Siga-nos

OiCanadá

Educação

Indo estudar inglês em Toronto

Olá! Toronto é o meu destino por um período de dois meses com o objetivo de estudar inglês. Meu nome é Monica Korosue e, aqui no OiCanadá, vou compartilhar com vocês todas as experiências desta jornada.

Tenho 31 anos, sou casada e mãe de um menino de 10 anos. Sou paranaense, mas foi em São Paulo que escolhi viver, construir minha família e carreira. Sou Tecnóloga – formada em Processamento de Dados e trabalho em uma associação ligada ao mercado financeiro brasileiro.

A necessidade de se falar inglês nos dias de hoje neste mundo globalizado é evidente, mas no Brasil, por diversas razões (política, social, cultural, etc.), não recebemos esta formação.

Estou estudando inglês desde janeiro 2007 e não sinto evolução no aprendizado. Já perdi oportunidades de carreira e de especialização por falta de domínio do idioma. Como se isso não bastasse, atualmente faço parte de uma equipe em que eu sou a única profissional que não fala inglês, e sou muito cobrada por isso. Enfim, com essa pressão toda fui levada a tomar uma atitude mais desafiadora, e após muita conversa com meu marido e filho, tomamos uma decisão juntos: Monica fará um intercâmbio para estudar inglês fora do Brasil.

Mas, onde?

A escolha do destino foi norteada por diversos itens: recomendação de pessoas que fizeram intercâmbio, ter boas escolas de inglês, infraestrutura e temperatura agradável, ser uma cidade amigável com estrangeiros, segura e financeiramente viável, oferecer opções de atividades sociais e culturais, etc.

Somado a tudo isso que encontrei em Toronto, também pesou o fato de meu marido já ter feito intercâmbio em 2007 na cidade e eu já tê-la visitado durante as minhas férias em maio de 2009 e ter gostado muito. Com isso, a decisão foi tomada: CANADÁ – Toronto.

Onde estudar inglês em Toronto?

Depois de decidir por Toronto, me vi perdida com tantas opções de escolas. Fiz um filtro pelas recomendações, uma nova reunião familiar e a decisão foi pela University of Toronto’s International English Programs – conhecida também como UofT.

Meu marido, Maurício, fez o programa de intercâmbio pela UofT em 2007, que foi o primeiro ano do programa. Na ocasião, ele descobriu o curso pesquisando pela internet. Este curso só é oferecido nas férias de verão da Universidade e tem duração de um ou dois meses.

O programa oferecido pela Universidade de Toronto é bem completo. Além das aulas, também há possibilidade de participar de diversas atividades sociais e culturais, e a Universidade dispõe de uma infraestrutura que favorece os estudos e convívio com o grupo. Veja alguns dos serviços oferecido pela universidade:

  • Serviço de translado – Airport Service;
  • Grupo de apoio (Staff) da própria Universidade;
  • Restaurante – aberto para atender todas as refeições;
  • Residência estudantil dentro do Campus – quartos individuais, com acesso à internet e telefone;
  • Banheiros, cozinha e lavanderia são compartilhados;
  • Segurança física e controle de acesso com cartão magnético;
  • A agenda de atividades extras, que são pagas à parte, é feita pela equipe da Universidade, pensada para não atrapalhar as aulas e fomentar a convivência entre os alunos e com o idioma;
  • Possui boa localização é fica próxima aos principais meios de transporte;

Como funciona o processo de matrícula?

É necessário preencher um formulário de matrícula e seguir as instruções.

Após o formulário ter sido enviado à Universidade, será cobrada uma taxa do seu cartão de crédito, referente à matrícula. O valor é informado no formulário.

Neste formulário, você deverá escolher os cursos, turnos e tempo de duração. Note que você só tem duas opções de período: um ou dois meses. No caso de fazer apenas um mês de intercâmbio você pode ainda optar pelo primeiro ou pelo segundo mês.

Após o período de uma semana a UofT lhe enviará um email com todo o detalhamento do programa, regras de conduta, informações sobre o funcionamento, e o mais importante: a carta de aceite e confirmação de matrícula. Esta carta pode ser útil para tirar o visto e será muito importante na hora que você for se apresentar no setor de imigração canadense ao desembarcar em Toronto.

DICA IMPORTANTE: Faça você mesmo a sua matrícula, pois é mais simples do que você pode imaginar. Com isso, você ainda economiza os custos de uma escola intermediar o contato e processo de matrícula.

Para mais informações, visite o site University of Toronto – International English Programs.

Quanto custa fazer o curso de inglês da UofT?

O valor do investimento no curso depende de uma série de variáveis: quantos cursos você fará; quanto tempo você vai ficar, quantos passeios e atividades culturais você pretende fazer, estilo de alimentação, custos com lavanderia, telefonia, transporte, passagens aéreas, etc.

As combinações são variadas, e podem ir desde C$3,000 até C$9,000. Isso vai depender diretamente das suas escolhas.

Você deverá fazer o pagamento total do curso até a data estipulada na documentação (aproximadamente 30 dias antes do início do seu curso). Já adianto, não tem negociação financeira e nem parcelamento.

Minha decisão foi tomada baseada no meu estilo de vida, condições financeiras, minha idade, minhas necessidades e expectativas.

Por enquanto é isso! No nosso próximo encontro, vou contar pra vocês um pouco mais dos preparativos, desde a comunicação formal do meu afastamento de dois meses do trabalho à documentação necessária para a viagem. Até lá!

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Monica Keiko Korosue é paranaense, mas vive em São Paulo desde 1993. É casada e tem um filho. Monica é geminiana e como tal é uma mulher dinâmica, comunicativa, positiva, que adora novidade, de bem com a vida, tem muitos amigos, e é uma pessoa muito intensa e emotiva. Ela é dona de um carisma e astral festivo e sua principal característica é a busca por resultados e realizações. Monica é formada em Processamento de Dados pela Universidade Cidade de São Paulo e é especialista em Governança de TI com certificações internacionais em ITIL-Foundation, ITIL-Practitioner IPAD e CobiT. Trabalha com Tecnologia da Informação desde 1996 e atualmente é funcionária de uma associação ligada ao mercado financeiro brasileiro, atuando nas áreas de Infraestrutura, Serviços e Operação de TI.

40 Comentários

40 Comments

  1. Eduardo

    17/jan/2012 at 17:26

    Ola Monica,

    Show de bola esse seu post, é mto importante a troca de informacoes entre nós, parabéns pela iniciativa. Estou tentando viajar para estudar ingles por alguns meses (6 a 7) sem uma
    agencia de intercambio como intermediaria. Voce tem alguma dica de alguma escola onde eu possa entrar em contato?

    Muito obrigado.

  2. Rômulo Nascimento

    17/jan/2012 at 09:27

    Olá bom dia, estou pretendendo estudar na Faculdade em Toronto, mas gostaria de saber se todo o valor do curso foi pago no cartão de crédito ou existe outra forma de pagamento, como deposito na conta da Faculdade?.

    valeu.

  3. luiza fossil

    14/jan/2012 at 09:30

    olá,tenho 13 anos e vou fazer o curso de 1 mes.
    mas nunca interagi com pessoas de fora,entao gostaria de saber se é facil de fazer amizades.

  4. Karina

    26/nov/2011 at 13:42

    Olá, adorei suas dicas sobre a Universidade de Toronto. Embora já tenha estudado nesta linda cidade durante 1 mês – entre 2009/2010 – quero fazer outro curso´lá, mas estava me dúvida sobre qual escola, mas agora quero uma escola com um grande nome acadêmico, por isso depois de checar os links que você disponibilizou aqui e acabei de me decidir, é na University of Toronto que vou estudar.
    E para aqueles que estão em dúvida em ir ou não para Toronto, só digo uma coisa, vocês devem ir pois a cidade é maravilhosa, me apaixonei tanto por lá que meu TCC em Hotelaria foi a construção de um meio de hospedagem em Toronto, é impossível não se apaixonar pelo Canada. :)
    Boa sorte a todos.

    Karina

  5. Roberta

    31/out/2011 at 21:28

    Olá , gostaria de saber como fazer a matricula?

    obrigada,

    Roberta

  6. Ana Paula

    21/maio/2011 at 19:30

    Olá Mônica, tenho 38 anos e não estou evoluindo no me inglês, estudo só.
    Sinto um pouco de receio pois como nunca sai do país e meu inglês e bem falho.
    Você indicaria para mim este curso no canadá? Pensei na Inglaterra.
    Preciso demais, e até agora não tinha encontrado um depoimento tão interessante como o seu. Estou em mudança de profissão, mas creio que a próxima que escolher vou necessitar da língua.
    muito obrigada
    sorte em sua vida
    Ana

  7. JoséLuís

    25/fev/2011 at 15:06

    Oi Monica!

    Valeu a comunicação de sua experiência. Pelo que vi está ajudando muita gente. Para mim foi ótimo a dica a respeito do curso da universidade de Toronto, pois fui ao site e gostei muito do esquema e da organização, resultando em decisão de fazer um curso no meio deste ano(2011).

    Obrigado e um Grande Abraço.

    José Luís.

  8. sonia reolon

    15/dez/2010 at 10:22

    Olá Monica

    Pra mim, como pra todos que leram seu blog, foi algo muito bom e positivo. Você pode se sentir realizada por estar radiando muita luz a pessoas que você nem conhece. É só ler os comentários postados. Congratulation!!!!
    Também estou em um momento crucial.Tenho 56 anos, família com 2 filhos – rapaz com 24 e uma “menina” com 20. Ou faço um intercâmbio ou desisto da minha profissão (professora de Inglês).
    Acredito que seja necessário pelo menos 3 meses para adquirir uma experiência significativa. Seu relato me animou bastante e abriu portas também. Posso contar com sua ajuda?

    Um abraço

    Sonia

  9. Carolina Cozzi

    14/dez/2010 at 09:06

    Que bacana encontrar este site! Estou planejando minha viajem para estudar inglês para o próximo ano, ficarei 3 meses com minha filha (14 anos) e a cidade escolhida foi Toronto. Tb gostaria de aproveitar este período para ter contato com minha área profissional, seja através de pesquisas de campo ou voluntariado, atualmente trabalho numa grande empresa na área de sustentabilidade.
    Quero trocar bastante informações com todos que passaram por esta experiência!
    Estes relatos publicados aqui são maravilhosos!!!

  10. Rogério

    04/ago/2010 at 11:08

    Mônica, adorei os seus comentários.

    Sou formado em Sistemas de Informação, e pós em B.I. trabalha na área de implantação de ERP. E estou perdendo diversas oportunidades pela falta do inglês, meu inglês atual é básico. Estou guardando uma grana para estudar de 3 à 6 meses no canadá.
    Então estou realmente perdido, não tenho amigos que estudaram no canadá, etc… O que eu preciso, o que você puder me ajudar, serei muito grato. Obrigado.

  11. Dalva

    22/jul/2010 at 19:38

    Mônica, sempre grata por sua preciosa colaboração, te incomodo mais uma vez.

    Que documentos se deve apresentar ao Serviço de imigração no aeroporto de Toronto?
    Passaporte e identidade
    Carta da homestay
    carta da escola
    Passagem de retorno ao Brasil ( mpressa por e-mail)
    Seguro Saúde
    Cartão de crédito e o dinheiro que se está levando?
    Mais alguma coisa?
    aguardo!

  12. Dalva

    09/jun/2010 at 06:59

    Mônica,

    Meu filho vai para Toronto (25 anos) estudar Inglês (full time) na Hansa language Centre. Estou fazendo tudo direto, sem agência de intercâmbio, pois fica mais em conta. Entretanto, tenho dúvidas sobre o visto. O curso será de 6 meses. Ele vai com visto de turista (residente temporário), tem homestay na casa de meu irmão de Criação que mora aí há 25 anos. Ele tem interesse, depois do curso de Inglês, de cursar um College ou uma universidade, em áreas de design digial ou games arts and animation, pois é formado em Artes Visuais, tem cursos básicos de webdesign e design gráfico. O que devo fazer? Opto por outro tipo de visto? Se for só com o visto de turista (residente twmporário), ao chegar na imigração tem que pedir a permissão de estudo? Se nao puder me orientar, por gentileza, me indique o melhor caminho. Na minha cidade as agências não me dão respostas precisas.
    grata

    • Monica Keiko Korosue

      09/jun/2010 at 21:38

      Dalva,
      Que legal que você pode proporcionar esta experiência ao seu filho, será muito importante para ele.
      Quanto ao visto você obterá as informações que precisa acessando o link do Consulado Canadense – Pedido de Permissão de Estudos, mas não se esqueça de que todos os detalhes são importantes, como por exemplo, solicitar ao seu irmão que envie uma carta convite ao seu filho informando que a hospedagem será na casa dele durante o período em que estará em Toronto.
      Quanto cursar um College em Toronto, eu não tenho muitas informações, mas segue aqui um link de um artigo do oiToronto que pode de auxiliar a começar suas buscas.
      Boa sorte e parabéns!

      http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/study-etudie/study_permit-permis_etude.aspx?lang=por

      http://oitoronto.com.br/7877/6-vantagens-estudar-college/

      • Dalva

        10/jun/2010 at 15:18

        Mônica, grata, minha linda.
        Outa coisa, ouvi vocês ciomentando sobre peso de mala. Meu irmão que mora em Toronto disse que pode ser duas malas, cada uma com 35 k. Pela air canada não é este o limite?

        Outra coisa: perguntas frequentes na imigração….por favor! Meu filho fala mal o inglês.

        • Monica Keiko Korosue

          11/jun/2010 at 08:17

          Oi Dalva,

          O artigo sobre as malas está neste link: http://oitoronto.com.br/9640/o-que-voce-precisa-para-preparar-sua-mala/

          Há diferença entre as companhia aéreas, eu não tenho as informações da Air Canada pois comprei minhas passagens com a American Airlines.

          Quanto ao questionário da Imigração no aeroporto de Toronto, eles fazem basicamente 4 perguntas:

          1) O que você veio fazer no Canadá?
          2) Quanto tempo pretende ficar?
          3) Onde você vai ficar? ou 4)Se vai ficar na casa de alguém? (você precisará informar o endereço)

          No caso do seu filho que não fala nada de inglês, o ideal é entregar uma cartinha traduzida para o inglês (use o google tradutor)com estas informações e ter em mãos a carta convite do seu irmão que oferece a hospedagem e a carta de aceite ou convite da escola de inglês em que ele está matriculado.

          Não se preocupe que seu filho não terá problemas e este processo todo demora no máximo uns 5 minutos.

          Monica Keiko Korosue

          • Dalva

            13/jun/2010 at 06:45

            Oi, Mônica,
            Fico mais tranquila com sua resposta, pois ele nem está dormindo de preocupação, com receio da imigração.
            Bjs, grata mais uma vez!

          • Verônica

            13/abr/2011 at 16:58

            Olá!

            Nossa como você é gentil nas suas palavras escritas. Parabéns, por tentar proporcionar a jovens mesmo que seja somente com as suas experiências, a vontade de realizar o que realmente deseja.
            p.s: enviei um e-mail para você, favor leia. grata!

            um abraço.

            Verônica
            Fortaleza-ceará

  13. Adriana

    08/jun/2010 at 12:52

    Olá Monica

    Estou planejando fazer um curso de 3 meses em Toronto e gostaria de participar tb do programa voluntário que algumas escolas oferem. Vc tem alguma informação de como funciona este programa, já ouviu falar em algum ou alguém que já fez e gostou.

    Obrigada
    Adriana

  14. Adriana Marques

    06/jun/2010 at 22:34

    Oi Monica, eu tenho 35 anos e também tenho um filho de 10 anos, embarcarei dia 29 de junho, vou ficar 35 dias em Toronto, estou muito ansiosa com a nova experiência,meu marido me dá a maior força. Sou fonoaudióloga mas não atuo há anos, optei por estudar inglês e acompanhar o crescimento do meu filho. Estou torcendo para que dê tudo certo para todos!!!Bjks

    • Monica Keiko Korosue

      08/jun/2010 at 11:08

      Adriana,

      Te desejo toda a sorte e sucesso do mundo! Sei o quanto é difícil deixar no Brasil nossa família, mesmo por uma boa causa e com todo o apoio que recebemos…

      Beijos
      Monica Keiko Korosue

  15. Juliana

    02/jun/2010 at 16:20

    Ano passado nas primeiras ferias do banco fui para Toronto, 1 mês
    é muito pouco, para aprender inglês fora que fiz todos os passeios possiveis, e andei com muitos brasileiros, ano que vem pretendo voltar e ficar 3 meses na PLI.Eu sei que é cliche mas evite brasileiros, conheci rapidamente uma brasileira que so andava com estrangerios a melhor amiga dela era da Lituania, em 2 semanas do Brasil ja arrumou emprego.Aprender inglês é uma tarefa ardua e cara, então dedique seu tempo la para isso, afinal a sua familia brasileira e seus amigos brasileiros estarão todos aqui te esperando.

    Boa sorte,Toronto é uma cidade apaixonante, mesmo tendo passado um ano da minha viagem, sempre entro no oitoronto para matar a saudade.

    • Monica Keiko Korosue

      02/jun/2010 at 17:33

      Oi Juliana,

      Não é clichê não… Seu depoimento me fortalece quanto ao foco no meu aprendizado e no melhor aproveitamento do meu investimento!

      Obrigada por compartilhar sua experiência e agradeço de coração seu apoio!

      Toronto nos espera, hoje eu e depois você! Sorte pra nós!

  16. Andre Pitkowski

    02/jun/2010 at 06:04

    Parabéns pela decisão. Vou acompanha-la, pois tenho a vontade/interesse neste tema. Sucesso!

    • Monica Keiko Korosue

      02/jun/2010 at 14:10

      André,

      Que legal ter você acompanhando esta minha aventura! Obrigada!
      Um grande abraço!

      Monica Keiko Korosue

  17. Monica

    31/maio/2010 at 20:10

    Sabe qual eh a maior reclamacao dos brasileiros que vem estudar ingles em Toronto? Os outros Brasileiros! Eh engracado, nao podemos escutar ninguem falando portugues que chegamos a sentir borboletas no estomago!
    Entao acho que para aproveitar mais sua estadia aqui, o melhor eh falar so ingles! Amigos sao bons, otimos na situacao que a gente fica aqui, longe de casa, da familia, dos amigos…. mas eh preciso foco, caso contrario, sera uma oportunidade perdida!
    Tentar fazer amizade com pessoas que nao sabem falar a nossa lingua eh melhor…. posso ate dizer que eh desafiador! mas vale a pena!

    • Monica Keiko Korosue

      31/maio/2010 at 22:37

      Oi Monica, Boa noite!

      Você tem toda razão! Espero não perder o foco durante os dois meses, preciso voltar para o Brasil falando inglês e de preferência muito bem….(risos)!

      Obrigada por reforçar a dica: Não falar português! Espero não ter problemas para fazer amizade com pessoas de outros lugares do mundo… mas se isso for mais um dos desafios, vamos lá! estarei preparada! ;o)

      Vou te mantendo informada!
      Um grande abraço!

      Monica Keiko Korosue

  18. Fabiane

    31/maio/2010 at 17:01

    Esqueci de citar no meu comentário como esse site tem sido importante para mim! As dicas são preciosas, todas elas, seja gramática, cultura, dicas, passeios, eventos, muito bom…

    • Monica Keiko Korosue

      31/maio/2010 at 22:42

      Que bom Fabiane! O site me auxilia muito também… O mérito é da equipe que colabora com o site… aproveito para Parabenizá-los (TODOS) e em especial ao Christian Pedersen que recebe e responde meus emails com muita atenção e dedicação.

      Obrigada a você também Fabiane, que nos acompanha e nos dá ânimo de continuar.
      Abraços.

      Monica

      • Christian Pedersen

        31/maio/2010 at 22:45

        Oi Monica,
        Obrigado pelo comentario. Ficamos felizes com sua participacao no OiToronto, bem como a da Fabiane e todos os leitores.

  19. Maurício Berté

    30/maio/2010 at 09:20

    Olá, sou mais um que esta indo para Toronto, estou indo em Julho, ficarei 1 mês para aprender o ídioma, trabalho em uma Universidae em SC e igual a Monica também sou tecnologo (em informática) com especialização em Análie e desenvolvimento de sistemas, tenho 28 anos(farei 29 ai em Toronto). Já faz algum tempo que acompanho o Oi Toronto está me ajudando um montão nas minhas dúvidas. Estou ansioso para chegar logo o dia de embarcar para ai. Dependendo de como for esses 30 dias, estarei formalizando minha vontade de emigrar com miha familia para o Canadá.
    Abraço a todos

    Maurício Berté

    • Monica Keiko Korosue

      30/maio/2010 at 15:34

      Olá Maurício,

      Seremos muitos brasileiros estudando em toronto neste período.
      Boa sorte pra você!!!

  20. Fabiane

    28/maio/2010 at 14:01

    Irei para Toronto dia 02 de agosto, também para estudar por 1 mês. Ficarei em home stay e já estou matriculada na PLI, estou super ansiosa. Porque escolhi Toronto? 3 amigos foram e adoraram, para quem não tem fluência no idioma, que é o meu caso, dizem que a população é muito atenciosa…
    Boa sorte a todos!
    Fabi.

    • Monica Keiko Korosue

      28/maio/2010 at 14:58

      Canalize sua ansiedade nos preparativos, se certifique que tudo está em ordem para sua viagem e acompanhe os artigos que eu for escrevendo, pois vou recheá-los com bastante dicas! Se tiver algo que eu puder contribuir para sua viagem ou se você quiser compartilhar conosco alguma experiência, por favor, nos escreva!
      Depois… é só aproveitar sua viagem! Boa sorte! ;o)

      Um grande abraço!
      Monica Keiko Korosue

  21. Drika

    27/maio/2010 at 21:37

    Que legal!
    Eu tbm estou embarcando para Toronto em Julho, 1 mês.
    Mas meu trabalho exatamente n exige o idioma.. vou porque amo a língua mesmo… e depois de muitas pesquisas, fiquei apaixonada pela cidade :)

    Boa sorte pra nós \o/

    • Monica Keiko Korosue

      28/maio/2010 at 11:14

      Oi Drika,

      Você sabe que eu me senti exatamente assim: apaixonada por Toronto! A cidade oferece uma infraestrutura excelente para os seus moradores e visitantes.

      Se você puder, contribua com comentários sobre a sua experiência também! É sempre muito enriquecedor! Obrigada pela visita!

      Boa sorte pra nós \o/ e Have nice trip!!! =o)

      • Wagner

        31/maio/2010 at 17:04

        Monica, boa tarde
        Eu quero mandar meu filho pro Canadá estudar inglês por uns 3 meses. Você tem idéia de quanto eu vou gastar no total?
        Obrigado

        • Monica Keiko Korosue

          31/maio/2010 at 22:24

          Oi Wagner,

          Na Universidade de Toronto são admitidos adolescentes entre 12 e 18 anos para o IEP – International English Program, mas para os jovens este curso tem duração máximade 4 semanas(das férias de verão).
          Para o período de 4 semanas e para o curso General English Program, o investimento atualmente é de CAD $4890 (dólares canadenses). Isso sem contar passagens aéreas e despesas gerais.
          Se quiser mais detalhes sobre o programa para Jovens, você encontra neste link: http://www.iep.utoronto.ca/youth/fees.htm

          Se o seu filho for maior de 18 anos, ele participará do programa para adultos e as informações estão no meu artigo. Ainda assim, o período máximo para o IEP são dois meses.

          Dica: De repente uma opção melhor para ficar em Toronto por 3 meses e com preços bem mais acessíveis seria contratar tudo através de uma agência de intercâmbio, há boas agências em São Paulo.

          • Wagner

            01/jun/2010 at 07:07

            obrigado pela dica. foram bastante úteis. vou procurar uma agência, porque ele já vai fazer 18.

        • Monica Keiko Korosue

          02/jun/2010 at 17:37

          Wagner,

          Dê uma olhadinha no site da Escola PLI (http://www.pli.ca/index.aspx) que é a escolha da nossa colega Juliana Vargas.

          Outra opção que me falaram que é bem legal é a agência http://www.semdestino.com.br pode ser legal pra você também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo