Siga-nos

OiCanadá

Educação

College, university ou o quê?

Universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional são algumas das opções para o brasileiro interessado numa graduação ou pós-graduação em Toronto. Como muitos ficam confusos com essa terminologia, o OiCanadá vai esclarecer a diferença entre college e university e tirar as suas dúvidas sobre o sistema educacional canadense.

Com este artigo divido o que aprendi sobre o sistema educacional canadense como aluno e funcionário da Universidade de Toronto, esclarecendo então algumas das dúvidas mais frequentes relacionadas a este tema.

Vale ressaltar que quem cuida do ensino superior no Canadá são os governos provinciais, e que este artigo se refere especificamente ao sistema de Ontário.

Antes de falar sobre colleges e universities, uma breve discussão sobre o ensino superior no Brasil. Universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional são algumas das opções para o brasileiro interessado numa graduação ou pós-graduação. No geral, o que difere uma universidade de um centro universitário e uma faculdade no Brasil é o nível de especialização do corpo docente e a autonomia da instituição sobre o desenvolvimento e administração de seus cursos, sendo que a universidade tem mais autonomia e consequentemente mais reconhecimento que as demais.

Todas oferecem bacharelados e licenciaturas, além de mestrados e doutorados em sua grande maioria. Por outro lado, instituições de educação profissional, como o Senac, são voltadas para o trabalho especializado e seus cursos geralmente têm duração de seis meses a dois anos. Elas oferecem diplomas e certificados em diferentes áreas profissionais, apesar de hoje em dia também oferecer certos bacharelados e licenciaturas.

Vale notar que no Brasil, universidades, centros universitários, faculdades e instituições de educação profissional em sua maioria procuram, de uma maneira ou de outra, preparar o aluno para o mercado de trabalho. Tendo em mente esses pontos principais sobre o sistema brasileiro, fica mais fácil a compreensão de como funciona o ensino superior aqui no Canadá.

College: formação para o mercado de trabalho

Para atingir suas metas, realizar seus sonhos ou complementar seus estudos, você precisa de um college, university, ou o quê? Colleges são, na verdade, Colleges of applied arts and technology ou Institutes of Technology and Advanced Learning, e são instituições voltadas para o trabalho especializado e oferecem diplomas e certificados assim como instituições de educação profissional no Brasil. Seus cursos têm duração de seis meses a dois anos, mas cada vez mais Colleges vêm oferecendo bacharelados em diversas áreas, que podem ter de três a quatro anos de duração.

Alguns dos Colleges mais renomados em Toronto e região são Seneca, George Brown, Humber e Sheridan. Os professores são geralmente grandes profissionais da área com valiosa experiência no mundo profissional. É importante não confundir tais instituições com Career Colleges, como o CDI e o Trios, que são particulares e são menos reconhecidas. Elas preparam o aluno para algum trabalho bem específico, como administração de redes ou analista de help desk (operador de call centre), com cursos de curto prazo.

University: foco na academia

Como no Brasil, são instituições acadêmicas que oferecem cursos de bacharelado, mestrado e doutorado. Seu foco é estritamente acadêmico e teórico e raramente prepara o aluno para uma carreira profissional de fato. A vantagem de estudar em uma university no Canadá é que muitas instituições estão entre as melhores do mundo e oferecem uma infinitude de programas nos diferentes níveis acadêmicos. A universidade de Toronto, por exemplo, oferece mais de 300 cursos de graduação em seus três campus em Toronto, Scarborough e Mississauga.

Um fato curioso é que é possível inclusive estudar Letras (português) na U of T. Além da University of Toronto há também a York University e a Ryerson University na cidade. Esta última, a Ryerson, está cada vez mais especializada em cursos profissionais, e assim como os colleges, visa a formar o aluno para que possa trabalhar. Professores em universities, diferente dos profissionais nos colleges, se destacam por possuirem doutorado e serem muitas vezes líderes mundiais em suas respectivas áreas de estudo.

Um curso de graduação numa university tem normalmente duração de quatro anos em período integral, mas pode levar de três a oito, tendo em vista que, diferentemente do Brasil, o aluno tem bastante liberdade para desenvolver a grade curricular de seu curso.

Quanto custa?

Se você tiver permanent resident status ou cidadania canadense você pode contar com o governo provincial com o financiamento de seus estudos. Apesar de serem públicas as instituições de ensino superior no Canadá, um curso de graduação numa university custa por volta de C$5000 a C$7000 por ano; diplomas e certificados em um college podem variar de C$2000 a C$10 mil  por ano. Para alunos internacionais, este preço anual chega a quadruplicar, já que o governo não subsidia os custos do aluno, por ser estrangeiro.

Como saber qual a melhor opção?

Portanto, para decidir se você precisa de um college ou de uma university basta se fazer algumas perguntas: tenho interesse em trabalhar em breve numa área específica, ou quero aproveitar a oportunidade de ter uma educação liberal e mundialmente renomada mas que é mais abstrata?

Agora você já sabe que para estudar algo focado no profissional, como Turismo ou Design, você deve recorrer a um college, e que para estudar algo teórico voltado para o acadêmico, como Sociologia ou Antropologia, deve buscar uma university.

É bastante comum no Canadá que formandos de universities façam algum tipo de especialização em um college a fim de aprimorar de maneira profissional as habilidades adquiridas na university. Um exemplo seria um recém formando em Sociologia na U of T que procura, logo após término de seu curso, um programa de Jornalismo no George Brown, que colocará em prática todo o aprendizado universitário do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho.

Nem melhor, nem pior

Pela grande maioria, brasileiros que estão ou querem vir para o Canadá a fim de dar continuidade aos estudos tendem a escolher um college. O importante é lembrar que universities e colleges são diferentes, e ao contrário do que pensam, um não é melhor que o outro por natureza. Um pode, sim, melhor lhe proporcionar aquilo que você procura, mas de forma alguma um é superior ou inferior ao outro.

Teoria ou prática?

Este é um momento interessante para se pensar no sistema de ensino superior do Canadá. Ultimamente, governantes, diretores, professores e estudantes têm discutido com grande polêmica e repercussão qual o papel que uma universidade deveria exercer numa sociedade. Enquanto professores defendem a soberania de uma educação abstrata que promove o desenvolvimento intelectual nos estudantes, governantes, preocupados com a falta de mão de obra especializada no Canadá, dizem que universidades deveriam cada vez mais se preocupar em preparar alunos para o mundo profissional – que ao invés de grandes pensadores, o Canadá precisa de trabalhadores. O que você acha? Leia mais sobre essa questão no Students want jobs, and universities are listening e Get me a job—or give me my money back.

Não confunda

Uma última observação. Estrangeiros podem se confundir ainda mais com a terminologia do ensino superior já que, muitas vezes, associam o que vêem na mídia com respeito aos EUA com o que há aqui no Canadá. Este não é o caso. O que chamamos de university no Canadá, nos EUA chamam de college, e o que chamamos de college no Canadá, chamam de community college nos EUA.

Veja mais sobre como funciona o sistema de educação no Canadá no Wikipedia.

Algumas agências de intercâmbio auxiliam no processo de matrícula em cursos de faculdade e pós-graduação sem cobrar taxas. Para receber um atendimento personalizado e um orçamento, visite a página College, Pós ou MBA.

Get me a job—or give me my money back

Bruno é natural de Santo André (SP) e mora no Canadá desde 2007, onde estudou Filosofia e Criminologia na Universidade de Toronto até 2014. Mantém os blogs Enganos Mundanos e Conditioned Things.

127 Comentários

127 Comments

                                            Deixe uma resposta

                                            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                            Mais em: Educação

                                            Topo