Siga-nos

OiCanadá

Educação

Elementary e secondary schools no Canadá

Tudo o que você precisa saber antes de imigrar para Toronto com o filho (entre 6 e 17 anos) ou matriculá-lo em um programa de intercâmbio educativo no Canadá.

http://www.flickr.com/photos/makoworks/2919354987/

Muitos artigos no OiCanadá falam da possibilidade de estudar idiomas em Toronto ou até mesmo dar continuidade aos estudos em instituições como colleges ou universities. No entanto, cada vez mais pais procuram enviar seus filhos não só para estudar inglês, mas para cursar um ano do ensino fundamental ou médio no exterior. Neste artigo procuro esclarecer como funciona a elementary e a secondary school no Canadá. Essas informações são úteis também para quem pretende imigrar para o Canadá com filhos de até 17 anos e gostaria de entender melhor como funciona o sistema educacional.

No Canadá, quem administra o ensino fundamental (chamado de elementary school) e o ensino médio (chamado de secondary school ou simplesmente high school) é o governo provincial, e portanto o sistema educacional varia de província para província. As informações deste artigo se referem a Ontário.

Brasil x Canadá: diferenças básicas

A elementary school é cursada por alunos de 6 a 14 anos (do grade 1 ao grade 8), enquanto a high school é cursada por alunos de 14 a 18 anos (do grade 9 ao grade 12). Diferentemente do Brasil, o ano letivo no Canadá vai de setembro a junho, pois as férias de verão são nos meses de julho e agosto. Há também um Winter break (recesso de inverno) de duas ou três semanas em dezembro, popularmente chamado de Christmas break (recesso de Natal), e um Spring break (recesso de primavera) de uma semana em março.

Outra importante diferença é que alunos de elementary e high schools ficam na escola em período integral, do início da manhã até o meio da tarde. Menos de 10% dos estudantes canadenses estudam em escolas particulares, pois são caríssimas, e as escolas públicas são de altíssima qualidade. A maioria das escolas religiosas são católicas. É importante notar que apesar de ambas serem públicas (tantos as escolas religiosas quanto as não-religiosas), as escolas não-religiosas são chamadas de public schools, enquanto as católicas são chamadas de Catholic schools.  Ensino religioso obrigatório, prática de costumes como orações no dia a dia, além de retiros religiosos e missas são o que diferem as Catholic schools das public schools. O uso de uniforme é obrigatório apenas em Catholic high schools, e pode custar entre C$300 e C$500 por ano. As demais escolas não exigem uniformes.

Quem administra?

Diferentes district school boards administram as escolas nas várias cidades e regiões. Em Toronto, o Toronto District School Board cuida das public elementary e high schools enquanto o Toronto Catholic District School Board cuida das Catholic elementary e high schools. Na Greater Toronto Area (Grande Toronto) o Peel District School Board cuida das public elementary e high schools enquanto o Dufferin-Peel Catholic District School Board cuida das Catholic elementary e high schools. É através desses centros que a matrícula dos alunos é feita. Para saber como funciona o procedimento para matricular seu filho, veja este outro artigo do OiCanadá.

Quanto custa?

Para o aluno que não é cidadão canadense ou permanent resident e não está em um processo de imigração durante o período de estudo, o ano letivo custa C$12,5 mil em elementary schools e C$14 mil em high schools. Livros e transporte escolar estão incluídos no valor. Para os demais alunos este custo é subsidiado pelo governo, também com direito a livros e transporte. O único custo para o aluno, então, é com o material escolar (mochila, lápis, caneta etc), com o uniforme (caso estude em uma Catholic high school) e com alimentação. Geralmente o aluno estuda na escola mais próxima de seu endereço residencial, como determinado pelo district school board da região.

Formação crítica

Em geral, a linha pedagógica de elementary e high schools é mais liberal que no Brasil e há grande incentivo para que o aluno participe de algumas das atividades extracurriculares que a escola oferece. É por isso que muitos estudantes brasileiros que tiveram toda a base educacional no Brasil e vieram para o Canadá já na 8ª série (ou grade 8), ou completaram o ensino médio aqui (com a conclusão do grade 12), têm facilidade com as matérias e os métodos de avaliação.

Enquanto no Brasil há uma ênfase em preparar o aluno para que ele se saia bem em provas como vestibulares (para o eventual sucesso no mundo profissional), aqui o foco é em preparar o aluno para que ele tenha, de certa forma, um olhar crítico para diferentes questões. O ambiente de ensino,  então, é menos rigoroso, digamos, do que no Brasil. Cada vez mais, especialistas têm incentivado filosofias de ensino como essa, pois, segundo eles, é o desenvolvimento da tolerância para com diferentes culturas, da criatividade e da habilidade de se expressar que melhor prepara o aluno para uma formação cidadã e para a era da informação.

Estudo direcionado: o aluno escolhe o nível

Até os grades 9 e 10 da high school, o aluno tem contato obrigatório com todas as matérias tradicionais, como História, Geografia, Matemática, Física, Química, etc, e a partir do grade 11 o conteúdo programático passa a focar em áreas de sua preferência. O aluno pode, por exemplo, escolher focar em humanidades ou Ciências Sociais a Matemática, Ciências e Artes. Ou qualquer outra combinação entre essas matérias.

O aluno tem liberdade também para escolher o nível (level) de dificuldade e intensidade das matérias que cursará em seus últimos anos de high school. Há essencialmente dois níveis: university level e college level. Como os nomes indicam, as matérias, dependendo do nível, prepararão o aluno para estudos ou em uma university ou em um college. Portanto, se o aluno gostaria de cursar Psicologia em um university, por exemplo, ele precisa saber quais matérias de high school a universidade pede para que ele possa ingressar no curso desejado. Nesse caso, o aluno precisaria focar em Ciências, Matemática e Inglês, todos no university level.

Por outro lado, se o aluno pretende cursar Design em um college, ele então precisaria focar em Matemática e Artes no college level. Isso porque para entrar em universities e colleges no Canadá não há uma prova como o vestibular no Brasil. As instituições recorrem ao histórico escolar do aluno para decidir se o aluno merece ou não a vaga desejada. A vantagem desse método é que o aluno não precisa ir bem em uma só prova para chegar ao curso e instituição pela qual tem preferência. E a desvatagem é que já no grade 11, aos 16 anos, o aluno tem de ter uma boa ideia do que vai querer fazer assim que concluir a high school, já que precisa escolher as matérias específicas e o nível correto a que vai se dedicar.

Há também programas técnicos em high schools, chamados de co-op, em que o aluno adquire experiência prática profissional para que tenha alguma especialização prática ao se formar da high school, o que facilita a procura de um emprego.

French Immersion

Estudar francês é obrigatório em elementary e high schools, já que é um dos idiomas oficiais do Canadá. Em Ontário há também escolas chamadas de French immersion schools, onde o idioma de instrução é o francês.

Uma curiosidade é que, além de  ter que atingir certa nota em uma prova de alfabetização, alunos de high school precisam completar 40 horas de serviço comunitário para que possam obter o Ontario Secondary School Diploma. Mais um exemplo de como o sistema educacional canadense visa formar cidadãos.

E se meu filho não falar inglês?

Uma das preocupações mais frequentes entre pais que pretendem imigrar com seus filhos ou enviá-los para fazer intercâmbio, é a dificuldade que eles terão em aprender as diferentes matérias e acompanhar os demais alunos enquanto estiverem ainda aprendendo o inglês. Embora seja verdade que para cursar a high school é ideal que o aluno tenha pelo menos alguma proficiência no inglês, (já que as matérias que cursar e as notas que atingir o permitirão ingressar em diferentes colleges e universities), o aluno de elementary school não precisa saber falar inglês. Isso porque na elementary school coordenadores e professores são bastante flexíveis e prestativos aos alunos que falam pouco ou não falam inglês.

Muitas vezes esses alunos têm atividades especiais para ajudá-los no desenvolvimento do idioma e os critérios das notas não são os mesmos dos outros estudantes, pelo menos não até que o aluno tenha um certo domínio sobre o idioma.

Isso sem contar o fato de que até os 13 anos crianças estão naturalmente predispostas a aprender novos idiomas. As amizades feitas na escola também contribuem para o aprendizado, já que o aluno está exposto ao inglês praticamente 100% do tempo. Na maioria das vezes, um aluno que entra na elementary school sem saber falar inglês, adquire fluência no idioma entre seis meses e um ano.

Mente aberta

Estudos mostram que crianças que cursam o ensino fundamental e médio em um idioma estrangeiro têm a mente mais aberta em relação a assuntos como a diversidade cultural. Portanto, o aprendizado de uma nova língua nessas circunstâncias não só garante a fluência no idioma, mas também torna os alunos mais reflexivos.

É verdade também que os idiomas que falamos mudam a maneira que pensamos e até vemos o mundo. Por esse e muitos outros motivos, pais procuram cada vez mais colocar seus filhos em intercâmbios culturais. Portanto, os pais não devem ficar apreensivos ao imigrar com seus filhos. Ainda mais para uma cidade como Toronto, onde o sistema de educação visa formar verdadeiros cidadãos.

73 Comentários

73 Comments

  1. Leide Borges

    01/out/2016 at 4:39 PM

    Boa tarde, gostaria de saber o que é necessário para matricular uma criança cidadã americana no ensino fundamental no Canadá.

  2. danielle

    08/set/2016 at 8:52 PM

    Eu gostaria de uma escola privada internacional no Canadá. Quais as 5 melhores e quais os preços em média?

  3. Pingback: #2.16 Educação no Canadá: Ensino Fundamental - Canadá Agora

  4. Oséias Silva Costa

    06/jul/2016 at 8:37 PM

    Boa noite, sou Mestre em Educação interessado sobre a avaliação do ensino para aprendizagem do conhecimento no ensino médio.
    Muito boa publicação e percebi que já possui algum tempo que não há atualização, pergunto se ainda podemos socializar sobre a educação na Canadá.

  5. Marly

    09/abr/2016 at 12:16 PM

    Olá meu nome e Marly estou vendo a pocibilidade de eu e minha filha irmos para o canada esse ano e você tirou uma de muitas dúvidas minha e outra coisa você sabe me enformar se pessoas com necessidades especias ai tem algum tipo de auxílio??

  6. Marcia

    07/jan/2016 at 7:17 PM

    Boa noite,Bruno
    Meu filho quer fazer intercâmbio, quando ele estaria aqui no Brasil, no 2 ano do Ensino Médio. Acontece que temo que ele tenha muita dificuldade quando voltar para cursar o 3 ano .Vc disse que high school canadense dura 4 as. Será que ele poderia ir pro 4 ano,após fazer o 3 aqui??

  7. Murilo

    23/out/2015 at 2:03 PM

    Bruno,

    Estou me mudando em Fevereiro. Minha filha no próximo ano começa o ensino médio e estará só com 2 meses do ano letivo. Como em Toronto o ano letivo começa em Set, tem como aproveitar o ano ?

  8. GLAUCIA PATRICIA

    02/out/2015 at 2:47 PM

    Bruno, foi ótima as suas informações, pois estou com muita vontade de mandar meu filho para estudar no Canadá. Mas queria saber um programa do governo para manda-lo por conta, entretanto eu mesmo não tenho condições financeiras…

  9. andrea bezerra

    20/mar/2015 at 2:42 PM

    boa tarde,

    Muito boa a sua matéria. Gostaria de tirar algumas dúvidas.
    Meu esposo ganhou uma bolsa para o Canadá para fazer o mestrado, Gostaria de ir com ele e meus filhos. Tenho 3 filhos de 4, 11 e 13 anos.
    Como seria a Escola no Canadá? Será que consigo matricular na pública.?
    Fico no teu aguardo.
    Obrigada,
    Andréa Bezerra

  10. roberta

    06/mar/2015 at 9:55 AM

    como conseguir fazer a matricula numa escola canadense high school se a pessoa ira morar em casa de amigos em toronto???

  11. exemplo:ana,joao

    02/set/2014 at 7:17 PM

    gostei

  12. Beatriz

    02/set/2014 at 6:58 PM

    E para pessoas com visto permanente terão que pagar algum valor??

  13. leonel mendes

    27/jul/2014 at 6:12 PM

    os 12 mil ja estão incluindo o alojamento da criança

  14. RITA TORRES

    06/jun/2014 at 3:57 PM

    Olá Bruno,

    Que maravilha suas informações!!!! Quanta segurança nos passa como pais!!!
    Há possibilidade de minha filha realizar um Intercâmbio Cultural no Canadá por 6 meses, a partir de setembro/2014. Gostaria de saber quanto devo ter em mãos para custear as minhas despesas para passar uma semana com ela quando sentir saudades. Me envie um passo-a-passo. (ex.: despesas com visto; passagens; hospedagem em casa de família; alimentação enquanto estiver por lá; passeio, etc…

    Obrigada!!!

  15. elisa b. manfredini

    21/maio/2014 at 3:01 PM

    Olá Bruno, eu e minha família ( marido e duas filhas menores – 8 e 2 anos) pretendemos imigrar para o Canadá através do Canadian Experience, uma das muitas dúvidas que temos é a partir de que idade a menor terá ensino gratuito.

    Tks

    Elisa

  16. Tamar

    16/abr/2014 at 2:23 PM

    Boa tarde. Sou professora do 1º ciclo, São Miguel, Açores, Portugal. Sabe dizer-me se nas escolas canadenses há a disciplina de português e como me poderei candidatar a uma escola aí no Canadá para dar aulas, uma vez que estou pensando emigrar para aí? Obrigado.

  17. Joao Ricardo de Aquino

    13/abr/2014 at 9:35 AM

    Bom dia, Bruno

    Estou me preparando para mudar para o Canada na região de Alliston norte de Toronto (Barrie, Bradford ) e gostaria de sua orientação e ou indicação com relação ao elementary school ( católico ou de envangelista ) nesta região já que tenho um filho na faixa de 9 anos de idade e que no Brasil ele está 4 ano.

    Sem mais, agradeço pela atenção

    João Aquino

  18. josé roberto de souza junior

    15/mar/2014 at 2:25 PM

    quanto custa para se matricular na escola aí de toronto//////////

  19. Viviane

    09/dez/2013 at 4:55 AM

    Enviado via iPad

    Bom dia Bruno!

        Após ler este artigo estou decididamente, pensando em ir para Toronto com meus meus filhos para que estudem aí, fiquei muito interessada! Eles estudam numa escola bilingüe aqui no Brasil, em Palmas-TO, com método canadense, chamada Maple Bear, eles amam a escola, estão com 6 e 8 anos, e acredito ser a idade ideal. Assim também aprendo o Inglês e que sabe faço alguma especialização na área do direito, vez que sou advogada.

         Gostaria de orientação e ajuda sua, como melhor época para eu me mudar, onde morar, eles estão de férias a partir do dia18/12 até 27 de Janeiro, então quem sabe eu já poderia resolver tudo isso agora nessas longas ferias!

          O valor do custo de vida, de num padrão bom de qualidade de vida, eu e meu marido queremos nos dedicar a eles e descansar um pouco.

          Aguardo retorno, grata. atenciosamente, Viviane Raquel
          
      

  20. Adriana Vera e Silva

    07/dez/2013 at 2:07 PM

    Por favor, meu filho está estudando em Burnaby (região de Vancouver) na primeira série do High School desde agosto. Queremos que ele volte em 20 de dezembro, imediatamente antes do Christmas Break e ele ainda teria duas semanas de aula em janeiro. ele fez o primeiro semestre em escola particular em são paulo, e agora a escola dele tem dúvidas sobre se ele pode ser aprovado para a série subsquente, pois não completará os últimos dias de aula no Canadá. Uma colega de Campinas em situação semelhante foi aceita para a segunda série em escola particular, pois, assim como meu filho, cumpriu aulas de fez a 20 de dez de 2013. Pode me ajudar com alguma informacao

  21. Maria da Conceição da Silva

    07/out/2013 at 3:56 PM

    Olá! Gostaria de saber como faço para mandar minha filha de 16 anos para estudar no Canadá escola publica gratuitamente, ela vai cursar 1º ano do ensino medio aqui no Brasil e aí como seria?
    Desde já obrigada
    Conceição

  22. Luciene

    24/jul/2013 at 11:24 AM

    Olá Bruno ,
    Bom primeiro parabéns pela matéria :)
    É o seguinte eu gostaria de saber se lá em Toronto existem escolas para crianças de 3 e 4 anos (gratuitas) ? E também gostaria de saber, como eu faço para me tornar uma “temporary resident” ? Pois tenho uma filha que completará 15 anos e ela entraria na “high school” e eu não tenho condição de pagar essa quantia enorme .
    Obrigado , Bjos

  23. Gabriel

    10/jul/2013 at 5:20 PM

    Gents, esto em Angola Provincia de Cabinda e sou divorciado vivendo com os meus 3 filhos mas o meu sonho E de ver eles bem formados, Quero mandar eles Para Canada para os estudo e o resto a Primeira tem 10anos, a Segunda tem 7anos e o Junior tem 5anos. por favour informar algumas escolas que podem receber estes para estudos e support.

  24. Lukas

    24/fev/2013 at 11:17 AM

    Oi meu nome é Lukas,

    E estou terminando meu ensino médio. Eu gostaria de saber se eu posso fazer o secondary school no canada e receber o diploma para que depois eu possa entrar em uma uni do canada. É possivel?
    Seria apenas 2 anos certo?

    Obrigado

  25. Esther

    03/set/2012 at 9:27 PM

    Boa noite.
    Gostei muito do seu site e particularmente deste post.
    Estou acabando o 2o ano do ensino medio este ano e estou pensando em terminar o enino médio aqui e fazer o último ano deles (canadenses) no Canadá.
    Gostaria de saber se eu tiver 18 anos vou poder trabalhar lá?
    E se for trabalhar o ensino público vai ser de graça?
    Já vou ter um curso técnico feito, posso trabalhar nessa área lá?
    Obrigada.

  26. Natan A

    07/jul/2012 at 3:22 PM

    olá bruno!!
    Estou indo para o Canadá em sentembro, e vou para o programa de high school e gostaria de saber se no começo é muito dificil a adaptação. Me preocupo porque meu nivel de inglês ainda é o intermediario você acha que é um nivel bom para fazer intercambio?
    desde ja ” thanks so much”

  27. Alexandre Medeiros

    06/jun/2012 at 7:32 AM

    Prezado Bruno,
    Esses critérios referentes ao ensino são muito diferentes para Montreal, por exemplo>

  28. juliana

    19/abr/2012 at 4:41 PM

    Olá Bruno! Obrigada pelas informações valiosas.

    Estou inciando o processo de imigração para o Canadá e preocupadíssima com a educação de minhas filhas. Você saberia me dizer as séries correspondentes à delas: atualmente estão no 9º ano(antiga 8ª série) e a outra no 7º ano (antiga 6ª série). Desde já obrigada!

  29. claudetth pereira de sousa

    08/jan/2012 at 5:28 PM

    Meu filho completa 15 anos este ano e estou querendo deixa-lo fazer um entercambio o Canadá, este ano ele vai cursar no brasil o 1º ano do ensino médio, mas estava pensando que seria melhor cursar o ano todo no CANADÁ, mas não tenho condição de pagar escola particular, qual seria o melhor caminho? Há três anos ele estuda ingles na escola FISK no Brasil.

  30. Lany

    07/nov/2011 at 12:40 PM

    Boa tarde. Bom ter esse site para nos ajudar
    Vamos nos mudar para Toronto durante um ano para meu marido fazer pós doutorado. Ele é professor da Universidade Federal de MG e iria com bolsa de pós doutorando pela CAPES. Tenho um filho de 6 anos e minha dúvida é se a condição de meu marido é de visto “temporary resident”,o que permitiria a escola pública para meu filho…
    Obrigada

    • Bruno

      08/nov/2011 at 10:56 AM

      Acredito que sim, Lany. Acho que não haverá problema quanto a escola do seu filho…

  31. Mariana

    27/out/2011 at 8:23 PM

    Olá Bruno!
    Primeiramente muito obrigada, pois muitas dúvidas foram esclarecidas. Uma porém ficou e, se possível, gostaria que você me ajudasse a esclarecer.

    Ano que vem vou fazer um doutorado sanduíche em uma universidade de Ontário. Chego em abril de 2012 e tenho de voltar em abril de 2013 por conta do programa de bolsad de estudos do qual faço parte. A questão é que vou com meu filho de 10 anos. Como as aulas terminam em junho, ele não conseguirá cursar o ano letivo completo por lá. Você tem alguma informação de como isso se revolve quando eu voltar para o Brasil? Estou com receio de que ele tenha de repetir a 4ª série…

    Muito obrigada!

    • Bruno

      28/out/2011 at 1:39 PM

      Mariana, vamos lá. Pelo que eu entendi, seu filho completará 10 anos de idade no ano que vem. Em fevereiro de 2012, então, ele deverá começar a 5ª série no Brasil e, em setembro daquele ano, a 5ª série de novo Canadá. Acho que se ele voltar para o Brasil em abril de 2013, antes de concluir a 5ª série, ele terá de fazer de novo no Brasil…

      Mas a verdade é que eu não sei, pois é bastante delicada a sua situação, pelas datas. Pode ser que, ao chegar no Canadá, você já possa (ou tenha que!) colocá-lo na escola para os meses de abril, maio e junho. Nesse caso, acredito que para concluir a 4ª série. Ou talvez tenha de esperar até setembro mesmo, como disse anteriormente. Quanto a volta para o Brasil, acho

    • Bruno

      28/out/2011 at 1:41 PM

      (continuando…)

      Quanto a volta para o Brasil, acho que ele terá de cursar a partir da série que ainda não tiver concluído. Talvez a própria escola onde ele estuda atualmente possa esclarecer isso pra você…

      boa sorte!

  32. nelma.

    19/out/2011 at 10:59 AM

    Oi Bruno parabens pela iniciativa muito esclarecedor. eu estou me indo morar
    em vancouwer no mes de março e gostaria de saber se lá o sietema educacional é o mesmo ou parecido com o de ontáro e em que mes eu poderis matricular meus filhos de 13 e 11 anos nas escolas gratuitas de vancouwer. qual mes são as matriculas? ou é qualquer época do ano.?
    Eu e meu marido estamos indo como um temporary residence. vamos pra estudar e trabalhar . por favor me oriente.
    desde já agradeço.

    • Bruno

      19/out/2011 at 8:06 PM

      Nelma, não sei se o sistema de British Columbia é o mesmo ou parecido com o de Ontario, mas não deve ser muito diferente. As matrículas provavelmente podem ser feitas durante os meses de julho e agosto.

      boa sorte!

    • CYNTIA

      24/out/2011 at 9:50 AM

      OI NELMA
      GOSTARIA DE DE SABER SE VOCÊ PODE ME AJUDAR POIS ESTOU COM A MESMA DUVIDA QUE VOCE TEVE E ACHO QUE PELAS DATAS VOCE JA ESTA MORANDO AI. ESTOU QUERENDO IR COM A MINHA FAMILIA PARA VANCUVER EM JULHO OU AGOSTO COM MEUS FILHOS DE 8 ANOS VOCE SABE ME DIZER QUAIS DOCUMENTOS DEVO LEVAR DATA DE FAZER A MATRICULA E SE E GRATUITA MESMO MEU MARIDO VAI PEGAR VISTO DE ESTUDANTE?
      QUAL VISTO VOCEIS TEM PARA PODER ESTUDAR E TRABALHAR?QUE AGENCIA VOCEIS CONTRATARAM?
      VOCEIS ESTÃO GOSTANDO DE MORAR AI?
      POR FAVOR ME RESPONDA
      QUE DEUS ABENÇOE
      CYNTIA

  33. José Pazeli

    25/set/2011 at 9:05 PM

    Tenho 15 anos e meus pais estão pensando em me mandar pro Canadá pra morar lá sozinho, seria possível eu estudar em uma escola pública? (Eu moraria em homestay até atingir a maioridade)

    • Bruno

      19/out/2011 at 8:08 PM

      Para vir para o Canadá vc teria de ter um visto de estudante, o que significa que vc seria aluno internacional, e precisaria pagar as devidas taxas…

  34. Cátia

    01/set/2011 at 9:06 AM

    Olá Bruno.
    Adorei a forma explicita como esclareceu todos os interessados. Tem-se falado de estudantes-crianças. E para adultos, sabe dizer-me se existe alguma ajuda para trabalhadores-estudantes, como existe noutros países, nomeadamente em Portugal?

    Obrigada e felicidades.

  35. Renata Drumond

    25/ago/2011 at 8:16 PM

    Boa noite!
    Excelente e bastante elucidativo. Parabéns pela iniciativa!
    estou entrando agora com o processo Federal para imigrar para o canadá com o meu filho de 12 anos (atualmente cursando o 7º ano – antiga 6ª série).
    O sr. saberia me informar quais os documentos necessários que eu devo providenciar aqui no Brasil para poder matriculá-lo?
    E, pode-se escolher, havendo possibilidade, entre as Catholic Elementary e public Elementary?
    Uma vez que ainda não tenho lugar para morar, seria interessante poder escolher entre essas opções.
    desde já agradeço a atenção.
    Um abraço

    • Bruno

      26/ago/2011 at 10:10 AM

      Renata, não sei a resposta para sua primeira pergunta. Eu acredito que você só possa matricular seu filho depois que imigrarem… quanto a escolha entre “catholic schools” e “public schools”, você é quem decide sim. Boa sorte!

  36. Lavínia

    19/jun/2011 at 2:18 PM

    Bruno, gostaria de saber se lá no Canadá os alunos do High School chamam o último ano de grade 12. Não seria o quarto ano?
    Beijos, Lavínia

    • Bruno

      20/jun/2011 at 10:25 AM

      Isso mesmo Lavínia, aqui os estudos vão do “grade 1” ao “grade 12”, sendo que o “elementary school” vai do 1-8 e o “high school” do 9-12. Diferente do Brasil, o colegial aqui tem 4 anos…

  37. Inês Cardoso

    09/jun/2011 at 10:54 AM

    Olá Bruno!!

    Somos uma familia Portuguesa e estamos a pensar ir morar para Toronto. Mas estamos com muitas duvidas em relação aos nossos filhos que são gemeos e têm 7 anos, que escola escolher?, como fazer o pedido de transferência de portugal para o Canada?? Não sei se é preciso???? Quando e como fazer a matricula??? Será que se vão adapatar visto que não sabem falar Inglês??? Como está a ver estamos com muitas duvidas, se nos podesse ajudar agradeciamos muito…

    Aguardo uma ajudinha… : )

    Obrigada beijos a todos!!!

    • Bruno

      09/jun/2011 at 7:44 PM

      Inês, toda a informação que eu sei está no texto, e acredito que as respostas para muitas de suas perguntas estão lá…

      boa sorte!

  38. nogueira

    04/jun/2011 at 9:00 AM

    Bruno, Bom Dia!
    Gostaria de saber de haveria alguma escola para meu filho de 8 anos estudar FREE, pq como vc mencionou acima para canadense ou residente seria de graca, eu nao teria outra alternativ??, nao tenho como pagar C$12,5, e muito caro para mim, pois tambem sou estudante. Moramos na Irlanda e meu filho estudou por 2 anos em escola catolica, ( uma maravilha, tudo de bom!! e de graca!!) pq la a politica era assim, o importante e que as criancas estudem, teria alguma escola do genero no Canada.
    Atenciosamente.

    • Bruno

      04/jun/2011 at 1:25 PM

      Nogueira, como foi discutido nos comentários acima, se pelo menos um dos pais estiver morando no Canadá com um visto de “temporary resident”, as crianças podem estudar gratuitamente sim. Ou seja, você como responsável da criança precisa ser ou cidadão canadense, ou residente permanente, ou oficalmente um residente temporário. Abraço.

  39. Denise

    16/maio/2011 at 3:40 PM

    Olá…vc sabe se existe alguma possibilidade de dois adolescentes de 14 e 12 anos serem alunos ouvintes de alguma escola pública em Toronto por dois meses (tempo que eu e meu esposo estaremos lá)?

    • Bruno

      17/maio/2011 at 9:00 AM

      Denise, assistir aula por dois meses, eu não vejo como isso seria possivel. Só podem ir para as aulas os alunos nas situações citadas acima, ou seja, se os pais estiverem morando aqui, se forem alunos internacionais, etc…

  40. Clayton

    06/abr/2011 at 9:06 PM

    Ola Bruno,

    parabéns pela matéria, tirou muitas dúvidas minhas e de minha esposa, uma vez que estaremos indo em julho para o Canadá, viveremos em Bradford West Gwillimbury. Tenho uma pergunta: meu filho vai fazer 8 anos em julho e está na segunda série aqui no Brasil, em que série ele deverá ser matriculado em Setembro? Vai pra terceira série ou volta pra segunda?

    Obrigado.

    • Bruno

      07/abr/2011 at 1:01 AM

      Clayton, seu filho será matriculado na terceira série em setembro.

      Creio que em Bradford West Gwillimbury quem administra as escolas “públicas” é o “Simcoe County District School Board”

      http://www.scdsb.on.ca/

      E quem administra as escolas “católicas” é o “Simcoe Muskoka Catholic District School Board”

      http://www.smcdsb.on.ca/cms/One.aspx

      Boa sorte!

  41. Bruno

    25/mar/2011 at 12:01 AM

    Mariana, seu filho mais velho deverá iniciar a 1a Série (Grade 1) em setembro deste ano. Já seu filho mais novo terá de esperar até setembro de 2012 para iniciar o Jardim 1 (Junior Kindergarten). Assim que chegar no Canadá, entre em contato com o “district school board” da sua região para confirmar, e iniciar o processo de matrícula. Quanto a alfabetização, eu não tenho certeza, mas creio que na 1a Série (Grade 1). Quanto a isso fique tranquila, seus filhos estarão falando inglês depois de alguns meses na escola e não terão problema em acompanhar as demais crianças…

  42. Mariana

    24/mar/2011 at 10:17 PM

    Olá.
    Vou imigrar no meio do ano e tenho algumas dúvidas:
    Meu filho tem 6 anos (completa 7 em 09/01/2012), pra que série ele vai? Em que série acontece a alfabetização?
    Meu outro filho completa 4 anos em 15/01/2012, ele já tem direito à escola?
    Agradeço antecipadamente sua ajuda.
    Mariana

  43. Rogério

    20/mar/2011 at 9:23 PM

    Estamos estudando a possibilidade de nossa filha mais velha fazer HIGH SCHOOL no Canadá. O ano letivo tem duração de quantos meses ? Alguns intercâmbios oferecem 6 meses. Pelas minhas contas, o ano letivo tem aproximadamente 8 meses. Poderia me responder ? Obrigado !!!!

    • Bruno

      21/mar/2011 at 10:31 AM

      Rogerio, o ano letivo, como disse no artigo, vai de Setembro a Junho. Entao, 10 meses no total. Se alguns intercambios oferecem 6 meses, provavelmente é para apenas 1 semestre, o que é comum. Mas, com certeza se voce perguntar para a agencia que consultou eles podem te dizer porque oferecem apenas 6 meses.

      boa sorte!

  44. KRJ

    17/mar/2011 at 6:06 PM

    Oi, Bruno. Li tao rápido o seu comentário que quem não reparou direito que você corrigia foi eu. Desculpe, rapaz.

  45. KRJ

    17/mar/2011 at 2:22 PM

    Oi, Bruno. foi por isso que o meu título foi “Sobre o bilinguismo nas escolas de Ontario”. Acho que vc não reparou. :-) Tudo bem. De qualque forma, Ontario é a unica perspectiva que tenho, pois é o estado Onde moro.

  46. Bruno

    16/mar/2011 at 11:23 AM

    Corrigindo o comentário do KRJ acima: ele quis dizer que em Ontário há escolas inglesas (onde há 1 hora de francês por dia) e francesas (onde se estuda 1 hora de INGLÊS). Obrigado pelos comentários, KRJ.

  47. KRJ

    16/mar/2011 at 11:02 AM

    Sobre a integração das crianças imigrantes nas escolas.

    O Canada é essencialmentr um país de imigrantes e daí as escolas aqui estão bem preparadas para ajudarem a integração das crianças recém-chegadas.

    Essas crianças juntam-se as outras numa classe normal mas têm, todos os dias, uma classe de apoio chamada ESL (English as a Second Language – Inglês como Segunda Língua), a que elas assistem até estarem bem familiarizadas com a língua, conforme avaliação dos professores.

    Uma preocupaçåo a menos para os pais.

  48. KRJ

    16/mar/2011 at 7:38 AM

    Sobre o bilinguismo nas escolas de
    Ontario.

    Aqui há escolas inglesas (onde há 1 hora de francês por dia) e francesas (onde se estuda 1 hora de francês). Como a língua mais falada neste estado é o inglês, a maioria das crianças vai para a escola imglesa, a exceção daquelas cujos pais, ou pelo menos um deles, têm o francês como primeira língua.

    Entretanto, algumas escolas inglesas oferecem programas de imersão em francês, em duas vertentes: a tempo integral ou parcial. A primeira assemelha-se ao programa das escolas francesas enquanto que a segunda é um meio-termo.

    No program de imersão em francês a tempo parcial (passarei a chamá-lo de FTP), que inicia geralmente na 4′ série, as matérias do programa de ensino estadual são lecionadas assim: ciências exatas (como matemática, estatística, etc) em inglês e ciências sociais (como história, geografia, etc) em francês.

    Como foi dito aqui, as criancas passam quase que um dia inteiro na escola (de 9:00h as 15:00h, aproximadamente), daí no FTP, o tempo de aula das crianças é dividido em 50% em inglês e 50% em francês.

    Muitos pais acreditam que o FTP é uma melhor representação da realidade de Ontario e do bilinguismo deste país.

  49. Claudia Seroa da Motta

    15/mar/2011 at 10:25 PM

    Olá, Bruno …. primeiramente parabéns pelo blog, muito interessante e bem redigido ! A minha pergunta é a seguinte …. como posso saber qual é a melhor escola particular ( no caso para elementary school) em Toronto e vizinhanças ? E se for pública ? Existe algum ranking publicado anualmente pelo setor de educação do Canadá ? Quais escolas estão melhor preparadas para receber crianças imigrantes que tenham inglês básico ? Há algum tipo de serviço específico de apoio à essas crianças nos primeiros meses de imigração ? Estarei imigrando no proximo ano com duas crianças de 7 e 9 anos e já ouvi que em certas escolas os pais não podem nem entrar para deixar o seu filho na sala de aula …. MUITO OBRIGADA pela atençao !

    • Bruno

      16/mar/2011 at 9:00 AM

      Bom Claudia, de escolas particulares eu não sei muita coisa, a não ser que pode custar de C$1000-3000 por mês, por isso é frenquentado por poucos. Além do mais, escolas públicas, como disse no artigo, são relativamente boas. Como disse também, não é você que escolhe qual escola seu filho irá estudar, e sim o “school board,” que determina a partir do seu endereço residencial. Portanto, se quiser “escolher” uma certa escola para seu filho, é necessário morar próximo a ela. Agora, como saber quais escolas são as melhores? O “KRJ” acima comentou que “O governo de Ontario…publica o resultado do desempenho das escolas na página do EQAO para o público.” Talvez você possa começar pesquisando por essa página… Boa sorte!

  50. Sra. Vieira

    15/mar/2011 at 2:45 PM

    O que quis dizer é que todas as criancas tem direito ao acesso a educacao, so isso, desculpa se coloquei no post errado…

  51. KRJ

    15/mar/2011 at 6:20 PM

    Atenção ao fato de que, apesar do ensino público (escolas públicas e escolas católicas) ser regulamentado pelo governo estadual, o desempenho das escolas varia muito dependendo do nível econômico das pessoas que habitam próximas à escola. Não, o sistema não é perfeito.

    O governo de Ontario, entretanto, publica o resultado do desempenho das escolas na página do EQAO para o público.

    Como obrigatóriamente só se pode matricular numa escola quem mora perto dela, vale a pena ver onde as melhores escolas estão localizadas.

    Finalmente, mencionou-se aqui apenas dois grupos de Conselhos Escolares da Grande Toronto (GTA): Peel e Durham. Há outros como, por exemplo, o de Halton.

  52. Irajandrade

    15/mar/2011 at 12:20 PM

    Bruno,obrigado pelas consideraçoes
    Um abraço

  53. Bruno

    15/mar/2011 at 4:52 AM

    Quanto a questão levantada pela Sra Vieira, realmente, ilegal é criança fora da escola. No entanto, a questão de filhos de imigrantes ilegais é outra: é baseada em razões humanitárias e não se aplica às situações de Letícia e Irajandrade. Este assunto não foi tratado neste artigo pois outros no OiToronto lidam com isso, como este:

    http://oitoronto.com.br/11182/e-possivel-registrar-filho-na-escola-sendo-ilegal/

  54. Bruno

    15/mar/2011 at 4:11 AM

    Letícia e Irajandrade: Seus filhos podem sim estudar em escolas públicas gratuitamente, contanto que o responsável pela criança também esteja residindo em Ontário e tenha pelo menos um visto de “temporary residence” que permita trabalhar ou estudar. O que acho é o caso de vocês. Eu baseei minha resposta anterior apenas na sessão 49(7) do “Ontario Education Act”, que explica quem não precisa pagar taxas, e esqueci da sessão 30(2) do “Immigration and Refugee Protection Act”, que diz que apenas as crianças filhos de “temporary resident” sem o direito de trabalhar ou estudar não tem o direito de estudar em escolas públicas. RESUMINDO: Seus filhos podem sim estudar em escola pública gratuitamente contanto que o responsável pela criança esteja residindo em Ontário com pelo menos um visto de “temporary residence” que permita trabalhar ou estudar. Desculpe pela confusão, e boa sorte!

  55. Irajandrade

    15/mar/2011 at 3:13 AM

    Gostaria de saber realmente quem esta com a razao;estou indo para Toronto no meio do ano para estudar ingles e college e levarei meus filhos de 4 e 7 anos;me falaram que o ensino e gratuito

  56. Sra Vieira

    15/mar/2011 at 1:22 AM

    Leticia conheco filhos de imigrantes ilegais aqui, e todos estudam em escola publica,
    sem pagar nada por isso, a educacao principalmente para as criancas e um direito universal, garantido em tratados internacionais, e muito respeitado e cumprido pelo Governo Canadense, ilegal e crianca fora da escola, pode ficar tranquila seu filho podera ir para escola sim sem pagar nada por isso,,,

    • Lilian Marcondes

      18/jul/2012 at 1:58 PM

      Boa tarde sra Vieira, vc ainda mora no Canadá, eu gostaria de migar para ai com meu esposo e filho, como posso arranjar emprego ai? vc poderia me dar algum conselho de como iniciar esse sonho?
      Obrigada

  57. Bruno

    14/mar/2011 at 11:05 AM

    Leticia, voce terá sim de pagar escola para seus filhos, ja que nao sao cidadaos canadenses ou “permanent residents.” A escola, porém, nao é particular. Acontece que o governo nao subsidia o custo para estrangeiros nas escolas públicas. Boa sorte!

  58. Leticia

    14/mar/2011 at 10:18 AM

    Boa matéria!
    Fiquei apenas com a seguinte dúvida: meu marido, eu e as crianças estamos indo para o interior de Ontario com um study permit concedido a ele (fará 1 ano de estudo de inglês, francês e em seguida fará Pós). Durante o período todo de estudos dele, teremos que pagar escola particular para o nosso filho mais velho (de 12 anos) ou há alguma possibilidade de estudar gratuitamente?
    Obrigada!
    Letícia.

Deixe um comentário

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Bruno é natural de Santo André (SP) e mora no Canadá desde 2007, onde estudou Filosofia e Criminologia na Universidade de Toronto até 2014. Mantém os blogs Enganos Mundanos e Conditioned Things.

Mais em: Educação

Posts Populares

Topo

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!

Canadá na Web – Assine de graça!

Uma seleção das melhores notícias e artigos da internet sobre o Canadá, criada exclusivamente para assinantes. Digite seus dados abaixo e fique por dentro.

Cadastro efetuado com sucesso!