Siga-nos

OiCanadá

Experiência

Conheça o mundo fazendo amizades no Canadá

Quando você decide fazer um intercâmbio, surge aquela ansiedade de conhecer tudo o que é novo. Quando eu cheguei em Toronto, há 6 meses, não imaginei que, além de conhecer coisas novas, pudesse encontrar tantas pessoas de outros países. Pessoas que se tornaram amigos. E o melhor: essas amizades ajudam bastante no aprendizado do inglês, já que você provavelmente não saberá falar os idiomas deles.

Fazendo os cálculos, fiz amigos de aproximadamente 20 países: Arábia Saudita, Japão, Coreia do Sul, Sérvia, México, Rússia, Tailândia, Colômbia, Alemanha, Ucrânia, Honduras, Inglaterra, Índia, Portugal, França, Estados Unidos e, óbvio, Canadá e Brasil.

São muitas nacionalidades para conseguir falar de todos nesse post, por isso citarei as que mais me chamaram a atenção.

Começo com os meus amigos árabes. Com eles, aprendi que na região próxima à Arábia Saudita não há somente “homens bombas”, violência ou coisas do gênero. Pude conhecer mais sobre o Islã. Saber como é o Ramadan, o jejum que eles fazem todos os anos. E aprendi também sobre como eles se vestem em épocas festivas. Até ganhei uma roupa árabe do meu amigo. Inclusive, agora eu sei que na Arábia Saudita é uma tradição comer com as mãos. Mas não se preocupe se você vier em Toronto e for a um restaurante árabe. Com certeza será possível encontrar talheres. Mas, se prepare. Além de ser uma comida barata e gostosa, os pratos costumam ser bem fartos. O que eles tem em comum com os brasileiros?! A alegria. Árabes e brasileiros juntos, é certeza de muito barulho e diversão.

Com os orientais, aprendi a comer com os palitinhos: os chopsticks ou hashi. Eu não tinha a menor ideia de como manuseá-los, e existe toda uma técnica. Mas os orientais me ensinaram muito mais do que isso. Os coreanos me mostraram o respeito ao outro. Na Coreia do Sul, eles se saúdam conforme a idade de cada pessoa. É uma forma de respeito ao mais velho. Por isso, muitas vezes a primeira pergunta que fazem quando te conhecem é: “quantos anos você tem?”.

Já os japoneses são tecnológicos. Entendem tudo da modernidade computadorizada. São pontuais ao extremo. Coisa que os coreanos – e brasileiros – não são. Ambos, coreanos e japoneses, são muito amigáveis e companheiros. Só faço um alerta aos homens. A maioria das mulheres orientais são recatadas. Elas não estão acostumadas com beijos no rosto, comumente dados no Brasil. No entanto, assim como nós brasileiros aprendemos sobre suas culturas, elas também aprendem. Chega um momento em que elas entenderão o jeito brasileiro.

A família da casa onde fiquei em meu primeiro mês era da Inglaterra, mas eles estão aqui há mais de 19 anos. É inegável a pontualidade. Se você marcar um encontro às 7h, não chegue às 7:05h. Eles já estarão te esperando e se perguntando o porquê do atraso. Fiquei apenas um mês hospedado lá, mas eles são grandes amigos meus até hoje. O que os ingleses têm em comum com os brasileiros? Adoram futebol.

Os portugueses, quando encontram brasileiros, se sentem em casa. A conversa flui como se estivéssemos no Brasil. Eles amam o nosso país. Amam o futebol, as novelas e a música. Assim como os mexicanos. Não sei quem faz mais barulho, no sentido de diversão. Se são os brasileiros, os árabes, os portugueses ou os mexicanos. Juntando um pouco de cada, a “farra” é boa e garantida.

Mas uma coisa é fato. Quando você chegar ao Canadá, vai se perguntar onde estão os canadenses. Isso porque o país é uma mistura de nacionalidades. Muitas vezes, no metrô, me senti na Ásia. Mas continue sua busca pelos canadenses. Você irá encontrá-los. Sejam os professores do curso onde você estuda ou em pubs (com exceção dos pubs latinos, claro). Se quer fazer amigos canadenses, vá para a balada canadense. Essa é uma boa dica. Mas o que eles têm em comum com os brasileiros? Essa é uma pergunta que eu deixo para você mesmo descobrir. Boa sorte e divirta com seus novos amigos. Lembre-se: o brasileiro é querido em praticamente todo o mundo.

Ah! Aqui, no Canadá, é muito fácil encontrar os brazucas. Confesso que algumas vezes tentei evitar a amizade com brasileiros, mas é inevitável. Eles entendem as nossas dificuldades como ninguém, seja a saudade de casa ou qualquer outra coisa. Aqui em Toronto fiz grandes amigos brasileiros. Pessoas que talvez não seriam meus amigos em terras canárias, por algumas diferenças e temperamentos distintos. Mas o destino nos aproxima tanto que nos torna quase uma família. Choramos e rimos juntos. Nos divertimos e brigamos também. Mas a amizade continua firme. Alguns já se foram para o Brasil.

Essa é a pior parte. Em apenas duas semanas, fui ao aeroporto cerca de quatro vezes para dizer tchau a amigos. Doloroso, mas necessário. Cada um tem um plano de vida, e quando se faz intercâmbio, é preciso ter essa consciência. Contudo, diz-se um adeus agora, para dizer um oi amanhã.
Aos meus amigos gringos, e brasileiros, “valeu!”. Essa é uma palavra que todos os meus amigos estrangeiros conhecem e que, com certeza, você também ensinará aos seus. E também aprenderá muitas palavras nos idiomas deles.

Bem vindo a Toronto, no Canadá. Para mim, a capital civilizada do mundo. Literalmente, um país com muito mais de uma língua.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...
18 Comentários

18 Comments

  1. Janaina

    01/nov/2018 at 14:45

    Olá me chama Janaina,sou Brasileira,moro em João Pessoa PB
    Meu maior sonho é morar no Canadá,não sei nem por onde começar,gostaria de conhecer pessoas desse paraíso para me orientar.
    Me chama no whatsapp por favor 55 8398706-3630.

  2. ROBERTO SILVA

    20/Maio/2018 at 13:01

    tenho a maior vontade de entrar em contato com a professora de coreografia JODY DUNCAN que mora em ORANGEVILLE,ONTARIO .alguém pode me ajudar?

  3. Dominique

    15/fev/2018 at 09:43

    Gente por favor mi ajudem, eu estou cursando o ultimo ano do ensino medio aqui no Brasil, e tenho muita vontade de fazer faculdade no canadá, mais não sei nem por onde começar, onde ficar, nada, e eu gostaria muito de trabalhar. Por favor mi ajudem meu numero de whatz 5512988106924

  4. Fernando William

    02/ago/2017 at 00:00

    Fala Ramiro! Já está por aí? Me adiciona no WhatsApp, preciso de informações sobre Toronto. +5524999186323

  5. fanstanny

    30/set/2016 at 10:58

    Quero muito ir pro canada precisava de um contato ai me chama no Whatsapp 62 93862003

  6. Geovane

    27/ago/2016 at 22:06

    Eu gostaria de trabalhar no canada.tenho entrada livre.mas nao conheco ninguem ai. Gostaria de fazer amizades com brasileiros que ja moram ai no Canada. Thank you very much for the help and friendship. Contact me. By email or my what sap. 19549348034

  7. Ana

    30/jul/2016 at 07:51

    Bom dia! Gostaria muito de morar no Canadá, só que não sei nem por onde começar. Preciso de sua ajuda. Tenho interesse para trabalhar e estudar. Meu watssp 55 77 98807-3008. Aguardo contato. Desde já, agradeço.
    Valentina

  8. Mectildes

    16/jul/2016 at 22:58

    Gostaria de fazer amizade depois explicarei o motivo

  9. Faustino Palata Aleixo

    13/jul/2016 at 03:54

    Bom dia eu chamo me faustino aleixo! Meu sonho é viver e estudar no cana e. Estou sem amigos vivendo la para me darem informação de como posso faser? Meu watsap é +244923063235

  10. edeusa ferreira de araujo

    06/jun/2016 at 19:19

    Boa noite, eu tenho 55anos, cuido de mamãe com 92 anos e meu filho e minha nora, quer ir morar no canada, eles indo , mais tarde gostaria de ir tbm. , mamãe, aqui no brasil, nós vivemos as duas do meu salario minimo e do dela,tenho como morar no canada co ela, como é viver ai sem trabalhar ou estudar? O que devo fazer para morar ai?

  11. Tony

    14/fev/2016 at 16:35

    Boa noite. Pretendo viajar pra Toronto esse ano ou ano que vem, apenas pra conhecer, mas se eu gostar penso em voltar e morar. Gostaria de conhecer brasileiros que morem Toronto ou que estejam no Brasil mas planejem viajar pra Toronto, para trocar umas idéias e quem sabe a gente não possa se ajudar. Sou contador, 23 anos e moro em Olinda-PE.
    Whatsapp: 081 9 9980-0934
    Facebook: Tony Ferreira

  12. Kênia

    30/nov/2015 at 13:53

    Boa tarde,
    Muito bom seu trabalho, sou casada e tenho dois filhos e estamos com planos de ir para o Canadá, já moramos no USA durante 14 anos, tem 3 anos que retornamos ao Brasil e arrependemos, não queremos mais viver aqui. Estamos optando por Canadá mas não temos nenhum conhecido lá pra nos apoiar, vc tem como nos ajudar????
    Obrigada Kênia e Rogério

  13. Anônimo

    01/abr/2015 at 20:35

    Muito bom mesmo o post, convidativo e desperta muitos sentimentos bons. Estou me organizando para ir a Toronto em maio, se alguém puder me ajude com informações. Obrigado

  14. cassia

    21/mar/2015 at 19:58

    Boa noite!
    Tenho muito vontade de conhece outra cultural diferente, e uma oportunidade.. Whassp 04195031823_04191875645

  15. Ramiro

    09/fev/2015 at 11:18

    Estou indo em Maio para Toronto, alguem a postos? =)))
    9 99335994 waths

  16. Brito

    22/nov/2014 at 16:22

    OI EU TENHO MUITA VONTADE DE IR PRO CANADA MAIS NAO TENHO AMIGOS LA QUERO IR TRABALHA COMO EU FAÇO

  17. JOSIEL

    16/mar/2014 at 20:28

    OI EU TENHO MUITA VONTADE DE IR PRO CANADA MAIS NAO TENHO AMIGOS LA QUERO IR TRABALHA COMO EU FAÇO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Experiência

Posts Populares

Topo