Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Canadá quer mais estudantes internacionais como residentes permanentes no país

O Canadá pretende aceitar mais estudantes internacionais como residentes permanentes em 2013. Na última quarta-feira (31/10), o ministro da Imigração, Cidadania e Multiculturalismo do Canadá, Jason Kenney, afirmou que quer expandir o número de imigrantes na categoria “Experiência Canadense”, o que deve beneficiar alunos estrangeiros que estudam em instituições de ensino canadenses e alguns trabalhadores temporários no país.

Ao apresentar o planejamento anual de imigração (que indica quantos imigrantes serão admitidos no país e quantos estudantes e trabalhadores temporários poderão ficar), Kenney afirmou no Parlamento, em Ottawa, que a decisão foi tomada depois que pesquisas indicaram uma melhor adaptação no Canadá entre os imigrantes que dominam o idioma e possuem diplomas de instituições canadenses.

“Imigração é a alternativa para solucionar os problemas causados pelo envelhecimento da população e escassez de certos tipos de trabalhadores qualificados, mas é preciso que seja feito um bom trabalho na seleção de quem pode ter êxito rapidamente, que possa começar um negócio de sucesso e adicionar prosperidade ao Canadá”, disse Kenney. “Nosso Plano de Imigração para 2013 irá gerar uma economia de sucesso trazendo mais desses grandes talentos mundiais que já possuem um histórico de êxito no Canadá”.

Kenney fez o anúncio dos novos planos no setor de imigração para o próximo ano acompanhado de estudantes da Universidade de Ottawa e Carleton University, junto a cartazes com os dizeres “Faster Immigration” (imigração mais rápida, em tradução livre). “Esse é o tipo de gente brilhante que estamos tentando recrutar”, disse ele apontando para os universitários.

Imigrantes mais qualificados

Criada em 2008, a categoria “Experiência Canadense” tem como objetivo facilitar a imigração de quem possui experiência ou conhecimento em mão-de-obra altamente qualificada e já vive no país temporariamente como estudante internacional ou trabalhador fluente em inglês ou francês (as duas línguas oficiais do Canadá). A estimativa é que até 10 mil residentes permanentes sejam admitidos nessa categoria em 2013, uma quantidade quatro vezes maior que em 2009. No passado, alunos graduados em escolas canadenses teriam que se retirar do país para aplicar para a imigração, em um processo que poderia durar anos.

Segundo um relatório apresentado pelo governo canadense em agosto desse ano, estudantes internacionais representam crescimento econômico para o Canadá. Um estudo realizado pelo Departamento de Relações Internacionais do país mostrou que os alunos estrangeiros foram responsáveis por gerar cerca de $8 bilhões de dólares para a economia canadense somente em 2010, $1.5 bilhão a mais que em 2008.

Kenney ressaltou que o número de imigrantes aceitos no país anualmente (de 240 mil a 265 mil pessoas) deve continuar o mesmo em 2013. Ele afirmou que sofreu pressão de algumas províncias canadenses e do NDP (Partido Democrático Novo) para aumentar a quantidade de residentes permanentes por ano, mas que pesquisas de opinião pública mostraram que os canadenses estão menos favoráveis a imigração. Segundo ele, isto estaria ocorrendo devido a um índice de desemprego alto entre os imigrantes, em torno de 14%.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

17 Comentários

17 Comments

            Deixe uma resposta

            O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

            Mais em: Vistos e Imigração

            Topo