Siga-nos

OiCanadá

Educação

Profissão de personal trainer está em alta no Canadá, mas é preciso qualificação

A profissão de personal trainer se tornou uma das mais requisitadas no Canadá, mas para exercer essa função é importante que a pessoa seja certificada. Apesar de haver diversas vagas de emprego em academias, centros de recreação e até hospitais, muitas empresas só contratam profissionais qualificados e com o certificado adequado.

Em decorrência da crise econômica na União Europeia, o profissional de educação física Baltasar Kostopoulos optou por morar em Toronto no início do ano. Com objetivo de trabalhar como personal trainer em academias da cidade, ele teve dificuldades em ser contratado porque não tinha nenhum tipo de certificado na área. “Apesar de eu ter formação em fitness na Grécia, nenhuma academia reconheceu o meu diploma em Toronto. Eu tive então que fazer um curso na área para obter um certificado e conseguir um bom emprego”, diz ele, acrescentando que está terminando o curso em uma escola da cidade e faz estágio supervisionado em uma academia na Danforth.

Segundo um estudo recente divulgado pelo Statistics Canada (órgão do governo canadense responsável por produzir estatísticas sobre a população e a economia do país), um personal trainer em Toronto ganha de $10.25 a $25.64 por cada hora de trabalho, no entanto esse valor pode ultrapassar $200/h caso ele trabalhe por conta própria. Não é difícil encontrar na internet diversos anúncios de empresas que querem contratar esse profissional, mas todos eles fazem exigências quanto ao certificado de personal trainer e ao domínio do inglês.

Como se qualificar

No Canadá, organizações como o Canadian Fitness Professionals (Can-Fit-Pro) oferecem cursos para que o interessado se profissionalize na área. Recentemente, o Centennial College lançou em parceria com o World Instructor Training Schools (WITS) o curso de Certificação em Personal Trainer, um programa de 32 horas divididas em aulas teóricas e práticas em uma academia, onde o aluno terá a oportunidade de aprender conceitos sobre fisiologia, teste de fitness, uso correto do equipamento, biomecânica e avaliação da saúde.

Para receber o certificado de personal trainer, quem optar por fazer curso do Centennial College precisa passar em um teste escrito e prático no final do programa. Além disso, o aluno deve possuir um certificado de CPR/AED (primeiros socorros), oferecido por instituições como a Red Cross, e também precisa estagiar durante 30 horas em uma empresa. Mais detalhes podem ser encontrados na página do WITS na internet.

O curso de personal trainer do Centennial College acontece todos os sábados, das 9am às 2pm. As próximas turmas estão previstas para começarem nos dias 13 de outubro, 16 de fevereiro e 1o de junho. O investimento é de $734 (material não está incluso no valor) e a matrícula pode ser feita pela internet.

Um boa dica para quem quer trabalhar como personal trainer no Canadá é conseguir um seguro de responsabilidade profissional antes de começar a treinar os clientes. Membros do Can-Fit-Pro conseguem bons descontos nas seguradoras, além de terem acesso a diversos cursos que ajudam a aprimorar os conhecimentos na área de fitness.


foto: istolethetv

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

10 Comentários

10 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo