Ola Magno, boa tarde. Vejo que você navega muitíssimo bem quando o assunto é educação no Canadá. Vou aproveitar este espaço e tentar tirar umas duvidas… Meu marido esta se preparando para um MBA (ou mestrado) com inicio em 2013. Um dos fatores decisivos para a nossa ida é saber se com o visto dele de estudante eu conseguiria trabalhar durante a nossa estadia. Outra coisa é que como temos filhos pequenos ( mas em idade escolar), entender se eles teriam acesso a rede publica de saúde e educação. Super tks!

    • Magno Barros

      23/abr/2012 at 22:43

      Ola Lana,

      Geralmente o visto de estudos do titular, permite que o conjuge trabalhe. Imagino que sera o seu caso tambem.
      Quanto as criancas, elas terao acesso ao sistema de educacao sim.
      A universidade que vai acolhe-los certamente tem um centro para ‘international students’ que ira orienta-los no passo a passo para conseguir esses e outros beneficios.
      Espero que venham mesmo e aproveitem essa brilhante oportunidade.
      Um abraco,

      Magno

      • Lana

        01/maio/2012 at 05:56

        Muito obrigada pela resposta :-)

  46. Magno Barros

    11/abr/2012 at 18:05

    Ola Felipe,
    E claro que continuamos respondendo as duvidas dos leitores do OiToronto.
    Lembre-se que as permissoes de trabalho associadas ao estudo tem como objetivo possibilitar a experiencia pratica e nao o custeio dos estudos.
    Bolsas para estrangeiros para Colleges sao raras, assim como sao raras as bolsas para Universidades. O ideal e voce contactar um professor de alguma Universidade Canadense de sua area e solicitar uma bolsa de especializacao.
    Esse e o caminho mais indicado.
    Organizacoes como a Rotary Foundation tambem oferecem bolsas mas sao bastante concorridas.
    Espero ter ajudado.
    Abraco e boa sorte

    Magno

  47. Felipe

    10/abr/2012 at 21:45

    Oi Magno,

    Parabéns pela matéria, esclarece muita coisa.
    Tenho 20 anos e sonho em conseguir morar e cursar um college no Canada. Porem não tenho poder aquisitivo para tal, mal consigo pagar minha faculdade aqui no Brasil.

    Você teria como entrar em contato? Tenho várias dúvidas em relação a isso que gostaria de tirar com alguém que entendesse do assunto. A mais importante delas é se tem alguma condição de uma pessoa ir para lá sem muita grana e arrumar um emprego para pagar suas acomodações e o college.

    Sei que a matéria é antiga e você talvez nem leia mais os comentários mas vale a pena tentar!

    Abraços

  48. Andrea

    03/jan/2012 at 18:57

    Oi Magno,

    Fiquei muito feliz em encotrar as suas respostas e esse psot e espero mesmo que você me consiga ajudar.
    Terminei recentemente o curso de 3 anos em engenharia eletrotecnica e quero mesmo muito ir para Toronto e queria se você poderia me dar sua opinião: vale a pena em termos de salario, facilidade de achar emprego e etc em tirar o mestrado?
    Se você estivesse na minha poisção(diploma na mão e sem um tostão no bolso, só com MUITA vontade e motivação pra ir pro Canadá) o que você faria para começar e achar emprego em Toronto?

    Abraço

  49. Fabricio Marins

    23/dez/2011 at 23:42

    Olá. eu estou indo para o George Brown College, e eu vou ficar 3 anos estudando la e quaro tirar o visto de residente permanente. como eu faço eu tenho que estudar la depois voltar ao brasil para voltar para o canada e morar ae, ou dai mesmo eu posso pedir ?

  50. dilene

    18/dez/2011 at 12:33

    Olá magno,
    Muito boas as dicas..
    Meu marido vai aplicar para residente permanente, mas estou iniciando meu curso de Direito.Como residente permanente é possivel tranferir para uma Universidade no Canada, mesmo que eu perca 1 ano por exemplo…Em ultimo caso eu faria o curso de para legal, mas somente se eu nao tiver chande de transferir para uma Universidade..O que vc sugere???Desde já muito Obrigada!!!

  51. João Luis

    15/nov/2011 at 18:03

    Olá Magno, estou iniciando pesquisas sobre cursos na área de informática em Toronto. Estarei chegando em maio de 2012. Vi aqui alguns comentários a respeito da possibilidade de cursos certificados como ITIL, CobiT 4.1 Foundations. Sou Analista de Sistemas e estou querendo uma experência fora do Brasil, que para mim ficou melhor em Toronto. Tenho interesse em formações rápidas de 3 a 6 meses, como em ferramentas SAP, Gerência de Projetos, Cobit, ITIL. Estou meio perdido com tanta informação que vejo. O que você recomendaria de College próximos a Engglish School of Canada(ESC) onde irei fazer o curso de Inglês. Obrigado desde já.

    • Magno Barros

      16/nov/2011 at 18:08

      Ola Joao Luis,
      Vou te encaminhar algumas opcoes!

      Abraco,

      Magno

      • João Luis

        16/nov/2011 at 21:13

        Achei bacana Magno, mas só ficarei 6 meses. Fica incviável as opções de treinamentos acima deste prazo. Grato.

        • Magno Barros

          21/nov/2011 at 09:56

          Ola Joao,
          Veja, voce nao precisa fazer o curso completo do College.
          Pode fazer, por exemplo, 6 meses de curso / 1 semestre.
          Voce nao recebera o diploma de conclusao do curso, mas recebera as notas e documentacao referente a conclusao daquele periodo.

          Como voce tem restricao de tempo, essa pode ser uma boa opcao.
          Voce podera retornar no futuro para completar o diploma.

          Abraco,

          Magno

  52. Santana

    22/out/2011 at 22:58

    Olá Magno, as informaçoes colhidas aqui ja me ajudaram bastante, mas tenho mais algumas duvidas…
    1) Meu visto termina em 08 de dezembro, estudarei ingles por 5 meses e gostaria de renovar minha permanencia por aqui mesmo (Toronto). Se eu renovar meus estudos pela escola por mais 8 meses, consigo a extensao de permanencia por mais 1 ano? mas e o meu visto de turista que vence só em 2013… eu perco esse visto e fico apenas com o visto de 1 ano para estudar, é isso mesmo? Qual a melhor maneira de extensao, seria eu pedir apenas mais 6 meses, para nao perder meu visto de turista que é de múltiplas entradas? Por favor, help me! Estou tao indecisa, nn sei o que fazer! agradeço desde já!

  53. Thales

    06/set/2011 at 14:38

    Olá Magno,

    Estive de férias no Canadá em agosto e gostei muito.
    Para o ano que vem pretendo ingressar na universidade e quero ir para a Universidade de Toronto. Qual é o primeiro passo?
    Desde já, obrigado!

  54. Augusto

    04/set/2011 at 23:18

    Olá. Parabéns pelo site. Estou me formando em web design no início de 2012, e quero ir para estudar por 6 meses inglês, mas gostaria de fazer uma pós graduação em web design e quem sabe conseguir um estágio na área que já é bem aquecida no Canadá. Qual escola você indicaria, para fazer o inglês? E qual college ou faculdade você conhece para essa área de web design. Outro questionamento é sobre o trabalho da minha esposa que é esteticista e maquiadora profissional, existe algum college para esse tipo de profissional? Agradeço, desde já, sua ajuda.

  55. Clarissa Aguiar

    27/ago/2011 at 14:50

    Olá Magno! Adorei o site. tenho encontrado muitas dificuldades para escolher a cidade e o que também o que optar no Canadá. São mts opções! Estudo Eng. Civil, estou no último ano de curso e quero viajar para incrementar meu currículo antes de me formar. Tenho alguma experiência com arquitetura(cursei dois anos)e gosto muito das duas áreas. A princípio estou procurando programas de co-op, ou seja estágio não remunerado na área de civil. Encontrei disponibilidade em escolas que oferecem esse programa associado ao inglês intensivo em Montreal(ILSC/ALI), Toronto(ILSC/ILAC) e Vancouver(ILSC/ILAC). Você poderia me indicar alguma delas ou sugerir? Que cidade é melhor opção para mim? Também penso em fazer algum curso mais direcionado para minha área, construção civil, meu foco é projetos(compatibilização e desenvolvimento). Tenho disponibilidade em 2012.1 até o mês de agosto, qnd recomeçarão as minhas aulas. Se você puder me ajudar ficarei muitíssimo grata! ps: gostaria de saber a escola que vc sugeriu q tem poucos brasileiros.Meu nível de inglês é B2 pela escala européia.

  56. Rodrigo

    24/ago/2011 at 20:06

    Parabéns pelo site, informações importantes e de qualidade. Tenho interesse em um curso de inglês geral, 12 semanas se puder me envie o e-mail que enviou no tópico da Adriane “sei de um curso de $1170/mes, que oferece bolsas para brasileiros de quase $500. O bom e que nao ha quase brasileiros na escola”, e tenho uma dúvida também, o GBC oferece curso de Ingles? Obrigado.

  57. ana claudia

    15/ago/2011 at 14:22

    Ola! Já morei em Toronto em 2010. E agora estou querendo voltar para fazer faculdade de direito.
    Gostaria de saber os precos da faculdade e qual faculdade eu brasileira seria aceita!
    Obrigada

  58. Waldemir

    09/ago/2011 at 05:47

    Magno, Bom dia !

    Gostei muito da matéria, excelente !!!
    Meu filho está estudando na ILAC, após o curso ele está querendo voltar para estudar em um College. Ele está terminando Economia na UFF.
    Qual o College que você indicaria pra ele na área de Economia ?

    Obrigado !

    • Magno Barros

      18/ago/2011 at 10:52

      Ola Waldemir,

      Pessoalmente, recomendaria que ele aproveitasse um 2o diploma para abrir um pouco as opcoes de mercado e fazer um curso na area administrativa ou marketing. Falo isso sem conhece-lo.

      Se o objetivo for realmente o de investir na economia a Ryerson tem alguns programas. Ja o George Brown College foca mais em Business.

      Magno

  59. Gabriela

    07/ago/2011 at 22:50

    Magno, adorei a matéria, esclareceu muita coisa sobre o que eu pensava do sistema de colleges.
    A minha curiosidade é com relação ao curso de Farmácia. Me formo no final do ano e sonho em fazer residência ou mestrado na área de Farmácia Clínica. Você tem uma luz pra guiar me caminho? Será que posso fazer residência em hospitais canadenses com diploma brasileiro? Eu recebo salário por isso? E quanto ao mestrado? Qua lo caminho para realízá-lo na universidade canadense?

    Desculpa a quantidade de perguntas rsrsr…. A sede em descobrir esse país é muito grande.
    Obrigada!

    • Magno Barros

      18/ago/2011 at 10:56

      Gabriela,

      Os hospitais Canadenses assim como todo o sistema de saude e altamente regulamento e vigiado. Conseguir entrar para estagiar requer todo um processo e vai depender muito dos convenios que sua instituicao de ensino tiver.

      Eu imagino que voce nao consiga entrar com seu diploma Brasileiro, a menos que conheca alguem de dentro do hospital que faca um convite para voce estagiar ou entrar como pesquisadora.

      Alias, essa e uma dica para voce fazer um mestrado aqui. Ache um professor na sua area e converse sobre a possibilidade de entrar para sua equipe como pesquisadora. No Canada os professores e que detem as bolsas e decidem quem entra para a sua equipe, etc.

      Ajudou?

      Magno

  60. William

    04/ago/2011 at 11:00

    Magno bom dia,
    Eu gostaria de fazer um curso de especialização em design gráfico em Toronto (pois tenho casa onde me hospedar) eu entrei no site da George Brown e vi tem um curso relacionado.
    Você indicaria esta instituição mesmo ou teria outras?
    É possível obter bolsa?

    Abraço

    • Magno Barros

      04/ago/2011 at 14:08

      Olá William,

      Você fará uma excelente escolha pois o Canadá é lider em desenvolvimento de software para design gráfico e animação gráfica também.

      O GBC é uma ótima instituição.

      Você já tem experiência na área?

      Abraçø,

      Magno

  61. Nayla Mota

    30/jul/2011 at 16:56

    Olá Magno,
    acabo de me formar em psicologia aqui no Brasil e trabalho com crianças autistas. Pesquisando sobre cursos de pós-graduaçao, encontrei um na George Brown College sobre autismo que se encaixa perfeitamente no que eu procurava. Trata-se de um programa de tempo integral com duraçao de dois semestres, altamente procurado. Gostaria de saber sobre a equivalencia de diplomas em inglês, como funciona, pois não tenho o TOEFL, mas tenho o CAE. Além disso, você acha que é muito dificil ser aceito nesses cursos ? Desde já agradeço a atençao =)

    • Magno Barros

      04/ago/2011 at 14:13

      Olá Nayla,

      O GBC é uma instituição bastante reconhecida pela qualidade dos seus cursos. Geralmente o Min da Educacao Brasileiro analisa caso a caso pois voce entraria na categoria Faculdade Técnica.

      Já tive reunião com o pessoal do Min. em Brasília e eles são inconclusivos com relação à questão da equivalência.

      Eu acho que vale a pena pois você ganhará uma experiøencia incrível.

      Você terá que fazer o TOEFL ou o IELTS para ser aceita.

      Abraço,

      Magno

  62. Jessica

    13/jul/2011 at 22:27

    Olá Magno, muito boa a matéria!

    Faço faculdade aqui no BR mas percebi que não é o que quero e estou querendo fazer esse curso de dois anos no Seneca College ou na George Brown.
    Fazendo college (no caso general business) no canadá, será reconhecido no Brasil como técnologo?

    Você aconselharia “fechar negócio” com aluguel de apartamento daqui mesmo do brasil, ou esperar chegar lá e dar uma pesquisada melhor?

    Fiz o Toefl e consegui 97 pontos. Estava planejando ir agora em setembro, mas como ainda estou dependendo da liberação do histórico escolar daqui do br, estou achando que tá muito em cima para fazer tradução, aplicar, pedido de visto, apartamento e etc.
    Começar um college em janeiro tem alguma diferença? Porque a “data principal” é Setembro, certo?

    Caso realmente não comece o curso em setembro, estou pensando em ir pra toronto em outubro e começar algum curso preparatório para foreigners pra faculdade/college ou algo do tipo… não me sinto completamente preparada pras aulas em inglês, apresentações e etc, mesmo tendo nota suficiente no toefl. Você poderia me indicar algum curso deste tipo?

    perdão pela quantidade de dúvidas, mas agradeço uma ajudinha rs.
    Obrigada!

  63. Isadora

    12/jul/2011 at 09:53

    Magno, Tudo bem?
    Estou lendo e pesquisando tudo que posso sobre Toronto, apesar de já conhecer por um mês em 2009.Fiz um curso rápido básico de inglês, e só sei o básico, porque retornando para o Brasil não dei continuidade no estudo…Enfim estou aguardando aprovação do visto para novamente estudar inglês por mais tempo,sou pedagoga – sem especializações, porque não sou feliz com minha profissão e cansei do que faço, quero dar uma guinada na minha vida, então resolvi estudar um tempo fora,mas lógico trabalhando, porque não tenho condições de manter sem trabalho, sei que vai ser trabalhos de subemprego, inicialmente, mas depois você acha que trabalhando consigo pagar um curso de administração num College? Porque preciso não só estudar inglês como também ter um meta ou objetivo para quando retornar ao Brasil entende?
    Espero que possa me ajudar.

  64. Willyan Cordeiro

    01/jul/2011 at 19:03

    Vou tentar procurar por um college que tenha um curso rápido de webdesign. Meu visto é pra 6 meses: Estudo + Trabalho, mas li em algum site que se eu me matricular em outro curso depois do fim do meu com intenção de estudar mais, eu consigo prorrogar o visto lá de Toronto mesmo. Esse informação procede? Rs. Mto bom o vídeo. Abraço

  65. Tacyane

    28/jun/2011 at 13:20

    Olá,

    Gostaria de pedir ajuda à vocês, estou estudando a possibilidade de ir para Toronto para terminar meu curso de inglês e gostaria de trabalhar em qualquer coisa em minha área de Engenharia de Alimentos ou até mesmo Pós Graduação na área, alguém poderia me ajudar????
    Muito obrigada pela atenção!
    bjo

    • Magno Barros

      28/jun/2011 at 18:42

      Ola Tacyane,

      Vamos por partes:
      1) Mais importante do que ‘concluir’ um curso de ingles, sera voce ter ingles suficiente para ingressar num College/University e viver aqui em Toronto.
      2) Ha cursos preparatorios para o exame TOEFL muito bons e tambem cursos de ingles em geral caso seu ingles ainda nao seja avancado.
      3) Dependendo do College/Universidade que voce se inscrever, voce podera trabalhar algumas horas por semana. Visto de trabalho em si e bastante dificil.

      O seu ingles e fluente?
      Voce esta preparada para arcar com os custos de um College?

      Essas sao perguntas importantes para planejar os seus proximos passos.
      Um abraco,

      Magno

      • Tacyane

        29/jun/2011 at 18:39

        Boa noite Magno,

        Eu fiz 5 anos de inglês, porém, fiquei muito tempo sem praticá-o, mas minha conversação é tranquila!
        Inicialmente, eu estava planejando ir para Toronto, por agência de intercâmbio e ficar 6 meses, 3 meses de estudos e 3 de trabalho!
        Depois de pensar bem, eu estou tendo dificuldades em conseguir emprego por aqui pela falta de experiência comprovada em indústria alimentícia apesar de estar trabalhando em minha área mas em uma faculdade como pesquisadora, desenvolvendo produtos cárneos!
        Sou engenheira de alimentos formada ha 1 ano e meio!
        Você saberia me dizer qual o grau de dificuldade de conseguir algo na área de formação em Toronto, quando se trata de imigrantes?Sendo trabalho ou até mesmo sendo voluntária em alguma faculdade?
        Quanto custaria o College em minha área?
        Obrigada pela atenção Magno!
        bjo

        • Magno Barros

          06/jul/2011 at 17:52

          Tacyane,
          Sugiro que voce faca o TOEFL ou IELTS em sua regiao para determinarmos se voce precisa ou nao fazer um curso de ingles preparatorio para esses exames.
          Em caso afirmativo, esse sera o seu primeiro passo.

          Colleges dificilmente oferecerao algo tao especifico com Engenharia de Alimentos em Carnes. Sugiro pesquisar algo em areas correlatas. Em media, 2 semestres em um College saem por aproximadamente $13,000. Some a isso mais uns $10,000 para os gastos com moradia, alimentacao, transporte e outros.

          Respondi sua duvida?
          Abraco,

          Magno

  66. Malu

    02/mar/2011 at 17:18

    Olá Magno, tudo bom?

    tenho 22 anos e sou recém formada em Publicidade e Propaganda. Estava pesquisando sobre cursos de pós graduação no Canadá e encontrei esse site e a sua reportagem sobre os Colleges e me interessei muito em fazer um.

    Você sabe me dizer se existem e quais são os Colleges na área de Comunicação aí em Toronto? Sendo mais específica, nas áreas de gestão de entretenimento e também marketing.

    Se possível, me passe também os valores desses cursos.
    Muito obrigada!

    Att.

    Malu

  67. Fernanda Cunha

    28/fev/2011 at 18:22

    olá Magno tudo bem?

    Estou indo com o meu namorado para o Canadá em maio estudar inglës por 4 semanas no ILAC. Mas a nossa intenção é ficar aproximadamente por 1 ano no país, pois nós somos formados em relações internacionais e precisamos muuuito do inglês! Nós já tiramos o visto, mas ele é muito restrito para estudantes, um período de apenas 6 meses que já começaram a contar. Será que é muito difícil renovar esse visto por mais um período? A nossa intenção é arrumar um curso, um college, ou então algum outro curso de línguas para ficar durante mais um tempo e depois voltarmos preparados para o mercado de trabalho brasileiro! e a minha intenção também é de ir um período para Montreal estudar francês, pois acabei de terminar o curso e quero conseguir fluência. Você nos aconselharia em algo?

    Muito obrigada!

  68. Luciana Gusmão

    24/fev/2011 at 22:03

    Olá Magno,

    Adorei a reportagem!
    Eu estou interessada em fazer um College em Engenharia Civil e vi que existe várias opções, vc tem alguma sugestão?
    O detalhe é que sei que algumas colleges podem ser aproveitadas quando se “transfere” o curso para uma universidade, em busca de um diploma. Nesse sentido, estava pesquisando sobre esse processo de transferência e achei esse site (http://www.ocutg.on.ca/) que fala sobre esses acordos college-universidade. Sendo que de acordo com esse site, minhas opções de permuta são apenas para 2 universidades bastante distantes de Toronto, oq não me agrada muito. Vc sabe se são realmente apenas essas as possibilidades de transferência? Pq eu vi no site da College Seneca algo do tipo que o “conselho de engenharia” não permitia esse tipo de transação… Como assim? Vc pode me esclarecer um pouco?

    Agradeço desde já,

    Luciana.

  69. Marina Ramos

    23/fev/2011 at 12:13

    Olá Magno,
    Tenho 20 anos e me formo em Direito (no Brasil) em 2011 e irei dar entrada no meu processo de imigração ainda este ano. Como sei que direito é uma profissão altamente regulamentada no Canadá e ainda que o curso de direito brasileiro não é equivalente ao curso de direito no Canadá, acho que a melhor opção seria retornar à universidade, desta vez, no Canadá. Tenho lido sobre equivalência de diplomas, e acredito que fazer a faculdade novamente seria a melhor opção.
    Quando li esta matéria sobre os “Colleges” fiquei bastante animada, haja vista que o tempo de “faculdade/estudo” seria menor – do que retornar a universidade e fazer uma nova graduação -, o que acarretaria num ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Bem, minha dúvida seria, principalmente, se há algum tipo de programa que eu poderia iniciar, por exemplo, em algum College e, conforme houvesse o progresso do curso, eu poderia convertê-lo (ou usá-lo para dispensar disciplinas da universidade, por exemplo) em algum tipo de graduação na área jurídica para que eu pudesse trabalhar como advogada. Se sim, haveria como você me indicar bons Colleges na área jurídica? Teria também como me informar os requisitos que necessito preencher para ingressar em um College?

    Antecipadamente agradeço,
    Marina Ramos

    • Magno Barros

      26/fev/2011 at 14:37

      Olá Marina,
      Colleges oferecem cursos mais técnicos, voltados para o mercado de trabalho. Na sua área você poderia fazer cursos para-legais e só. Um diploma em direito teria que ser obtido numa Universidade. Aceitar créditos de Colleges e outras instituições ficará a critério do setor de admissão de cada instituição e você deverá pesquisar individualmente. Quanto maior e mais renomada a universidade, menos possibilidades de aceitarem créditos do College.
      Recomendo que você dê uma olhada nos cursos do George Brown College.
      Um abraço,
      Magno

  70. Francine

    20/fev/2011 at 21:17

    Oi, Magno! Puxa, demais seu site e a atenção que você dá pras pessoas auxiliando por aqui a sanar as dúvidas…!

    Então, pois eu tenho umas bem escabrosas que eu não consigo sanar de jeito nenhum pelo internet até agora…

    Primeiro: se uma pessoa consegue um visto de residência (permanente), aquele antes de se pedir a cidadania… essa pessoa terá o direito de casar e o cônjuge também automaticamente poder requerir o mesmo tipo de visto? ele teria as mesmas possibilidades de casar que um cidadão canadense, os mesmos direitos para o cônjuge?

    Segundo: se eu for com um programa de co-op (Montreal, no caso) de seis meses, obter um empregador e ele fornecer aquele contrato/carta que me permita conseguir uma permissão de trabalho há alguma maneira de eu requerir a residência com intenção de imigrar de vez sem ter que voltar pro Brasil? Caso não seja possível, o que você sugere? É muito frustrante ter que voltar ao Brasil e ficar aqui sentado esperando todo o processo se a vida já estiver bem encaminhada por lá… ando pesquisando qual seria o melhor caminho a percorrer! Por que eu não quero entrar com o processo de imigração aqui e agora? Por que meu francês não é bom o suficiente para a entrevista, e no caso do processo federal, eu não gostaria de ficar plantada aqui no Brasil por tanto tempo, entende? É muito mais proveitoso já ir para o Canadá estudar, trabalhar, enfim…

    MUITO OBRIGADA!!! :)

    • Magno Barros

      21/fev/2011 at 15:22

      Olá Francine,

      Obrigado pelos elogios.

      Minha especialidade são os aspectos ligados às viagens educacionais. Questões ligadas às formas de imigração são tratadas por outros profissionais. De qualquer forma posso te falar sobre minha experiência pessoal.
      1) Se você entrar num relacionamento após receber o PR, você poderá solicitar o PR para o conjugê também. Há um período de tramitação entre o pedido e entrega do PR. Os direitos vêm depois.
      2) Você fez várias perguntas em uma. Uma das formas de imigrar é através de programas de 1 ano ou mais de nível superior no Canadá associado a 2 anos de experiência profissional aqui. Outra forma seria receber uma oferta de trabalho autorizada pelos Human Resources Canada. Com essa oferta você poderá solicitar o visto de trabalho. Se já estiver no Canadá, terá que pedir através de uma representação no exterior (Bufallo, SP, etc).
      A espera faz parte do processo. O visto de trabalho é o mais rápido porém não é o mais fácil de conseguir. Há bastante burocracia envolvida. A solicitação do PR card é um pouco demorada mas é a mais garantida e a que mais oferece direitos e oportunidades pra você.

      Pesquise outras categorias de visto no site de imigração do Governo Canadense  http://www.cic.gc.ca
      Um abraço e boa sorte!
      Magno

      • Francine

        21/fev/2011 at 21:18

        Magno, muito obrigada pela resposta rápida e esclarecedora!

        Abraços e sucesso :)

  71. Lidiane

    16/fev/2011 at 20:14

    Ola Magno,

    Irei fazer um curso de ingles em Toronto no inicio de setembro (durante minhas ferias, periodo de 3 semanas). Tenho nivel intermediario de ingles e pretendo fazer um curso intensivo. Sou formada e tenho pos-graduacao. Gostaria de dicas de algumas escolas. Ja recomendaram a Kaplan e a ILAC. Prefiro um ingles voltado para negocios.

    Abracos,

    Lidiane

  72. sonia reolon

    15/fev/2011 at 08:54

    Olá Magno, continuo acompanhando seu trabalho e da equipe de OiToronto, todos são muito show de bola, e a sua orientação na área educacional é um grande incentivo. Desta vez, estou indo para Irlanda mas ainda irei para Toronto e então, vou rever seus emails. Obrigada por tudo e um abraço. Sonia

  73. Clarissa

    14/fev/2011 at 12:27

    Olá Magno, gostaria muito de saber quais são as melhores opções de curso de inglês em Toronto, melhor custo, acomodação (em família ou não), etc, pois gostaria de fazer um curso de inglês no nível intermediário com duração de 4 semanas em janeiro de 2012.

    Se puder me auxiliar nestas questões, agradeço muito.

    Abraços.

  74. Fernando (Interior-SP)

    21/jan/2011 at 11:23

    Olá Magno,

    Parabéns pela matéria e pelo trabalho.

    Estou querendo ir fazer um curso de inglês no canadá este ano e se possível este semestre.
    Você poderia me indicar algumas boas escolas de inglês para estrangeiro e se possível que tenha bolsa?

    Obrigado desde já.
    Fernando

    • Magno Barros

      11/fev/2011 at 15:26

      Ola Fernando,

      Tenho uma relacao de escolas excelentes com precos especiais.
      Antes, precisaremos conversar mais pra entender o seu perfil, seus objetivos e expectativas. Com base nessa conversa saberei te indicar o curso que melhor atende o seu projeto de estudo.

      Um abraco,

      Magno

  75. Poliana Lucena

    19/jan/2011 at 08:10

    Bom dia Magno!
    Adorei as informações prestadas!

    Há um tempo estou procurando cursos de curta duração e aqui vejo uma luz no fim do túnel…rs

    Tenho 23 anos, formada em Administração de Empresas pelo Mackenzie-SP, estou no 2º semestre do MBA – Controles Internos e Riscos (Compliance) na FIPECAFI (fundação da USP) e trabalho na área de Compliance de um grande banco.
    Tenho nivel de ingles intermediário/avançado e epanhol básico.

    Estou matriculada em um curso de ingles na ILAC Vancouver (Setembro/2011)e pretendo ficar por mais 2 ou 3 meses em Toronto.
    Gostaria de ajuda, pois preciso fazer um curso de curta duração na área de Gestão de Negócios, Pessoas ou Projetos (sempre algo amplo, que me dê uma visão maior do que apenas em Controles Internos e Riscos)…

    Por favor, vc poderia me ajudar?
    Onde encontrar? Qual o investimento? Qual procedimento?

    Agradeço desde já pela ajuda!!!

    Obrigada,
    Poliana

    • Magno Barros

      11/fev/2011 at 15:34

      Olá Poliana,
      Obrigado por sua mensagem.
      O tipo de curso de curta duração que você quer, geralmente acontece em datas esporádicas e com aulas 1-2 vezes por semana e por isso são difíceis de serem encontrados além de não terem a frequência que um aluno estrangeiro desejaria. Os preços também variam muito e podem ser bem salgados ou bastante acessíveis. Vai depender muito da instituição que oferece o programa.
      O que poderia ser uma opção interessante, seria fazer um curso de inglês em Toronto durante a parte da manhã e participar de um estágio na área que você deseja na parte da tarde. O que você acha da idéia. Te daria a oportunidade de aperfeiçoar o idioma e ainda voltar para o Brasil com alguma experiência prática internacional.
      Me avise se gostaria de explorar esse canal.
      Um abraço,
      Magno

  76. Ricardo

    14/jan/2011 at 06:25

    Excelente video, so uma duvida, a somatoria de diplomas da direito ao degree tambem?

    • Magno Barros

      11/fev/2011 at 15:44

      Olá Ricardo,

      Vamos à sua pergunta.

      A soma de diplomas não leva a um degree. Há Colleges por exemplo que só oferecem Diplomas e nenhum programa de degree.

      O que às vezes acontece, é que a soma de Certificates pode levar a um Diploma. Vai depender muito de como o programa é administrado e se é possível fazer os módulos ou certificados separadamente.

      Um abraço,

      Magno

  77. Isabel Marques

    28/dez/2010 at 05:28

    Bom dia, Magno! Sou formada há 23 anos em Enfermagem pela UNICAMP, estou conluindo o mestrado em Administração (vertente Custos em Instituições de Saúde). Quero fazer o doutorado em Toronto e vou conhecer algumas universidades em maio/11. O que vc sugere que eu faça? Acreditam que eu consiga uma vaga sem estar ligada a uma universidade daqui? Minha filha faz Comércio Exterior e tbém quer concluir a faculdade aí, meu esposo é representante comercial da Tampico (Chicago) e quer abrir um negócio em Toronto, pois pensamos em fixar residência. Como procedo? Não tenho contato algum aí… Desde já agradeço muito,

    Isabel.

    • Magno Barros

      30/dez/2010 at 15:27

      Olá Isabel,

      Quem bom que a família toda prioriza a educação. Para quem planeja imigrar, quanto maior o nível de escolaridade, maior a pontuação no processo de imigração e maiores as chances de uma transição de carreira tranquila.

      Há várias possibilidades ligadas à educação e imigração. É necessário saber mais detalhes para podermos traçar um plano. Por exemplo a idade da sua filha, nível de inglês, quando pretendem imigrar, o status que terão na época de iniciarem os cursos, etc.

      Aguardarei sua resposta.
      Um abraço,

      Magno

      • Isabel Marques

        03/jan/2011 at 12:18

        Boa tarde, Magno! Que prazer em receber teu retorno!

        Estamos programando uma visita à Toronto em meados de maio/11, meu esposo e eu à “passeio”.

        A nossa intenção é que, em 2012, iríamos eu e minha filha.

        Concluirei meu mestrado em Administração (Custos em Instituições de Saúde)em abril/11 e já estou trabalhando no projeto para o doutorado (mesma linha de pesquisa), inteirando-me sobre o sistema de saúde canadense.Estouaberta para estudar em qquer provinciaem que eu não tenha que pagar pelo doutorado (mesmo que eu não receba ajuda de custo para alimentação, moradia) – só preciso de uma oportunidade de ingresso; meu inglês é mediano, mas meu esposo e eu estamos com aulas particulares com um professor americano e estamos estudando.

        Minha filha, Maíra, tem 21 anos, está cursando o 5º semestre em Administração – com vertente em Comércio Exterior – na Universidade Makenzie, em São Paulo. Tem fluência em inglês, espanhol e é mediana em francês (intercâmbio na Espanha, França, EUA e Austrália); neste momento está em Salamanca completando o último ciclo em espanhol Queremos que ela conclua a faculdade no Canadá, pois tanto ela como eu já conhecemos o país e queremos contribuir para o desenvolvimento deste e, assim, crescermos junto com ele.

        Num segundo momento, meu outro filho Nícolas (17 anos) iria para o Canadá; ele acabou de ingressar na faculdade de Administração, estuda inglês é muito bom em futebol (campo e salão) e tentaremos uma bolsa de estudos para ele.

        Meu esposo, Felício, é representante comercial e atua junto a uma representada da franquia do suco Tampico americana. Queremos expandir nossos negócios na linha de importação e exportação aumentando o intercâmbio entre o mercado canadense e brasileiro.

        Concluindo, inicialmente iríamos minha filha e eu; queremos comprar um imóvel, abrir uma empresa e, obviamente precisamos da cidadania. Em resumo, seria isso.

        Agradecemos demais tua ajuda com os esclarecimentos e ficamos todos ansiosos pelas suas orientações, afinal temos este ano para nos prepararmos e colocarmos em prática o projeto da família.

        Um grande abraço, FELIZ ANO NOVO!!!

        Isabel Marques.

        • Magno Barros

          11/fev/2011 at 15:55

          Olá Isabel,
          Obrigado por expôr seu plano de estudo.
          O fundamental aqui será você definir seu processo de imigração pois como Residente Permanente vocês terão inúmeras oportunidades, subsídios e descontos que o aluno estrangeiro não tem. Pelo contrário, o estudante internacional paga bem mais caro por educação aqui no Canadá.
          Uma vez definido o status (imigrante ou estudante internacional) haverá opções diferentes a serem exploradas. Cada Província e cada instituição de ensino oferecerá opções distintas.
          Mesmo considerando-se Doutorado versus transferência de um curso de graduação, as regras são específicas da Universidade e da Província.
          Ficou claro?
          Um abraço,

          Magno

  78. Flávia

    27/dez/2010 at 11:27

    Olá Magno

    Me formei em Design Industrial e tenho um projeto de pesquisa para fazer mestrado no Canadá, em Toronto. Ainda não decidi exatamente em que universidade, mas a aplicação em geral segue o mesmo roteiro.

    Já pesquisei bastante, mas como pretendo estudar com bolsa confesso que estou achando tudo meio confuso. Nos sites podemos ver diversos tipos de financiamento, mas não mostra o procedimento necessário. Existe alguma forma de conhecer esse procedimento e torná-lo real?

    De repente pensei que poderia ser melhor “aplicar” o mestrado estando lá? Se sim, qual seria a melhor forma de chegar lá?

    Obrigada

  79. Jonas

    17/nov/2010 at 19:32

    Olá, ótima matéria e auxilio, esse site ajuda muitoooo!!
    Por favor, um help…

    Estou concluindo o curso de Ciência da Computação e trabalho na área(com SAP há 4 anos). Tenho interesse de ir fazer um curso de business em Toronto, Universidade ou College (GBC). Sabem me informar se com essa experiência aqui no Brasil eu posso fazer o curso e trabalhar tb?? Vcs tem um opção melhor?? Obrigado!!!

  80. Fabio Soares

    15/nov/2010 at 03:42

    Nossa, valeu ao Magno e à galera do Oi Toronto mais uma vez! Essa matéria me caiu como uma luva! =D

    • Magno Barros

      30/dez/2010 at 15:29

      Olá Fábio,

      Que bom que gostou da matéria.
      Se tiver dúvidas específicas pode enviar que nós respondemos com o maior prazer.

      Um abraço,

      Magno

  81. Roberta Aguiar

    19/out/2010 at 19:23

    Olá Magno,tudo bem?

    Estava fazendo uma pesquisa sobre colleges em toronto e encontrei esse site. Achei muuuito útil. ^^
    Poderia me ajudar com algumas questãoes?
    É o seguinte, eu estou aqui no Canadá faz 3 meses e estou estudando inglês há 2 meses, meu visto é de turismo e eu pretendo ficar estudando inglês por 6 meses. Meu visto vence em Janeiro 2011 e eu pretendo renová-lo, pois quero tentar o college em uma área especifica de Design. (Já sou formada me design gráfico no Brasil).
    Minha única barreira é a forma de pagamento desses cursos.

    1. Você conhece algum college (que tenha o curso de design) que possa pagar por mês? Ou que facilite a forma de pagamento?
    2. Se eu fizer um ano de college, eu recebe o work permit?
    3. Eu só posso entrar com alicação de residente depois de um anos de curso e um ano de trabalho?

    Já perguntei isso pr várias pessoas, mas escutos
    milhares de respostas diferentes que só me deixam confusa.
    Se puder me ajudar, ficarei eternamente grata. =)
    Muito OBRIGADA!!!
    Bjão

    • Magno Barros

      26/out/2010 at 17:22

      Ola Roberta,
      Que bom que tenha gostado e se beneficiado de nossos artigos.
      Vamos às suas dúvidas
      a. Para estudar no Canadá por mais de 6 meses você necessita de um visto de estudante pois o visto de turista permite estudar até 6 meses somente. Neste caso voce necessita solicitar um visto de estudante de fora do Canadá. Você poderá faze-lo no Consulado Canadense em Buffalo-EUA ou no Brasil.
      b. Os Colleges não aceitam pagamento mensal. Geralmente o semestre ou ano é pago antecipadamente. Colleges menores talvez ofereçam mais flexibilidade, mas num College tão pequeno, você corre o risco de receber um curso de baixa qualidade.
      c. Alguns Colleges credenciados podem possibilitar que você trabalhe até 20h semanais enquanto estuda. Geralmente são os Colleges maiores que oferecem os programas de coop (estágio). A maioria dos Colleges pequenos não oferece essa possibilidade.
      d. O pedido de visto de residência não está atrelado aos seus estudos. São coisas distintas. Existe uma categoria de visto, chamada Canadian Experience, que permite você solicite o visto de residência após completar 2 anos de college ou universidade canadense e tiver 1 ano adicional de experiência de trabalho também canadense.
      Avise se tiver duvidas.
      Um abraco,
      Magno

  82. Rafael Correia

    09/out/2010 at 16:58

    Nossa que legal isso. Minha amiga acabou de voltar do Canadá e está me encorajando a ir fazer um curso na GBC. Magno gostaria de saber como está o mercado de trabalho na area de engenharia mecanica e web design aí em Toronto. Pretendo fazer o curso de Electromechanical Engineering Technician, gostei muito deste. Eu tranquei o curso de engenharia mecanica aqui na UFPA por isso o interesse em um curso nesta área pensando no futuro fazer a graduação na U of T.
    Posso me preparar para encarar o ingles aqui ou é melhor eu me preparar para o IELST e ou TOEFL no Canadá ? É muito dificil obter o visto de estudante e poder trabalhar ? Mesmo não podendo trabalhar eu penso em ir e fazer o curso pois tenho recursos para isso. E depois do curso é muito dificil obter o visto permanente ?
    Grande abraço, muito obrigado pelo oportunidade !

    • Magno Barros

      13/out/2010 at 00:31

      Olá Rafael,
      O GBC (George Brown College) oferece cursos realmente muito bons e de curta duração, o que os torna ainda mais atrativos.
      Sugiro que você pesquise sobre o mercado de trabalho em sites de emprego Canadenses, afinal você saberá melhor do que ninguém, as suas qualificações e objetivos profissionais e salariais. Os mais importantes são o http://www.workopolis.ca e http://www.monster.ca
      Preparar-se para o TOEFL ou IELTS aqui em Toronto é sempre mais proveitoso do que no Brasil. Além do aprendizado no curso, você estará imerso no idioma, podendo usa-lo o tempo todo, dentro e fora do curso, aumentando consideravelmente mais rápido, sua fluência no inglês. Se quiser, você pode começar a fazer o inglês regular e mudar para o preparatório TOEFL semanas antes de escrever o exame.
      Neste caso, o seu visto de estudante não permitirá que você trabalhe enquanto estiver estudando o inglês. Já o seu visto para o curso no GBC, permitirá que você trabalhe dentro e fora do campus. Há algumas restrições que poderemos explorar mais para a frente.
      Com um Diploma de College concluído no Canadá suas chances de receber um visto de Residente Permanente aumentam bastante.
      Me avise se tiver mais dúvidas.
      Um abraço,
      Magno

  83. Valeria

    28/set/2010 at 19:25

    Olá Magno!
    Fantásticos seus artigos; mtas informações super interessantes!!
    Tenho um amigo que quer enviar a filha para 1 semestre de high school aqui em Toronto ano que vem. Ele me pediu se eu poderia verificar referencias de algumas que eles listaram. Existe algum lugar (internet ou pessoalmente) que posso ter informações sobre o desempenho das high school particulares de Ontario?

    obrigada por qualquer ajuda neste sentido!

  84. Sandra Ramos

    29/ago/2010 at 15:30

    Olá Magno!

    Com sua experiencia, quais escolas de idiomas você recomenda, pois estou precisando urgente de referencias de escolas de idiomas com “precos bastante reduzidos para brasileiros”.
    Obrigadão, um abraço!.

    Sandra

  85. Adriane

    09/ago/2010 at 17:31

    Olá! Pretendo fazer uma viagem de turismo a Toronto e quero aproveitar para fazer um curso de inglês com duração de 1 mês. Meu periodo de férias. A agência de viagem me indicou o PLI (Pacific Language Institute). Você conhece? É uma escola realmente de referência em Toronto? Qual outra você me indicaria?
    Obrigada Adriane

    • Magno Barros

      11/ago/2010 at 14:54

      Ola Adriane,
      Apesar de nao ser muito tempo, em 4 semanas estudando o idioma voce ja vai poder sentir uma melhora no ingles se voce fizer um curso intensivo.

      Eu conheco praticamente todas as escolas de Toronto, inclusive o PLI.
      Pessoalmente tenho outros favoritos e com precos excelentes.

      Sei de um curso de $1170/mes, que oferece bolsas para brasileiros de quase $500. O bom e que nao ha quase brasileiros na escola, entao voce nao fica ‘tentada’ a falar o Portugues. Me avise se estiver interessada e te passo os detalhes, ok?

      Qual o seu nivel atual de ingles?

      Aguardo seu retorno.
      Um abraco,

      Magno

      • Adriane

        14/ago/2010 at 20:05

        Oi Magno, obrigada pela atenção! Nossa, se puder me dar estas informações com certeza serão muito bem vindas. E esta opção da bolsa então nem se fala…rss…Bem, se as informações forem muitas e preferir pode me informar por e-mail ([email protected])
        Quanto ao inglês, meu nível é bem básico.
        Enfim, abraço e obrigada desde já.Adriane

        • Magno Barros

          16/ago/2010 at 11:03

          Ola Adriane,
          Informarei por email.
          Um abraco e uma otima semana!
          Magno

  86. Ennio

    09/ago/2010 at 09:58

    Olá Magno,
    A minha pergunta é como cidadão residente eu posso estudar num college obtendo descontos nas mensalidades? ou terei que pagar normalmente como se fosse um estudante?

    Voce saberia me informar se George Brown College ministra cursos de English voltados para a area da Construção Civil?
    No aguardo,
    abs

    • Magno Barros

      09/ago/2010 at 16:54

      Ola Ennio,

      Sim, landed immigrants e cidadaos Canadenses pagam um valor mais reduzido. As tarifas para estrangeiros sao mais altas chegando a ser ate 2.5 vezes o valor pago por estudantes locais.

      O GBC oferece curso de Ingles para cidadaos e imigrantes, mas nada especifico para a construcao civil.

      A partir de minha experiencia, recomendo que voce invista em um curso de ingles regular, pois voce precisa de todos os elementos da lingua para comunicar-se bem. Uma vez dominando o ingles, as palavras espeficas da construcao civil voce pode aprender rapidamente atraves de leitura especializada.

      Avise se precisar de referencias de escolas de idiomas. Sei de otimas escolas com precos bastante reduzidos para brasileiros.

      Um abraco,

      Magno

  87. Rhalime

    05/ago/2010 at 12:10

    Oi! Magno.

    Voce nem imagina o quanto já me ajudou pelas suas respostas aqui,antecipadamente OBRIGADÃO,mas o que me interessa é saber a relação de college com cursos voltados para direito, estou muito interessada e preciso de sua ajuda.Caso tenhas uma relação onde possa escolher ficaria eternamente grata.
    Já morei 2 meses em toronto e retornei p/ finalizar meu curso aqui, mas quero retornar e fazer um college, o que voce me indica com toda a sua experiência?Quero muito saber de sua opinião, e também que áreas em direito tem mais chances de emprego aí?Pois penso muito em morar fora de nosso país.

    Muito obrigada pela sua atenção, recebe um grande abraço e muitas luzes no seu caminho.

    ABS, RHALIME

    • Magno Barros

      11/ago/2010 at 14:00

      Ola Rhalime,
      Fico feliz que esteja se beneficiando de nossas materias.
      Vamos as suas duvidas.
      A area de direito e altamente regulamentada no Canada, e voce precisara preencher inumeros pre-requisitos e certificacoes antes de poder trabalhar no Canada. Quem avalia o seu curriculum e determina o que falta ou nao e a Federation of Law Societies of Canada ( http://www.flsc.ca/en/foreignLawyers/foreignLawyers.asp).

      Caso voce tenha interesse em Colleges oferecendo cursos paralegais, entao fica mais facil, mas depois de formada voce teria que trabalhar sob os auspicios de um advogado Canadense.

      Quanto a empregos o mercado paga uma media de $23/h para os chamados ‘paralegais’.

      Espero ter respondido suas duvidas.
      Um abraco,

      Magno

  88. Dalva

    14/jul/2010 at 21:57

    Oi, Magno, eu de novo!

    O Daniel vai te contactar depois que chegar a Toronto e se acomodar. Como o curso de Inglês já estava contratado, sua consultoria para um passo seguinte – objetivando a um futuro visto de student permit – para o ano que vem para a especialização vai ser muito importante. Aliás, o trabalho que você faz aqui é muito bom! Você saberia me dizer onde posso me orientar sobre levar medicamentos – e que tipos seriam permitidos para o Canadá; tipo multigripe, sal de frutas (para a viagem, se passar mal), remédios para dor, pomadas, etc…? No site da Air Canadá e do Consulado em Sao Paulo, não encontrei nada.
    agradeço se puder, de novo, me ajudar!
    dalva

    • Magno Barros

      27/jul/2010 at 14:18

      Ola Dalva,
      Aguardarei o contato do Daniel. Quanto mais cedo comecarmos a planejar o curso dele, melhor pois eliminamos as possibilidades de erros e maximizamos o tempo e investimento dele.
      Obrigado pelos elogios. Fico feliz em poder ajuda-los.
      Quanto aos medicamentos vai como ‘sugestao’:
      1 – Traga a quantidade suficiente de medicamento para o periodo que for ficar aqui e mais um pouco para o caso de imprevistos;
      2 – Mantenha os medicamentos na embalagem original, indicando tanto o nome generico como o nome do principio ativo;
      3 – Traga uma receita medica, em Ingles/Frances de preferencia, referenciando a necessidade do medicamento e o tipo de tratamento;
      4 – Pesquise na internet se ha restricoes quanto a trazer esse medicamento para o Canada. Alguns medicamentos vendidos no Brasil foram banidos daqui;
      5 – Informe a familia anfitria ou pessoa de contato aqui sobre situacoes de saude que possam necessitar de apoio medico especifico;

      Eu sempre aconselho meus alunos a terem sempre no bolso um cartao informando nome, fones de contato aqui e no Brasil, tipo sanguineo, alergias, e qualquer informacao relevante para o caso de um acidente. Nao custa nada, nao ocupa espaco e pode salvar uma vida.

      Finalmente, o conselho MAIS importante: Nao viage sem um seguro viagem. Posso te indicar um otimo se quiser.

      Espero ter ajudado!
      Um abraco e ate mais.

      Magno

      • Dalva

        16/ago/2010 at 07:54

        Oi Magno, eu de novo. você como sempre, muito gentil e prestativo. Olha, o Daniel está na fase de adaptação e esperando melhorar um pouquinho o Inglês para ver com você o curso seguinte. Fez 50% no teste no primeiro dia de aula. Bom, nÉ? Tá no nível 5 de conversação, 3 de grammática e 4 de leitura e interpretação. Sei que ele pode renovar o visto de turista aí…mas isso nao dá direito dele começar o outero curso, não, né? Ele precisa retornar ao Brasil e tirar o student permit depois que conseguir o aqceite da escola?
        De toda forma, podemos ir vendo alguma coisa, para que lá para outubro possamos fazer contato com a escola. Decidimos que não será curso de especialização. Me parece que o George Brown só tem especialização na area de Design de games. Vamos ver um programa de certificado? De no máximo 8 meses.Devo estar aí em dezembro para acertarmos tudo!
        Outra coisa: se eu me casar com meu namorado, portgues cidadao canadense há mais de 20 anos, há mais facilidade para o Dani conseguir aplicar p/ permanente, pelos laços familiares no Canadá/ Ele já tem 25 anos, nunca trabalhou, é meu dependente financeiro, pois está só estudando por enquanto. Sei que ele passou da idade de obter um sponsor, não é?
        abraços…aguardo sua resposta.

        • Magno Barros

          19/ago/2010 at 11:13

          Ola Dalva,
          Disponha!
          Vamos as suas perguntas:
          1) Se o seu filho tiver o visto americano, ele pode solicitar o visto de estudante via Buffalo. O consulado de la pode ou nao solicitar uma entrevista. Nesse caso ele precisara do visto para ir aos EUA por 1 dia. Sai bem mais barato que retornar ao Brasil

          2) Gostaria de entender melhor o que voces estao buscando. Porque nao o curso do GBC? Porque a preferencia por um Certificado, etc. Quanto mais detalhes eu souber, melhor poderei orienta-los

          3) No seu caso, sugiro consultar um especialista em imigracao. Se precisar, posso indicar um profissional Canadense para cuidar do processo de voces. Me avise! Alguns trechos da legislacao sobre dependentes:
          •is under the age of 22 and does not have a spouse or common-law partner
          •is a full-time student and is substantially dependent on a parent for financial support since before the age of 22, or since becoming a spouse or common-law partner (if this happened before age 22) or
          •is financially dependent on a parent since before the age of 22 because of a disability.

          Aguardarei seu retorno.
          Um abraco,

          Magno

          • Dalva

            22/ago/2010 at 09:54

            Magno,

            Como sempre, quero primeiro agradeecer pelas orientações. Veja: o Daniel nao tem visto americano, por isso, voltar ao Brasil para pedir o visto de Student Permit me parece que será necessário. Quanto ao seu questionamento do porque de um programa de certificado e nao um ( especialização?) na área de game design (development, animation), é porque o programa de especialização me parece muito teórico e ele quer uma opção de mercado. Se tiver alguma indicação p/ este caso no George…me passe o programa do curso. Sou Doutora em Comunicação, professora de universidade federal, por isso, a análise da grade curricular e do corpo docente se torna, para mim, fatores essenciais.
            A questão de custo, que vc levantou em um comentário anterior…nao é tão problemático. Se o curso for o que buscamos, dou um jeito.
            Abraços e, mais uma vez, obrigada!

    • Monica

      28/jul/2010 at 01:20

      Apenas uma dica…. me informaram que dipirona nao eh um remedio vendido no Canada…entao nao poderia ingressar no pais ou coisa parecida….. Uma amiga trouxe com ela, mas nao eh recomendavel correr esse risco…

  89. Camila

    12/jul/2010 at 15:11

    Olá, Magno tudo bem. Eu também tenho o mesmo interesse do Gabriel, fazer uma pós graduação na George Brown College em MKT Estratégico de Relacionamento.
    Você teria maiores informações do curso? Devo ter dificuldades para me empregar no termino do curso? Tenho MBA em Gestão Empresarial na FGV. E Estou com inglês no nível avançado e ano que vem no começo do ano irei prestar o TOEFL, para conseguir a pontuação para voltar ao Canada. Eu liguei na George, eles me falaram um pouco sobre o trabalho de 4 meses após o termino do curso, mas eu não entendi muito bem.Muito obrigada pela atenção,

    • Magno Barros

      27/jul/2010 at 13:59

      Ola Erica (Camila);
      Vamos as suas duvidas:

      1) O George Brown College e o maior de Toronto e um dos principais Colleges do Canada. Eu recomendo os cursos desta instituicao e terei prazer em ajuda-la no processo de inscricao;
      2) O curso de pos-graduacao em Marketing Estrategico e bom pois abre opcoes para areas de Data Base Marketing ou Marketing Analysis, que tem boa demanda no Canada, especialmente o primeiro ja que o Canada e lider mundial em termos de estudos estatisticos.
      3) O curso de Mkt Estrategico tem a duracao de 12 meses, sendo 8 em sala de aula, e 4 participando do programa Co-op (estagio). O College tem um departamento para auxilia-la a encontrar a empresa para fazer o co-op, mas cabera a voce conseguir a vaga atraves de bom desempenho em entrevistas. Muitas vezes, essas empresas oferecem trabalho para os estagiarios, e nesse caso voce usaria a oferta para entrar com um pedido de visto de trabalho para o Canada.
      4) Quanto ao seu MBA, precisaremos avaliar se e realmente o equivalente a um MBA Canadense (super rigoroso). Geralmente o que chamam de MBA no Brasil, corresponde a um diploma de College aqui no Canada.
      5) Falei um pouco sobre possibilidade de trabalho ligada ao curso de 12 meses, mas ha outros caminhos possiveis como entrar com um processo de skilled worker ou estudar mais um ano, trabalhar e pedir o visto via Canadian Experience. Precisamos tracar um plano de imigracao em conjunto com seu plano de estudos.

      Espero ter respondido suas duvidas.
      Como sempre, nao exite em fazer mais perguntas e comentarios.
      Um abraco,

      Magno

      • Emerson

        28/set/2012 at 10:20

        Olá Magno,

        Estive verificando as informações sobre college no Canadá, e gostaria de sua opinião sobre uma possibilidade de college no meu caso.

        Estou indo para Toronto em Janeiro/2013, fazer um curso de inglês (Work+study) 6+6 meses.

        Gostaria de saber o seguinte:

        a) Na minha fase final, ou seja nos últimos 6 meses, é possível eu iniciar um college no período noturno, visto que estarei trabalhando durante o dia ??

        b) Vc teria alguma indicação para me passar, de um curso de College ou educação continuada (não entendi a diferença), na área de administração de negócios, e que tenha curta duração … por volta de 12 meses ou algo parecido.

        obrigado,

        Emerson

  90. Carol Stein

    06/jul/2010 at 20:43

    Olá Magno, Tudo Bem?!
    Eu moro em Toronto a quase um ano e estou me preparando para entrar em um college de Architectural Technology, já pesquisei bastante, mas ainda tenho dúvidas, pois gostaria de fazer um que tivesse co-op junto, e o que mais me interessou foi o George Brown programa e pelo reconhecimento, mas ele não tem co-op. O Humber College seria a minha outra opção, e ele tem co-op, gostei de alguns videos que vi sobre o curso deles e depoimento de professores e alguns alunos, mas não sei se sigo nele ou fico com o George Brown, o que você poderia me dizer sobre os dois colleges?
    Desde já agradeço!
    Parabéns pelas reportagens!
    Grande Abraço!

    • Magno Barros

      27/jul/2010 at 14:54

      Ola Carol,
      O George Brown College certamente tem uma reputacao muito mais solida do que o Humber. Tem tambem um campus central e uma estrutura fisica enorme. Se o problema for o co-op, o que podemos fazer e inscreva-la num programa de estagio nao remunerado apos a conclusao do seu curso. Com o ingles afiado e um diploma na mao, isso nao devera ser muito dificil. Temos que planejar imediatamente.
      Se gostar da ideia, podemos criar um planejamento para voce a partir de agora.

      Abracos,

      Magno

  91. Maria Cláudia

    04/jul/2010 at 15:15

    Olá, Magno!
    Estou indo a Toronto em outubro passar um mês estudando inglês na Hansa.
    Mas tenho interesse em voltar depois.
    Existe algum curso na área de Propriedade Intelectual em Toronto? Trabalho nesta área e seria interessante um curso fora.
    Obrigada.

    Maria Cláudia

    • Magno Barros

      05/jul/2010 at 14:49

      Ola Maria Claudia,
      Antes de qualquer coisa, e preciso que voce indique qual tipo/duracao de curso deseja fazer (ex. 4 semanas, 1 ano, 2 anos, posgraduacao, etc).
      Tambem preciso saber o seu nivel atual de fluencia. Voce tem fluencia para ingressar num curso universitario (ex. IELTS = 6.5)?
      Os cursos de propriedade intelectual geralmente estao ligados a area de Direito, ou ha outros cursos relacionados que poderiam ser de seu interesse?

      Aguardo seu retoro para poder te oferecer uma resposta mais precisa.
      Um abraco,

      Magno

  92. Bruno Amaral

    04/jul/2010 at 11:44

    Oi gabriel,
    Estou inderecado em fazer um college na area de comercio exterior em toronto,
    gostaria de saber quais sao as burocracias de visto.. e se eh obrigatorio fazer um curso de ingles antes de engrenar ao college.
    Obrigado
    Bruno

    • Magno Barros

      05/jul/2010 at 14:31

      Ola Bruno,

      Voce nao precisa fazer curso de ingles no Canada. O que voce precisa e comprovar fluencia minima para poder ser aceito. Cada instituicao pede uma nota diferente, mas a media esta em torno de 6.5 pontos no IELTS.

      Caso voce nao obtenha a pontuacao minima, seria interessante considerar cursos preparatorios para o IELTS/TOEFL aqui no Canada.

      Apos sua inscricao no programa de Comercio Exterior, o College deve enviar uma carta de aceitacao que sera um dos documentos a serem anexados ao seu pedido de visto.

      Voce precisara anexar outros documentos ao pedido de visto e pode ate ter que fazer uma entrevista no Consulado. O que eles querem, e o maximo de lacos com o Brasil, indicando que voce retornara depois de seu curso no Canada.

      Para detalhes sobre os documentos para o visto, visite http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/study-etudie/study_permit-permis_etude.aspx?lang=por

      Avise se tiver mais duvidas!
      Magno

  93. Gabriel B.

    24/jun/2010 at 14:20

    Olá Magno, primeiramente gostaria de elogiar o site e a reportagem, bem legais, os dois.
    Então, estou me preparando para fazer o curso de pós graduação da George Brown College em Marketing Stratégio de Relacionamento(b409). Você tem alguma informação sobre o curso?? E quanto ao mercado de trabalho?? Após completar o curso devo ter muitas dificuldade em me empregar em Toronto?? Tenho nível avançado de inglês.
    Desde já, obrigado!

    • Magno Barros

      28/jun/2010 at 13:16

      Ola Gabriel,
      Fico feliz que voce tenha me contactado ANTES de se matricular no curso acima. Nossa conversa por Skype semana passada foi bastante esclarecedora sobre seus objetivos profissionais/pessoais e agora podemos avaliar uma estrategia que permita que voce estude e atinja seus outros objetivos.

      Quanto a conseguir oferta de emprego, vai depender TOTALMENTE de voce. Eu tenho alunos que conseguem porque correm bastante atras. Essa semana mesmo consegui uma oferta de estagio com possibilidade de emprego para uma estudante.

      Vamos nos falando e irei orienta-lo passo a passo.

      Um abraco.

      Magno

      • Gabriel B.

        04/jul/2010 at 22:51

        Olá Pessoal,

        Mando esta mensagem apenas para confirmar que o Magno tem me dado um ótimo atendimento via e-mail e Skype, e depois dessas conversas consegui repensar o meu plano de estudo e de carreira, readaptando o curso e a cidade às minhas necessidades.
        A consultoria tem sido realmente muito boa.
        Recomendo a todos.

        • Magno Barros

          05/jul/2010 at 14:35

          Gabriel,
          Ainda bem que conseguimos identificar, reavaliar e corrigir suas opcoes de estudo em funcao das suas expectativas profissionais e pessoais.
          Estarei sempre a sua disposicao para ajuda-lo no processo todo.
          Um abraco,

          Magno

  94. Dalva

    12/jun/2010 at 16:42

    Magno, outra coisa em que preciso de sua orientação.
    Meu filho tem 25 anos, é formado e não tem emprego, pois atua como frre lancer,embora já tenha obtido visto para o Canadá e visitrado o país há 10 anos. Tá morrendo de medo de não conseguir. Tem informações de como anda a embaixada com relação ao visto e se a imigração anda extremamente rigorosa? Ele vai levar a homestay e o certificado de aceite da Hansa, com uma mensalidade já paga.
    grata

  95. Dalva

    12/jun/2010 at 16:38

    Magno, antes de entrar num college ou universidade, o Daniel precisa estudar Inglês (three hours daily na Hansa for six month), pois dos 2 anos de inglês no Brasil não lhe valeram nada. Nào fala patavina. Creio que com uns 4 meses ele pode começar a procurar e se matricular para o ano que vem ( pode ser um programa de certificado em college) . Ele vem ao Brasil em fevereiro e, com o aceite da escola, pedimos um visto student permity. Agora ele está indo com o de turista, só para estudar o Inglês seis meses, mas vou colocar ele em contato com você posteriormente, ok? Te agradeço as orientações!

  96. Fabíola

    21/abr/2010 at 19:56

    Gostaria de fazer um curso de gemologia.Será que encontro?

    • Magno Barros

      23/abr/2010 at 00:13

      Ola Fabiola,

      A unica instituicao que oferece o curso de gemologia em Toronto e o George Brown College. O certificado dura 8 meses e tem inicio em Setembro e as aulas sao no Campus Casaloma (Norte da Bloor).
      Se voce quiser um pouco mais de detalhes sobre custos, inscricao, etc, temos uma pagina em portugues que vai te ajudar bastante.
      http://www.skope.ca/diploma-em-toronto/

      Ha tambem um curso mais voltado para o design de Joias em Montreal, mas acredito que nao seja exatamente o que voce procura.

      Avise se tiver mais duvidas!

      • Dalva

        10/jun/2010 at 15:31

        Olá amigo,

        Meu filho está indo em julho para um curso de Inglês por seis meses na Hansa e gostaria de também fazer um curso/certificado ou pós-graduação em áreas tipo: Design digital, games arts and animation. Ele é formado em Artes Visuais e tem curso stécnicos básicos em webdesign (layout) e Design gráfico. Alguma indicação em Toronto?

        • Magno Barros

          11/jun/2010 at 15:05

          Ola Dalva,
          Ha cursos de Pos-graduacao e Diploma em Digital & Game Design, com duracao de 2 a 3 semestres. Ha possibilidade de seu filho ficar mais tempo no Toronto? Em media o preco por 2 semestres sai a partir de $12.000. Esse valor esta dentro do seu orcamento? Se ele estiver estudando Ingles durante a manha e inicio da tarde, isso tambem limita as opcoes. Preciso saber mais detalhes, ok?

  97. livia

    13/abr/2010 at 20:50

    adorei o novo reporter!! show de bola!!
    patricia, muito boa sorte aqui!!!

  98. Felipe

    12/abr/2010 at 12:15

    Estou procurando um college para fazer um curso de no máximo 4 semanas na área de informática, dei uma olhada no site da Georgebrown, porém gostaria de outra idicação de college conforme comentado na matéria, curso certificado, que são os mais curtos..

    desde ja agradeço a atenção

    • Magno Barros

      19/abr/2010 at 14:19

      Olá Felipe,
      Algumas opções de certificates de curta duração na área de informática em Toronto incluem
      – Microsoft Project (40h)
      – Database Access (60h)
      – Excel (45h)
      – Illustrator (40h)
      Essas são algumas sugestões, pois você não especificou sua área de interesse dentro do universo da informática.
      DICA – Você pode combinar os cursos acima, com aulas de inglês.
      Avise se tiver mais dúvidas.

      • Felipe

        20/abr/2010 at 11:21

        Estou interessado em cursos de programação C#
        ITIL V3

        Obrigado

        • Magno Barros

          23/abr/2010 at 00:16

          Ola Felipe,
          E possivel fazer o curso de C# ITIL V3 em Toronto. Estou visitando a escola no dia 4 de Maio para averiguar qualidade, grade curricular, etc e te passo os detalhes em breve.

        • Magno Barros

          10/maio/2010 at 14:13

          Ola Luis,
          Conforme havia prometido, ja tenho as informacoes para voce:

          Curso: Programacao C#
          Duracao: 5 dias
          Horario: 9 – 16:30
          Investimento: $2.000
          Localizacao: Centro de Toronto (Bloor x Bay)

          Este curso geralmente faz parte da grade curricular das faculdades de informatica daqui, portanto ha pouca demanda por treinamento externo e consequentemente poucas datas e turmas disponiveis (2 por ano).

  99. Julinho

    27/mar/2010 at 15:03

    Se tudo der certo no consulado, me mudarei com a minha esposa para Toronto. Será que podem me enviar uma lista ou um link para procurar algum college na área de arquitetura?

    • Magno Barros

      27/mar/2010 at 21:00

      Julinho,
      O George Brown College, maior e mais respeitado college de Toronto, oferece 2 programas em Arquitetura:

      1) Architectural Technology – Diploma / 3 anos
      2) Architectural Technician – Diploma / 2 anos

      O site deles http://www.georgebrown.ca

      Quanto a questao do visto, se voce fizer qualquer um dos programas acima e tiver mais 1 ano de experiencia de trabalho aqui no Canada, voce pode pedir visto de residencia permanente.

      Respondi sua duvida? :)

      • Juliana

        04/ago/2011 at 15:47

        Olá! Estou na mesma situação que o Julinho. Mas a minha dúvida é a seguinte: Com qual destes cursos (Architectural Technology Architectural Technician) eu seria considerada arquiteta? Ou será então que uma Universidade seria melhor, neste caso?
        Obrigada!

        • Magno Barros

          09/ago/2011 at 13:01

          Juliana,

          Em teoria, um college equivale a uma faculdade tecnica no Brasil.
          Geralmente sao cursos feitos para complementar um curso universitario a titulo de atualizacao, ou para coloca-la numa posicao tecnica, auxiliando um Arquiteto.

          A menos que as regras do Ministerio da Educacao tenham mudado (por favor verifique) e isso ai!

          Um abraco,

          Magno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo