Siga-nos

OiCanadá

Educação

Programas da U of T ajudam estudante internacional a se adaptar ao Canadá

Não é só o fato de ser considerada uma das melhores instituições de ensino do mundo que faz da Universidade de Toronto uma boa escolha para quem decide estudar no Canadá. A U of T, como é popularmente conhecida, oferece uma excelente assistência ao estudante internacional, que vai desde a recepção até o auxílio no mercado de trabalho.

Com cerca de 709 cursos de graduação (entre eles o de Biologia Molecular da Célula e o de Engenharia de Sistemas de Energia), três campus e mais de 66 mil alunos (sendo quase 9 mil deles estrangeiros), a Universidade de Toronto é a maior do Canadá. Famosa por importantes pesquisas na área de saúde (insulina, célula tronco e transplante de medula são apenas algumas delas), essa instituição atrai estudantes de mais de 150 países, incluindo China, Estados Unidos, Índia, Japão, Reino Unido e Brasil.

Uma boa quantidade de programas desenvolvidos pela U of T auxilia o estudante internacional a se adaptar ao Canadá. Através do Centro de Experiência Internacional, o aluno recebe orientação em diversos segmentos, inclusive no aperfeiçoamento do inglês para aqueles que sentem dificuldade com o idioma.
Através do English Communication Program (Programa de Comunicação em Inglês em tradução livre), o interessado tem a oportunidade de praticar a língua com professores voluntários que se encontram uma vez por semana, durante duas horas. São diferentes cursos, que custam apenas $10 cada. O estudante matriculado na U of T  pode se matricular em até dois deles. As aulas acontecem em três temporadas durante o ano: no outono (de setembro a novembro), inverno (janeiro a março) e verão (junho a julho).

O projeto oferece a chance ao aluno estrangeiro de conhecer mais sobre a cultura canadense, através dos diversos temas debatidos em sala de aula que focam nos costumes do país, além de melhorar a escrita acadêmica. O English Communication Program inclui também a mistura de inglês com arte dramática e música, e a possibilidade de explorar a cidade, já que diversas aulas ocorrem em bairros da cidade onde os estudantes discutem o comportamento de seus moradores, cultura popular, problemas sociais e relacionamentos.

Atendendo as necessidades do estudante

Um escritório foi montado na Cumberland House exclusivamente para atender as necessidades do estudante estrangeiro. Um grupo de profissionais treinados auxilia o aluno com relação a temas ligados à imigração, moradia e trabalho. É possível, por exemplo, esclarecer dúvidas sobre como aplicar para um processo de residente permanente do Canadá após o término do curso ou como conseguir uma permissão para trabalhar em Toronto.

O estudante  que lida com dificuldades relacionadas à adaptação ao Canadá e à Universidade de Toronto recebe atendimento exclusivo de profissionais através do Transition Advising (Aconselhamento de Transição em inglês) . Qualquer assunto e problema podem ser discutidos através desse programa, que ajuda o estudante a se envolver mais no universo acadêmico e a traçar os seus objetivos durante o período de estudos na U of T. As consultas podem ser marcadas por telefone ou através de email. Para mais informações, visite o site do Transition Advising na internet.

Além dos diversos programas de auxílio, o Centro de Experiência Internacional da Universidade de Toronto oferece ainda uma série de eventos culturais, como o de culinária africana, que acontece amanhã (27/11), na cozinha da Cumberland House, a partir das 12pm. Os participantes poderão aprender a preparar alguns dos pratos típicos da África, como arroz jollof (também conhecido como benachin), feito à base de molho de tomate. Outras informações podem ser obtidas no site da internet.

O Centro de Experiência Internacional também oferece a apresentação de filmes internacionais. O próximo a ser exibido é o longa Sin Nombre (dir. Cary Fukunaga), que conta a história de um adolescente hondurenho que para encontrar seu pai nos Estados Unidos e viver no “país dos sonhos”, se aventura pelo México na tentativa de entrar no país ilegalmente. A sessão ocorre na próxima quinta-feira (29/11), às 6pm, no Cumberland House.

Para estudar na Universidade de Toronto, o aluno precisa desembolsar de C$5.695 a C$13.203 por ano (para canadenses ou residentes permanentes) ou de C$24.709 a $31.961(para estudantes internacionais), dependendo do programa.  Para mais informações, visite o site da U of T na internet.

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo