Siga-nos

OiCanadá

Educação

Cursos de Extensão ajudam a conseguir um bom emprego

Uma boa opção para quem quer aperfeiçoar a carreira em Toronto são os cursos de extensão (ou continuing education, como são conhecidos no Canadá). Diversas universidades e colleges oferecem centenas de opções em diversas áreas como saúde, administração, hospitalidade, gastronomia, tecnologia, comunicação e moda. O OiCanadá traz uma lista das melhores instituições de ensino da cidade que possuem cursos para quem quer aprimorar a carreira e o conhecimento.

Ao contrário de alguns países, diversas empresas canadenses valorizam mais um curso feito no país do que no exterior. É uma forma de beneficiar a educação e os profissionais locais. Por isso ter alguma experiência acadêmica no Canadá facilita na hora de encontrar aquele sonhado emprego.

O ajudante de cozinha Federico Marapao sabe bem o quanto ingressar em um dos cursos de gastronomia do George Brown College lhe ajudou na hora de arrumar um bom emprego. “Diversas outras pessoas aplicaram para a mesma vaga e, assim como eu, a maioria tinha experiência na área. Mas nem todas elas tinham no currículo um curso de habilidades culinárias. Acho que isso fez uma grande diferença”, relatou ele, que hoje trabalha em um dos restaurantes The Keg, uma conceituada rede de churrascarias no Canadá.

Não é só a experiência acadêmica o que se adquire na hora de fazer um curso de extensão no Canadá. O fato de conhecer diversas pessoas com o mesmo interesse que o seu, incluindo professores com bastante experiência no ramo, também oferece uma grande vantagem. “Uma das formas de se conseguir um bom emprego é através do networking, e para isso é preciso frequentar um ambiente com pessoas que trabalhem na sua área ou que tenham o mesmo interesse que o seu. Esse é talvez o grande benefício de um continuing education no Canadá, até porque grande parte dos estudantes já são profissionais da área em busca de mais conhecimento”, disse ao OiCanadá a especialista em Recursos Humanos, Paula Lessa.

Existem em Toronto mais de 200 instituições de ensino, a grande maioria privada, que oferecem cursos de extensão. Porém, é importante ressaltar que algumas empresas valorizam mais os cursos feitos em colleges e universidades conhecidas no país e, por isso, o ideal é pesquisar se a escola que você escolheu tem um bom conceito no mercado de trabalho na sua área de estudo.

O OiCanadá fez uma seleção das instituições de ensino mais conhecidas na cidade. Todas elas oferecem cursos de extensão em diversas áreas.

A Universidade de Toronto é considerada uma das melhores do mundo e oferece cursos de extensão nas áreas de administração, línguas, ciência e artes. Para se matricular é preciso ter no mínimo 18 anos. Alguns cursos exigem pré-requisitos. Uma das vantagens é que não existe uma data limite para a matrícula, sendo possível inclusive inscrever-se no primeiro dia de aula. Porém, alguns cursos são bastante concorridos e o número de vagas esgota-se rapidamente. Os preços variam de acordo com a área de estudo e podem ser pagos através de cartão de crédito, cheques ou ordem de pagamento. Dinheiro (cash) ou cheques preenchidos após a data de início do curso não são aceitos. A matrícula pode ser feita pela internet, telefone (416.978.2400, ext. 2) ou pessoalmente (158 St. George Street).

A Ryerson University tem a reputação de ser uma excelente escola para os amantes do cinema, mídia e artes em geral. Oferece mais de 80 cursos de extensão nas áreas de design, tecnologia, leis e governo, saúde e bem-estar, comunicação social e programas para maiores de 50 anos. Para se matricular pela internet é preciso ter carteira de estudante da Ryerson. Caso contrário, as inscrições são feitas pessoalmente (350 Victoria Street) ou pelo correio. É preciso preencher o formulário de matrícula, encontrado no site. Alguns cursos exigem pré-requisitos e entrevistas antes de efetuar a matrícula. Cartões de crédito, débito, e cheques são aceitos como forma de pagamento. Também é possível pagar em dinheiro (cash), mas só pessoalmente.

A York University oferece diversos cursos de extensão nas áreas de imigração, planejamento de eventos, saúde e meditação no mercado de trabalho e violência doméstica. O escritório de admissões da York University não aceita aplicações. Os detalhes de como se matricular são específicos de cada departamento que disponibiliza os cursos. Basicamente o interessado preenche um formulário encontrado no website da universidade e executa a matrícula on-line, pessoalmente ou pelo correio. Toda a lista de cursos e os links de cada departamento podem ser encontrados no website da universidade.

Talvez essa seja a escola mais popular entre os brasileiros que optam por um curso de extensão em um dos colleges de Toronto. Oferece diversos cursos na área de estética, culinária, tecnologia, enfermagem e línguas (considerado uma das melhores instituições de ensino em Toronto nessa área). Para se registrar em um dos programas o interessado deve ter no mínimo 19 anos (ou 16 anos para os cursos de culinária e artes) e possuir algum certificado de educação secundária (como high school). Pessoas com 65 anos anos ou mais ganham 20% de desconto no ato da matrícula, que pode ser feita on-line ou pessoalmente (200 King Street East ou 160 Kendal Avenue, sala 317). Como forma de pagamento são aceitos cartões de crédito, cheques ou débito.

Humber College é uma escola bastante conceituada, sobretudo na área de cursos de extensão. Diversos programas nas áreas de administração, design, agricultura, contabilidade e inglês são oferecidos por essa instituição. Para a maioria dos cursos, é preciso que o estudante tenha no mínimo 19 anos. É possível se registrar por telefone (416.675.5005), pessoalmente (205 Humber College Blvd ou 3199 Lake Shore Blvd) ou pelo correio (preencher o formulário na internet e enviar para 205 Humber College Blvd. Toronto, ON. M9W 5L7). São aceitos como forma de pagamento cartões de crédito, cheque (certificado pelo banco) e débito.

Para quem quer ingressar em um curso de extensão com preço bem razoável, o TDSB é uma boa opção. Programas nas áreas de computação gráfica, música, dança, artes plásticas, preparação para pagamento de impostos e culinárias estão entre os mais populares. Cursos na área de inglês como segunda língua também são oferecidos gratuitamente para quem é imigrante ou refugiado, ou pelo preço de C$7 por hora para quem é estudante ou visitante no Canadá. Para mais informações sobre como se registrar em um dos cursos, acesse o post do OiCanadá, TDBS oferece cursos baratos no verão, ou entre em contato direto com a escola através do número 416.338.4000.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo