Siga-nos

OiCanadá

Educação

Intercâmbio no Canadá de 1 Mês – É vantagem estudar apenas 30 dias em Toronto?

Antes de decidir fazer seis meses de intercâmbio, minha ideia era passar apenas um mês no exterior, fazer um curso rápido de inglês e aproveitar as férias. Meus planos mudaram, mas ficou a dúvida, minha e de muitos leitores que têm pouco tempo para esse tipo de viagem: fazer intercâmbio no Canadá por 1 mês vale a pena?

Para me ajudar a responder a esta questão, conversei com alguns amigos que passaram por essa experiência. De maneira geral, todos gostaram, eles já tinham uma ideia de quanto isso ajudaria a melhorar o inglês e do quanto seria mais uma experiência cultural e turística. Isso que é o melhor, é uma viagem que já engloba tudo de uma vez.

Começo com o depoimento de Jimena Nicolai, formada em Relações Internacionais, que trabalha como bancária e é de Santo André, SP. Ela passou um mês aqui em Toronto fazendo um curso intensivo, e já chegou com uma boa base do idioma:

“Um mês valeu muito a pena sim, mas acredito que vale mais para quem já tenha alguma noção do idioma e esteja disposto a aprimorá-lo. Eu me via obrigada a usar o inglês diariamente mesmo com as pessoas da minha própria língua, pois no grupo sempre havia estudantes de outras nacionalidades, isso é muito bacana. Eu aprendi bastante, principalmente na fluência e na parte gramatical que, pelo menos aqui no Brasil, é importante para poder, até mesmo, escrever uma carta, coisa que muitas empresas pedem na hora de selecionar candidatos. Fiquei muito empolgada com a viagem que fiz, ano que vem viajarei mais um mês, mas desta vez para outro país, Irlanda ou Inglaterra talvez. Recomendo a todos que têm pouco tempo e dinheiro fazer uma viagem de um mês, é uma experiência incrível e um ótimo investimento.”

Rodrigo Pavão, paulistano formado em Economia, também passou um mês aqui em Toronto e destaca o quanto a viagem foi boa para o seu aprendizado do idioma:

“Olha, para mim a experiência valeu muito a pena. Primeiro porque viver a cultura canadense por um mês valeu por vários meses. Para você ter uma ideia, eu subi três níveis na escola onde eu estudo. Melhorei muito meu listening, que era meu objetivo, e destravei na hora de falar. Além disso, tem a viagem, as amizades, as experiências de viver sozinho em um outro país longe de amigos, família, etc. Sem dúvida, recomendo a experiência, ainda que curta, mas muito valiosa.”

Leonardo Paloni, estudante de Comércio Exterior, já estagiário em uma grande multinacional, conta um pouco do que achou de sua viagem de um mês.

“Gostaria de dizer que um mês foi suficiente para Toronto, que aliás, é minha cidade favorita no mundo. Já tinha estudado inglês por alguns anos no Brasil, no entanto, é difícil encontrar alguém para praticar conversação. Quando cheguei a Toronto conheci um monte de pessoas de diferentes nacionalidades, e considero este ponto a parte mais inesquecível. Pessoas de todo o mundo, japoneses, mexicanos, coreanos, árabes, argentinos, todos juntos. Coincidentemente, eu fui para Toronto durante a Copa do Mundo, e pude ver como pessoas de outros países gostam do Brasil. Ao mesmo tempo, consegui melhorar meu inglês, e o intercâmbio foi muito importante para minha carreira profissional. Claro, não posso esquecer de todos os lugares e cidades diferentes que visitei. Tive bastante tempo para conhecer Quebec, Montreal e Ottawa, aproveitando cada momento com os meus colegas da escola. Então, posso sugerir um curso de um mês, pois eu realmente gostei e quero voltar em breve. Uma dica é evitar manter contato com pessoas de sua nacionalidade. Você vai precisar aprender o comportamento de outras culturas e praticar o idioma inglês.”

Esta é uma experiência cada vez mais comum, pelo que vejo aqui, principalmente entre os brasileiros que se sentem pressionados pelo mercado de trabalho a aprender inglês. Viajar, mesmo que seja por um mês apenas, poder ser uma boa saída para acelerar o aprendizado e aproveitar as férias.

Seria muito interessante mostrar mais alguns relatos. Se você fez intercâmbio no Canadá por 1 mês, estudando em Toronto, diga-nos: como foi? Gostou? Aprendeu bastante neste período? O custo-benefício compensou?

Ou se você ainda vai passar um mês aqui, o que espera desta experiência?

Leia também o post Vai passar 1 mês em Toronto? Diga-me com quem andas e te direi o quanto saberás!

Quer saber quanto custa um intercâmbio de 1 mês em Toronto? Clique aqui.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Rodrigo Schmiegelow, um jovem que veio da cidade de São Paulo para se aventurar e descobrir Toronto. Publicitário formado em 2009, no curriculo possui experiência como designer gráfico, criativo em agencia de comunicação, e, nos ultimos três anos, tem trabalhado na área de Marketing. Nas horas vagas investe seu tempo em uma empresa de e-business que começou com uma sócia de criação e desenvolvimento web.

138 Comentários

138 Comments

                                                            Deixe uma resposta

                                                            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                                            Mais em: Educação

                                                            Topo