Siga-nos

OiCanadá

Educação

Vai passar 1 mês em Toronto? Diga-me com quem andas e te direi o quanto saberás!

[CRISTIANO SILVEIRA] Quem leu o artigo em que falei um pouco sobre o meu intercâmbio, deve saber que fiquei apenas um mês em Toronto para estudar inglês. E aí você me pergunta: Vale a pena ir para estudar por apenas um mês? Meu inglês vai melhorar bastante em apenas um mês?

Bem, eu diria que tudo depende do seu nível de inglês e como você aproveita seus intensos 30 dias no Canadá.

Quando saí do Brasil, eu já havia contratado 4 semanas de aula. Minhas aulas iniciavam às 8h30min e terminavam às 14h30min com 45 minutos de intervalo para o almoço. Era uma boa carga horária de estudos, mas não aconselho ninguém a contratar um longo período de horas se você também quiser aproveitar a cidade durante este mês. Por ser um período curto de estadia e as cidades, como Toronto, oferecerem muitas atrações, não é legal ter aulas que durem mais da metade da tarde.

Se você tem um inglês básico ou intermediário, talvez um mês seja pouco. Você não irá sair fluente em apenas um mês mas, com certeza já ajudará o seu inglês. E não fique triste por isso, além do conhecimento da língua existe também o de uma nova cultura do país pelo qual você está viajando e o das outras pessoas de todos os cantos do mundo com quem você irá se relacionar. E isso é incrível! Você vai fazer amizade com japoneses, coreanos, mexicanos, russos, sauditas etc.

E por falar em amizade, talvez essa seja uma das questões mais importantes para melhorar seu idioma. Andar com pessoas que falam línguas diferentes do português força você a falar o inglês e assim aprender mais e mais. Mesmo que fale errado, tente. Seus amigos irão te entender de alguma maneira e te ajudarão, afinal, todos estão ali também para aprender.

E o melhor, para continuar falando com eles após o intercâmbio, o inglês ainda será necessário! Então, fazer amizades com pessoas que não sejam brasileiras sempre te ajudará no aprendizado.

Além das aulas e das amizades, eu aproveitei para melhorar meu inglês de outras maneiras, como: ler diariamente o jornal Metro que é distribuído gratuitamente pela cidade, conversar com os atendentes das lojas quando ía fazer uma compra e, claro, com a família com quem eu morava.

Então as dicas que tenho para quem terá pouco tempo de intercâmbio, assim como eu tive, são:

  1. Evite ficar em grupos com pessoas que falam português;
  2. Faça muitas amizades com pessoas de outros países e saia com essas pessoas;
  3. Leia jornais e outras mídias locais;
  4. Converse, interaja com pessoas na rua, lojas, e guias de passeio sempre que puder.

Bom, essas são as minhas dicas sobre uma viagem de um mês. Eu acho que vale e valeu muito a pena para mim. Intercâmbio, mesmo que curto, é bom sempre e recomendo!

Leia também o depoimento de Rodrigo Schmiegelow no post Intercâmbio no Canadá de 1 Mês – É vantagem estudar apenas 30 dias em Toronto?.

Quer saber quanto custa um intercâmbio de 1 mês em Toronto? Clique aqui.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo