Siga-nos

OiCanadá

Educação

UofT lança programa que ajuda a habilitar engenheiros estrangeiros

Os imigrantes engenheiros que querem receber a habilitacão para trabalhar na área em Ontário poderão substituir o difícil teste da Associação de Engenheiros Profissionais de Ontário (PEO) por um programa de licenciamento da profissão, um projeto da University of Toronto, em parceria com outras instituições.

Alguns imigrantes têm dificuldade de ingressar na sua área de trabalho em Ontário devido a uma série de regras estipuladas para exercer algumas profissões regulamentadas como médico e arquiteto. Mas esse programa, denominado “Licensing International Engineers into the Profession- LIEP” (Licenciando engenheiros internacionais na profissão, na tradução em português), deve facilitar a entrada de engenheiros formados fora do Canadá no mercado de trabalho.

O programa é destinado a três ramos da engenharia: elétrica, mecânica e civil. Os cursos oferecidos são credenciados pelo Conselho de Engenharia do Canadá e serão ministrados durante a noite e nos finais de semana.

As aulas irão focar em alguns aspectos importantes da profissão, como comunicação profissional na área de engenharia e negócios, cultura no mercado de trabalho e escrita avançada. Os alunos também terão a oportunidade de ganhar a experiência canadense através de estágio e acompanhamento, além de receber suporte por um ano durante a procura por trabalho e depois de ser empregado.

Para se inscrever no programa é preciso ter se formado em engenharia mecânica, elétrica ou civil no exterior, experiência profissional por pelo menos três anos, ter aplicado para a licença da Associação de Engenheiros Profissionais de Ontário (PEO), comprovação de fluência no inglês, ser residente permanente, refugiado ou naturalizado canadense e morar na província de Ontário. Mais informações sobre os pré-requisitos podem ser adquiridas pela internet.

O curso dura um ano e pode custar até $5 mil, mas o candidato pode se classificar para um apoio financeiro. A University of Toronto estará oferecendo uma palestra no dia 31 de julho, a partir das 5pm, para dar mais detalhes sobre o programa. Para participar, é preciso se registrar através do email [email protected] até o dia 27 de julho.

foto: neptunecanada

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo