Siga-nos

OiCanadá

Turismo

Danforth: O Bairro Grego de Toronto

A Danforth Avenue é a continuação da Bloor Street, logo após o viaduto Prince Edward. Escolhida pelos gregos que imigraram para o Canadá nos anos 60 como o lugar ideal para viver, o bairro ficou popularmente conhecido como Greektown, e oferece uma grande variedade de restaurantes, bares e lojas com produtos da Grécia.

É impossível não perceber a influência que os gregos tiveram no desenvolvimento dessa área da cidade. Bandeiras da Grécia aparecem em praticamente todas as esquinas, assim como as placas de ruas escritas no alfabeto daquele país. Nos bancos e supermercados da região, é praticamente obrigatório ter funcionários que dominem o idioma grego, falado com frequência por vários moradores do bairro e passado para diversas gerações.

Em uma praça, um monumento de Alexandre-o Grande, homenageia o rei da Macedônia. A bandeira grega, mais uma vez, se faz presente no local, fazendo par com a bandeira do Canadá. Apesar do local ser iluminado com as cores azul e branca (da Grécia, claro) durante o ano inteiro, no período natalino ele ganha iluminação especial.

Nas lojas da Danforth é possível encontrar a arte legítima da Grécia, como vasos e esculturas. Existem estabelecimentos que vendem produtos alimentícios fabricados naquele país, assim como vídeos, cds, marcas de roupas, cosméticos, livros e revistas.

O aposentado Orestes Speros, natural de Atenas, é um dos moradores mais antigos do bairro. Imigrou para o Canadá há quase 40 anos com sua família, e faz questão de manter viva a cultura grega. “Todos os meus netos nasceram no Canadá e falam grego fluentemente. Acho importante preservar a cultura. Amo o Canadá, mas tenho orgulho de ser grego”, confessa ele, com um sotaque bem forte. Perguntado sobre quais os locais do bairro que mais frequenta, seu Orestes respondeu rapidamente: “a Church of Holy Trinity”, uma das várias igrejas ortodoxas gregas que existem na vizinhança.

O festival da cultura grega

É na Danforth Avenue que todos os anos, durante o mês de agosto, acontece um dos maiores festivais culturais de Toronto: O Taste of The Danforth (“sabor da Danforth”, em inglês). Durante três dias, milhares de pessoas lotam as ruas para experimentar delícias da gastronomia grega, além de performances, shows musicais, sorteios e outras atrações.

Uma das características do evento são as barracas, montadas pelos próprios proprietários de restaurantes e bares, em frente aos seus estabelecimentos. Durante essa época do ano, as vendas batem recorde, e diversos garçons e cozinheiros são contratados temporariamente para atender a demanda.

Entre as comidas típicas oferecidas durante o festival, estão os famosos souvlakis (espetos de carne ou frango), além de frango, bode e porco assados, servidos com arroz amanteigado e batatas.

Muito além de Greektown

Por ironia, o bairro que oferece um dos maiores festivais de carne em Toronto é também sede do Big Carrot, um supermercado que vende uma grande seleção de frutas e verduras orgânicas, bastante popular entre os vegetarianos e adeptos da comida saudável.

Além de uma grande variedade de restaurantes gregos conceituados, como o Pan on the Danforth e Astoria, existem também outras opções, como os italianos 7 Numbers e Factory Girl , além do brasileiro Rodeo Brazilian Steakhouse e do espanhol Embrujo Flaminco.

Aos poucos, a Danforth está abrindo espaço para outras culturas. Muitos restaurantes gregos têm fechado, dando lugar a estabecimentos como a pizzaria Libretto e a sorveteria Dolce Gelato, que abriram recentemente. “As pessoas têm percebido que a Danforth é um ótimo lugar para se abrir um negócio, devido ao grande aglomerado de pessoas que vêm até a área, principalmente para comer”, observa Claire Jenkins, gerente de uma livraria no bairro.

Outra caraterística do bairro são as diversas cafeterias independentes, como o Crema Coffee, apontado pelo OiCanadá como um dos cinco melhores cafés da cidade.

É também na Danforth Avenue que está situado o Danforth Music Hall, reaberto há menos de quatro meses, depois de ter passado por uma reforma. Com quase cem anos de história, a casa tem capacidade de comportar 1100 pessoas e oferece diversos shows musicais. Em maio, a banda de música folclórica The Avett Brothers irá se apresentar no local. Em junho, é a vez do grupo Great Lake Swimmers tomar conta do palco.

Diante de tantas atrações, bares e restaurantes, o OiCanadá faz uma lista do que há de melhor nessa área de Toronto. O ideal é reservar uma tarde inteira para explorar as diversas opções encontradas no bairro.

Bares

  • Dora Keogh (141 Danforth Ave.)- Esse pub irlandês possui um ambiente bastante agradável, com uma grande seleção de cervejas e bom serviço. Não deixem de experimentar o hamburger de carneiro, um dos pratos mais populares da casa. Às quintas-feiras e domingos, o local oferece show com bandas célticas.
  • The Auld Spot ( 347 Danforth Ave.)- Com dois endereços em Toronto (o outro fica no cruzamento da College St. com Grace St., no coração da Little Italy), esse pub é considerado por diversos jornais e revistas de Toronto um dos melhores da cidade. O que faz com que ele se destaque é a grande variedade de bebidas com preços razoáveis, boa comida e um serviço bastante eficaz.

Onde Comprar

  • The Big Carrot (348 Danforth Ave.)- Esse supermercado é especializado em frutas e verduras orgânicas. Também oferece cursos de culinária e palestras sobre saúde e bem-estar. Possui um bar onde são servidos sucos e batidas naturais.
  • Book City Danforth (348 Danforth Ave.)- Apesar de existirem outras unidades em Toronto, a Book City da Danforth é a maior delas. Excelente para quem gosta de livros sobre turismo. Também possui uma grande variedade de livros infantis e revistas.

  • Small Wonders Pet Emporium (148 Danforth Ave.)- Esse Pet Shop possui uma grande seleção de produtos para cães e gatos, como brinquedos, ração e casacos para o inverno. Quando o OiCanadá visitou o local, os funcionários foram extremamente atenciosos.
  • It’s My Party (423 Danforth Ave.)- Essa loja é um lugar fantástico para comprar material para festas de aniversário, despedidas de solteiros, Halloween, Natal, Páscoa, Dia dos Namorados… aqui você encontra praticamente tudo o que precisa, desde pratos e copos até fantasias completas.

Onde Comer

  • 7 Numbers (307 Danforth Ave.)- Considerado um dos melhores restaurantes italianos da cidade na opinião de vários críticos, esse estabelecimento tem como característica uma decoração inusitada (com quadros e objetos sucateados) e uma cozinha aberta. O cardápio muda diariamente. Uma lousa na parede traz os especiais do dia. Entre os destaques está a lasanha (com massa sempre fresca) , uma das mais gostosas da cidade.
  • Embrujo Flamenco (97 Danforth Ave.)- Apesar de às vezes o serviço não ser o melhor, esse restaurante compensa no sabor da comida. A paella é bem servida para duas pessoas. Nos finais de semana há apresentação de dança flamenca.
  • Cafe Frappe (519 Danforth Ave.)- No verão, o pátio desse local está sempre lotado de jovens. É uma boa opção para quem quer uma refeição rápida. Os wraps servidos aqui são muito bons. Também traz uma boa lista de cafés, sucos e outras bebidas.
  • Pan on the Danforth (516 Danforth Ave.)- Todas as vezes em que eu penso em boa gastronomia grega, Pan on the Danforth é a primeira coisa que vem à minha mente. Apesar da carne de carneiro ser a mais popular entre os clientes, eu nunca resisto ao moussaka, um prato típico grego feito à base de carne moída, coberto com purê de batatas, berinjela e molho bechamel.
  • Crema Coffee (508 Danforth Ave.)- Essa cafeteria já foi indicada pelo OiCanadá como uma das melhores da cidade. O grande destaque, além do serviço, é o cappuccino e o latte feito com leite de soja.
  • Pizzeria Libretto (550 Danforth Ave.)-É sem dúvidas uma das melhores pizzarias de Toronto. A massa é fina, assada no forno à lenha, seguindo fielmente o estilo napolitano. A casa está sempre lotada, principalmente nos finais de semana. Por isso, não se espante se tiver que esperar um bom tempo por uma mesa.

  • Mambo Lounge (120 Danforth Ave.)- Apesar de ser um pouco caro, o local serve o melhor da comida cubana. O serviço é excelente e o ambiente muito agradável. O Pollo a Cubana é uma delícia.
  • Factory Girl (193 Danforth Ave.)- O lugar é um misto de bar e restaurante, onde nos meses mais quentes do ano os dois pátios ficam lotados de jovens. Em uma das paredes, uma lousa gigante exibe a lista de bebidas da casa, que vai desde vinhos italianos até uma grande seleção de chopps. Saiba mais no post Factory Girl serve comida italiana em ambiente casual.
  • Astoria (390 Danforth Ave.)- É famoso pelo souvlaki, principalmente o de carne. Nos finais de semana esse restaurante fica lotado. Apesar de não ser o meu favorito, o estabelecimento é citado constantemente na mídia como um dos melhores restaurantes gregos de Toronto.
  • Athens Pastries (509 Danforth Ave.)- Quitutes da cozinha grega, caracterizados pela massa folheada, são servidos nessa doceria. Os destaques são o tiropita (recheado com queijo), spanakopita (uma espécie de torta de espinafre) e o galaktoboureko (um dos doces mais típicos da Grécia).
  • Dolce Gelato (414 Danforth Ave.)- Essa sorveteria italiana possui diversos sabores de sorvetes cremosos, todos deliciosos. No verão, há uma grande fila de pessoas. Além de sorvetes, o local também oferece diversas tortas.

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Turismo

    Topo