Siga-nos

OiCanadá

Educação

Como estudar na Universidade de Toronto?

Quando decidi que viria estudar em Toronto, meu primeiro passo foi pedir socorro ao meu irmão, que já morava por aqui. É claro que todas as informações de que precisamos estão no site da universidade, mas elas são tantas que acabamos nos confundindo e não sabemos qual o primeiro passo a ser dado.

Na verdade o processo todo não é tão complicado como parece. Vou então mastigar o trabalho para facilitar a vida dos brasileiros que têm interesse em fazer um curso de graduação na University of Toronto.

Para se inscrever em qualquer universidade na província de Ontário, é preciso fazer uma inscrição através do OUAC (Ontario Universities Application Centre). Para isso, acesse o site deles e clique nos links “Undergraduate applications” e “All other undergraduate applicants (OUAC 105)”.

Na seção “OUAC 105F” (International) você poderá começar a inscrição clicando em “apply online”. Você será direcionado para uma página chamada COMPASS,  onde você criará sua conta em “Create a COMPASS Account Now”. Não esqueça de guardar a sua senha!

Feita a inscrição, leia atentamente cada passo. Em um dos passos, você poderá escolher quais as universidades de Ontário em que você deseja entrar.

Para brasileiros, a University of Toronto pede:

  • Certificado de Conclusão de Ensino Médio + Vestibular (university entrance exam)/ENEM (Middle Education National Examination) com resultados excelentes.
  • Uma prova básica de proficiência em inglês. Aqui estão as que são aceitas pela UofT. Eu fiz o TOEFL, assim como a maioria das pessoas que conheço:
    • Test of English as a Foreign Language (TOEFL)
    • Michigan English Language Assessment Battery (MELAB)
    • English Language Diagnosis and Assessment/Certificate of Proficiency in English (ELDA/COPE)
    • International English Language Testing System (IELTS) Academic Module
    • Canadian Academic English Language Assessment (CAEL)
    • Canadian Test of English for Scholars and Trainees (CanTEST)
    • One full year of study at a recognized English-medium university located in a country where English is the dominant language
    • Academic English Course, School of Continuing Studies, University of Toronto
    • English for Speakers of Other Languages by University of Cambridge (ESOL)
    • London Tests of English by Pearson Language Assessment – formerly Edexcel International
    • International Baccalaureate English A1 or A2 Higher Level
    • GCSE/IGCSE/GCE/AICE English courses

É preciso dar uma pesquisada nos programas de estudo em que você tem interesse e, sobretudo, verificar onde eles são oferecidos. A Universidade de Toronto é dividida em três campus: St. George (localizado no centro da cidade de Toronto), Scarborough (aproximadamente 20 km ao Leste) e Mississauga (aproximadamente 30 km ao Oeste). Certos cursos são oferecidos somente e um dos campus. Para maiores informações, visite a página oficial.

Outro link super interessante é o do “International Viewbook”, que é da própria universidade, onde são colocadas as principais informações que todos os estudantes internacionais querem, e devem, saber (os custos, o ranking da universidade com relação às outras do mundo, as atividades extracurriculares, etc.).

Vale lembrar que a UofT é super atenciosa e costuma responder a quaisquer dúvidas que surgirem com relação aos cursos e ao processo de admissão.

Por que estudar na UofT?

Além de estar localizada em uma cidade extremamente dinâmica no aspecto cultural, a UofT é bastante flexível e lhe dá muita liberdade na escolha de seus cursos. Isso não só permite ao aluno organizar a sua vida acadêmica da forma mais conveniente, como também lhe possibilita explorar distintas áreas de interesse.

Como escolher o que estudar?

A UofT é dividida em várias faculties (Faculty of Applied Sciences & Engineering, Faculty of Arts & Sciences, Rotman Commerce, etc.), para onde você é direcionado de acordo com a sua principal área de interesse. Na Faculty of Arts and Sciences, onde eu estudo, são oferecidos uma imensa variedade de cursos nas mais diversas áreas de conhecimento, como humanas, ciências sociais, ciências biológicas e artes visuais, entre muitas outras.

Na Arts & Sciences, você tem três opções (programs):

  • Fazer um specialist program (estudar a fundo uma matéria específica, por exemplo: história);
  • Fazer dois majors (estudar duas matérias, por exemplo: um major em geografia e outro em arquitetura);
  • Fazer um major e dois minors (estudar três matérias, sendo uma principal e as outras duas secundárias, por exemplo: major em história e minors geografia e arquitetura).

Créditos e sugestão

A universidade funciona com um sistema de créditos. Para se formar, são precisos 20 créditos (independente de qual program você escolher). Cada curso oferecido vale 0.5 ou 1 crédito. Você está basicamente livre para dividir os créditos como quiser ao longo dos seus anos de faculdade. Isso é ótimo para quem ainda não está certo do que vai estudar, ou para aqueles que têm interesse em várias áreas distintas!

O processo todo de application é chato, um pouco complicado e bem seletivo. Não vou enganar ninguém, é uma briga constante com o site para entender os diversos passos a serem seguidos. Para quem realmente tem interesse, sugiro reservar uma tarde inteira para explorar a página deles, lendo com calma todos os itens e seguindo passo a passo todas as instruções. Aos poucos as coisas começam a fazer sentido. Espero que essas dicas sejam úteis e simplifiquem a tarefa dos que desejam embarcar nessa aventura.

Klara Yang, 19, é paulistana e cursa Arquitetura e Artes Visuais na Universidade de Toronto. Klara teve uma infância geograficamente dinâmica: morou em Brasília, Genebra, Pequim, Washington e São Paulo. Interessa-se pelas mais diversas áreas de comunicação e artes, tendo feito estágios em empresas como a Editora Abril e a DPZ. É co-fundadora e co-presidente do grupo estudantil Brazilians United in Canada (BRAZUCA), cujo objetivo é divulgar a cultura brasileira em sua universidade. Email do BRAZUCA: [email protected]

69 Comentários

69 Comments

  1. Thais

    12/abr/2016 at 07:59

    Olá,
    A Universidade de Toronto por ser pública custeia parte do valor que seria pago pelo aluno, certo? O que eu gostaria de saber é se um estudante de outro pais tem direito a esse subsidio dado pela faculdade ou não. Obrigada!

  2. Fernanda

    22/mar/2015 at 20:39

    Oi, gostaria de saber se a universidade de toronto pede carta de recomendaçao e personal profile, que é tipo um essay q algumas faculdades pedem.

  3. Glenda

    21/mar/2015 at 15:01

    Oii, gostaria de saber qual foi a sua nota no toefl?

  4. aritano de jesus

    22/out/2014 at 18:39

    boa tarde curso direito aqui no brasil,. existe possibilidade de continuar a graduaçãO NO CANADÁ ?
    BOA TARDE

  5. felipe

    18/mar/2013 at 22:20

    gostaría de saber como funciona o programa de bolsas para estudantes brasileiros.pretendo ingressar em engenharia mecânica na USP,mas também quero participar do processo de seleção da universidade de Toronto.
    Também gostaría de saber se o consulado canadense possui algum programa de orientação para quem deseja uma bolsa?

  6. milson

    23/fev/2013 at 08:40

    gostei do website boa materia, mas o preços são altos de mais

  7. Julie

    08/jan/2013 at 12:42

    Gente, voces sabem quando comeca o ano letivo deles? E qual e a base de valor? Eu quero fazer direito. É um valor mensal, anual?

  8. Eurizanda Sno

    12/dez/2012 at 10:21

    Eu, Eurizanda Licenciada em Direito Internacional, gostaria de saber o processo de mestrado em Canada, se dão bolsa de estudo para os países pobre com no meu caso, sou da Guine-Bissau, um dos países mais pobre do undo que fica situada, em Africa ocidental.

  9. Lilia Oliveira

    18/out/2012 at 08:31

    Olá,

    Eu estou no segundo ano do ensino médio, gostaria de saber se eu já devo ajeitando minhas papeladas e correndo atrás de cursos e da TOEFL. Pretendo cursar engenharia eletronica na Universidade de Toronto. Gostaria também de saber como funciona a moradia, se temos oportunidades de trabalho, ou se eles metém um programa de Auxilio ao estudante.

    Desde de já agraço a atenção,/
    Aguardo resposta.

    OBS: Me ajudou muito as informações que encontrei aqui.

  10. Kelly

    26/set/2012 at 16:49

    Olá, estou querendo fazer um curso técnico em Toronto, mas só acho college. Alguém pode me dar uma ajuda?

  11. Esther

    08/set/2012 at 18:07

    Olá.
    Queria saber se eu fizer um ano de high school em Toronto tenho mais chance de entrar?
    E se vou pagar menos?
    E se preciso fazer o ENEM antes de me candidatar?
    Obrigada.

  12. Ana

    23/ago/2012 at 16:44

    Olá! Parabéns pelo site, muito bom. Fiquei com uma dúvida, como faço para criar uma conta COMPASS?? Porque quando tento fazer o cadastro ele pede meu login direto e não tenho um login e senha ainda. Como resolvo isso.

    Obrigado

  13. nagide

    16/ago/2012 at 16:39

    E quanto aos custos do mestrado em Toronto?

  14. RENATA

    25/jul/2012 at 06:15

    Ola! Antes de mais, obrigada pelas tuas informaçoes.. Eu sou de Portugal, gostava muito de ir para essa universidade, mas em Mestrado ou Doutoramento e para estudar Comunicação… Sabes se nessa universidade ha alguma coisa possivel? Ou conheces outra melhor para mim tambem no Canada?

  15. Mateus

    16/jul/2012 at 16:16

    Pessoal,

    Estou indo para o Canada no inicio do próximo ano para fazer um college, gostaria de saber se alguém pode me ajudar em relação a aluguel de alguma casa ou alguma indicação.

    Obrigadoo

    • Lilia Oliveira

      18/out/2012 at 08:35

      Matheus, eu também pretendo ir para o Canadá só que no segundo semestre de 2014, pois estou em um progama de Aprendiz na SABESP. Caso tenha alguma informação sobre moradia, por favor entre em contato comigo. Obrigada.

  16. miguel

    15/jun/2012 at 16:01

    você presta algum tipo de consultoria nesta área de educação em Toronto???
    Remunerado…

  17. miguel

    15/jun/2012 at 15:58

    olá

    ewstou me formando em Administração de empresas…vou fazer um intercambio de 2 meses em Vancouver, depois vou tirar um tempo em Toronto.

    Estou muito interessado em fazer uma Pós graduação em Toronto!!!
    Como funciona???queria saber opções de cursos, valores, etc??
    por onde vou primeiro????Me ajude!

  18. Dionísio J. Ch. Sabino

    12/jun/2012 at 07:29

    Ola, bom dia!
    Estou ffinalizando a Licenciatura em Arquitectura e Urbanismo na Universidade Técnica de Angola – UTANGA. Pretendo dar continuidade do meu processo de formação aí em Canadá.
    Gostaria de saber quanto custa a Pós Graudação, Mestrado em Arquitectura.

    Aguardo alguma notícia.

    Saudações
    Dionísio.

  19. Marcos Araújo

    29/maio/2012 at 23:18

    Bom, escrevo pois tenho uma dúvida.
    Sou formado em Tecnólogo em Petróleo & Gás Natural pela Universo (Bahia) – nível superior.
    Atuo profissionalmente como Professor de Petróleo em 03 Instituições e tenho muita vontade de fazer uma pós graduação, ou mesmo mestrado em Petróleo no Canadá porém, há um problema: Quase nada sei de inglês.
    Minha dúvida é: Tem como eu fazer alguma pós graduação na área do Petróleo sem falar/escrever inglês no Canadá?

    Aguardo uma luz.
    Marcos.

  20. Horizon

    07/maio/2012 at 12:02

    Primeiramente boa tarde, venho aqui deixar algumas perguntas e procurando ajuda. Atualmente ja conclui o Ensino Médio, e estou cursando Pré Vestibular Extensivo aqui na cidade, mas tenho interesse em cursar a Faculdade de Direito de Toronto, pois penso em seguir carreira como policial no Canadá.
    Porém temos a questão de Permanent Resident, o que realmente complica, pois nao possuo nenhum familiar ou conheçido que seja residente permanente no Canadá e gostaria de saber o que eu preciso fazer para ganhar este “visto permanente”.

    Por hora é essa minha dúvida, obrigado e abraços.

  21. Lisandra Zanqui'

    14/mar/2012 at 11:15

    Olá! Tenho 17 anos, Sou do Interior de Minas Gerais, Quero começar uma faculdade no exterior, Mas ainda tenho muitas dúvidas do que é preciso fazer para conseguir, o curso de inglês na TOFEL por exemplo, não tenho o acesso, posso fazê-lo online ?? suas informações foram muito úteis, mas queria que me esclarecesse como a nota do ENEM interfere no meu ingresso, nessa Universidade. Ainda não sei o que Cursar mas tenho muito enteresse por cinema! Na universidade tem esse curso?? Vou da uma olhada no site, mas queria muito que uma pessoa com experiência conversasse comigo! Obrigadaa!

  22. Grazi

    17/fev/2012 at 11:03

    Olá,

    Gostaria de saber sobre programa de pós-graduação em contabilidade, sou graduada no Brasil por uma universidade privada
    O certificado de graduação é aceito pela universidade de Toronto para pode ingressar na pós-graduação, tenho que fazer algum teste?
    Me ajudem por favor.

    Obrigada

  23. Pedro

    31/jan/2012 at 20:23

    o que seria uma nota excelente no ENEM?
    e o vestibular pode ser em qualquer faculdade?

  24. LIMA

    18/jan/2012 at 22:56

    Olá pessoal,

    Sou graduado em Pedagogia com especialização em Ciências da Religião e gostaria de saber mais informações/dicas para ingresso em programa de mestrado no Canadá, principalmente nas áreas de Ciências da Religião e Sociologia. Informações adicionais sobre bolsas e empregos na área também são bem-vindas.

  25. Leonardo Linhares

    10/jan/2012 at 20:44

    Opa, beleza?

    Queria saber como é o negócio de “Notas Excelente” no ENEM. Porque no ENEM você escolhe as faculdades que você deseja entrar, certo? Mas ela são apenas do Brasil? Então como colocar a UofT no ENEM?

    Não sei se fui claro.

  26. Rafaela

    03/jan/2012 at 14:39

    E quanto as notas do histórico escolar? Alguma nota mínima é necessária?

  27. Ivan

    20/dez/2011 at 18:32

    Olá pessoal,

    tenho 25 anos, sou psicólogo e consegui um 6.0 no IELTS. Gostaria de saber mais informações/dicas para ingresso em programa de mestrado no Canadá, principalmente nas áreas de psicologia e antropologia. Informações adicionais sobre bolsas e empregos na área também são bem-vindas.

    Desde já muito grato pela atenção!

    Ivan.

    ———————

    Hello everybody!
    I’m 25 years old, psychologist and I got 6.0 on IELTS. I’d like to know more about how to get in on master’s program in Canada, mainly on psychology/anthropology field. Informations about scholarships and jobs (as psychologist) are welcomed.

    Thanks a lot for your attention!

    Ivan.

  28. Fabiana

    17/out/2011 at 19:27

    Olá, gostaria de saber se nessa universidade tem o curso de psicologia. É possível fazer transferência?

    Obrigada

    Fabiana.

  29. Fabio

    17/out/2011 at 09:47

    Ola , Bom dia

    Gostaria de saber a media de custo das universidades, para fazer pos graduacao no canada, ou um MBA!

  30. Letizania

    11/out/2011 at 11:04

    Oi !!!
    eu gosraria de estudar em canada ou em espanha fazendo um curso em comunicacao social para conseguir um visto para estudo em alguns desses paises ? e facil ou e dificil !!! (e quanto custa) ajudem_me por favor.

  31. deyvid

    11/set/2011 at 00:12

    Oi !!!
    eu gostaria muito de fazer um curso tecnico em tecnologia da informação no canada ou nova zelandia. é facil ou dificil conseguir visto para estudar em alguns destes dois países? e quanto que custa?

  32. Bernardo

    30/ago/2011 at 14:31

    Olá,

    Adorei essa publicação. Atualmente estou no Ensino Médio, mas é o meu sonho entrar para a UofT. Lendo essa reportagem, tive só algumas dúvidas, e adoraria se você pudesse me respondê-las.

    – Que University of Toronto Entrance Exam é esse? Seria uma espécie de SAT (ou algum vestibular/prova realizado lá)?
    – Boas notas é importante também, não? Teria alguma média considerada boa pela UofT?
    – Por fim, que nota no ENEM os brasileiros que entram para a UofT tiram?

    Muito obrigado!! Me ajudaria bastante saber essas informações!

  33. Roberto Carneiro Filho

    25/ago/2011 at 00:43

    Oi.

    Por gentileza, caso possa me ajudar.

    Estive em Vancouver estudando inglês em julho, mês passado, e adorei. Estou pensando em voltar para o Canada no próximo, para estudar inglês e tentar um Doutorado. Sou advogado aqui no Brasil. Você sabe me informar sobre a possibilidade de exercer a advocacia no Canada? Tem informações sobre o Doutorado em Direito na Universidade de Toronto?

    Obrigado.
    Roberto

  34. Pedro "Coin" Duarte

    19/jul/2011 at 16:33

    Tenho ensino médio completo mas meu histórico escolar não é bom. Não tenho boas notas.

    Já li o artigo do OiToronto sobre a forma alternativa de entrar na U of T, mas pretendo fazer Computer Science, ou algo ligado a exatas, não humanas.

    Há alguma forma, mesmo com esse histórico escolar fraco, de entrar na U of T?

    O Vestibular e Enem que vocês citaram, seriam exames feitos no Canadá correto? Ou vestibulares e ENEM Brasileiros seriam aceitos lá? A pergunta de Luccas Garcia acabou me pondo em duvida.

    Assim como ele, conclui o ensino médio em 2007 e ainda estou estudando a melhor maneira de imigrar para Toronto, para posteriormente fazer uma University.

  35. Pedro Magalhães

    29/jun/2011 at 17:21

    Oi, tudo bem?
    Gostei bastante da matéria!
    Agora eu queria saber se a UofT exige que o estudante faça essa lista completa de testes de proeficiência em inglês?

    Grato,
    Pedro Magalhães

  36. Luccas Garcia

    20/jun/2011 at 21:04

    Me formei no ensino médio em 2007, posso apresentar o resultado de qualquer vestibular ou qualquer ano do enem, ou deve ser do mais recente?

  37. Mariana

    15/jun/2011 at 15:48

    Olá, estou indo morar no Canadá em agosto e me interessa muito fazer um mestrado.
    Os documentos que as universidades exigem precisam estar com tradução juramentada?
    Devo fazer essa tradução ainda no Brasil?

    Obrigada pela matéria.
    Mariana

  38. Jessica

    14/jun/2011 at 10:47

    Olá! Adorei a matéria!
    Tenho interesse em fazer um MBA na universidade de Toronto, entrei no site não encontrei as informações sobre isto. Preciso saber de valores e os cursos disponiveis, e qualquer outra informação que vc puder me passar quanto a isso.
    Obrigada pela atenção!

    • Bruno

      14/jun/2011 at 19:46

      Jessica, aqui está o link do programa de MBA da Universidade de Toronto, aqui você deve encontrar todas as informações que procura:

      http://www.rotman.utoronto.ca/mba

      Boa sorte!

  39. Gabriel

    22/fev/2011 at 12:52

    Parábens pela materia.
    Estive em Londres estudando por 1 ano, fiz um curso de Inglês e outro de Marketing Plan, foi uma experiencia que abriu portas para o mercado de trabalho no Brasil. Pretendo voltar para fazer mais um curso ou até uma universidade.

  40. Anna

    17/fev/2011 at 11:47

    Olá, muito úteis as informações, parabéns.

    Alguém sabe me informar como se consegue uma bolsa de estudos para estudar na U of T , em especial para estudantes internacionais?

    Obrigada.

  41. Aline

    24/nov/2010 at 10:59

    Bom estou fazendo administração aqui no Brasil e estou querendo ir para Toronto. E gostaria de saber se a UofT oferece curso de graduação noturno e como fica a questão de trabalhar e fazer faculdade?

    • Martha Rangel

      Martha Lins

      24/nov/2010 at 11:30

      Oi Aline,

      olha http://oitoronto.com.br/7877/6-vantagens-estudar-college/
      e fala com o magno, quem sabe ele nao pode te ajudar,
      :)

    • Eugenia

      22/fev/2011 at 09:39

      Oi Aline,
      A Rotman School of Management da U of T tem uma página dedicada a estudantes internacionais (www.rotman.utoronto.ca/intlExperience/ipso.htm), e eles são super atenciosos, escreva pra eles perguntando. Na verdade a pergunta mais correta é se eles têm cursos de meio período (part-time) pra que vc possa trabalhar tb.
      O Centre for International Experience, http://www.cie.utoronto.ca/Coming.htm, pode te dar informações a respeito de em que condições um estudante internacional pode trabalhar.

      Eugenia

  42. Rhayssa Kramer

    28/set/2010 at 17:31

    Oláa, eu queria saber quanto custa para estudar na Universidade de Toronto, e como fica a questão da moradia?
    Adorei o site, muito bom..

    obg!

    • Eugenia

      22/fev/2011 at 09:16

      Estava passeando por esse maravilhoso OiToronto e me deparei com algumas perguntas direcionadas a mim. Só pra esclarecer, eu sou só uma “passageira” aqui no blog, e posto respostas qdo sei alguma coisa a respeito do assunto. Rhayssa, aqui vai o link para a página da U of T que traz a anuidade dos cursos: http://www.provost.utoronto.ca/link/students/fees11.htm
      Bjs, boa sorte!

      • Martha Rangel

        Martha Lins

        22/fev/2011 at 15:33

        Eugenia, a gente fica muito grata que vc passeie por aqui.
        Nosso carinho por vc é tão grande que sempre citamos vc nas nossas materias ou fazemos um video só sobre vc e caju rs…
        muito obrigada mesmo,

  43. Cleonice Conde

    12/ago/2010 at 16:56

    Oi Eugenia, achei seu blog por acaso. Tbm gostaria de um contato de alguém que trabalhe na área e esteja em Toronto. To tendo dificuldades para achar informações sobre validação de diploma, mercado de trabalho em toronto. Agradeço muito!
    Cleonice. ([email protected])

    • valda

      17/nov/2010 at 12:21

      Oi Cleonice eu sou a coordenadora do grupo de psicologos em Toronto. O nosso Blog (que esta em desenvolvimento) ira responder a essas perguntas: Psicologos Brasileiros no Canada. Resumindo um pouco o processo; se voce tem o Mestrado em Psicologia o campo de trabalho e registro com a associacao e mais aceito. Fora disso o que mais se consegue e trabalhar de psicoterapeuta (Precisa de falar ingles e claro) ou tentar alguma coisa na comunidade de lingua Portuguesa. Veja o nosso blog!
      Sucesso para voce!
      Valda Lopo

      • Eugenia

        23/fev/2011 at 12:26

        Oi Cleonice e outros psicólogos brasileiros,

        Ontem recebi um email da Valda comunicando que o blog deles está pronto: http://psicoterapeutasbrasileirosnocanada.blogspot.com/

      • Juliana

        13/out/2011 at 13:13

        Olá Valda!

        Meu nome é Juliana e sou de São Paulo. Estou de partida para Toronto em Janeiro de 2012 para um curso de inglês e com muitas expectativas! Sou psicóloga formada pela PUC-SP. Não consegui localizar o blog, mas gostaria de contatar o grupo de Psicólogos em Toronto que você coordena… Obrigada!

        Juliana

  44. Maria-Laura

    20/mar/2010 at 15:29

    Ola! Muito Obrigada pelo site e pelas informacoes!
    Lu, seu marido fez OISE em qual area? Ele precisou do IELTS geral ou academico, ou fez o TOEFL? Voce tem alguma dica sobre como entrar na OISE?
    Muito Obrigada!

    • Lu

      28/mar/2010 at 16:09

      Oi Maria Laura,

      Desculpe a demora para responder. Ele vai começar OISE agora em setembro no mestrado de Developmental Psychology and Education (ele ia fazer Early Childhood Education, mas o próprio pessoal da OISE recomendou que ele mudasse de curso devido ao background dele).

      Ele fez o TOEFL simplesmente pq era mais barato. O IELTS tem que ser o acadêmico – ou seja, não dá pra usar a mesma prova feita para imigração.

      As dicas que te dou são:
      – providenciar os históricos escolares e traduções com a maior antecedência possível (e pesquisar bastante os custos de tradução, tive orçamentos que custavam mais que o dobro).
      – Ler com a máxima atenção as instruções pra application pra não deixar passar nada
      – Ter pessoas de confiança (e com bom inglês) para as cartas de recomendação
      – Estudar modelos de essay/letter of intent na internet para escrever uma boa essay

      Boa sorte!

      • Adriane

        04/jul/2010 at 21:32

        Oi, seu marido está fazendo mestrado com intenção de trabalhar no Canadá? Estou perguntando porque sou psicóloga e gostaria de ter informações sobre trabalhos de psicologia no Canadá, mais precisamente em Toronto mesmo. Ainda não tenho mestrado e por informações que li na internet parece que o diploma de psicologo não basta para validar a profissão ai em Toronto. Que precisaria ao menos de mestrado. Sabe me informar a respeito? Sabe me informar a respeito do mercado de trabalho para o psicólogo em Toronto? É que tenho interesse de morar ai. Mas queria saber se conseguiria juntar as duas coisas: as belezas e oportunidades do Canadá e atuar na minha profissão.

        Obrigada, abraço Adriane

        • Eugenia

          05/jul/2010 at 20:12

          Adriane,

          Existe um grupo de brasileiros aqui em Toronto que sao psicologos no Brasil e que se reune regularmente. Alguns trabalham na area de psicologoia, outros em areas afins. Acho que te ajudaria conversar com eles para saber o caminho das pedras. Nem todo curso do OISE vai abrir a porta para voce trabalhar na sua area, olhe isso com cuidado. Se vc se interessar entre em contato e eu te passo o email de um deles.

          Boa sorte, Eugenia

          • Adriane

            07/jul/2010 at 09:19

            Oi Eugenia, me interesso sim, com certeza. Qualquer contato ou informação será sempre bem vindo. Vou deixar o meu e-mail para que vc possa me informar o contato então. [email protected]

            Abraço e muito obrigada pela atenção…Adriane

          • Katlyn Lopes

            17/jul/2010 at 17:50

            Ola Eugenia! Meu nome eh Katlyn e tbem sou uma psicologa brasileira morando aqui em Toronto. Sera que vc poderia, tambem, me passar o contato do encontro de psicologos. Obrigada pelas dicas. [email protected]
            obrigada

          • Amanda

            27/set/2012 at 23:07

            Olá pessoal, tudo bem? Eu também queria manter contanto com alguns Psicólogos Brasileiros que passaram pelo processo de validação em Ontario. Seria possível fornever o contato. Agradeço muito!

  45. Lu

    19/mar/2010 at 10:31

    Lembrando que para mestrado ou doutorado o processo é diferente. É preciso ver as informações direto no departamento escolhido. Meu marido fez pra OISE (Education) e o processo foi todo por lá.

    É preciso ficar muito esperto quanto às datas. Para começar as aulas em setembro, o deadline do application é 1 de dezembro do ano anterior! Ou seja, no mínimo 1 ano entre iniciar a papelada (TOEFL, históricos etc) e o início das aulas.

  46. Martha

    18/mar/2010 at 12:30

    Adorei a matéria. Eu fiz um college aqui, então a burcracia foi bem menor.
    Minha Irma morava aqui, então ela foi na faculdade e deu uma olhada. E Qd eu vim visita-la fui no office da escola e me metriculei. Como eu tinha grade 12 ( fiz intrcambio nos EUA – o terceiro ano deles) não precisei de mais nada. Só pagar.

    Já para imigração. Tivemos que provar q tinhamos o dinheiro da faculdade completa (1 ano e meio).

    na mesma escola tinha uma brasileiro q não precisou mostrar nada disso para imgracao.

    • MARTHA

      21/out/2012 at 16:42

      Oi Martha,

      Tdo bem?

      Tenho uma filha de 14 anos que tem como sonho estudar a universidade no Canadá.
      Se ela estudasse 1 ano no high school ajudaria em seu currículo ou o que basta é a pontuaçao do TOEFL? O certificado de Bacharelado Internacional tem muito valor ou não?
      Em relaçao a valores da universidade, a pessoa que teve seu processo aprovado como imigrante canadense paga o valor mais acessível pela universidade?
      Grata

  47. Klara Yang

    17/mar/2010 at 16:18

    Oi Chris,
    Obrigada pelo comentário. No Brasil, a UofT tem parceria somente com a USP, e não sei te dizer para quais cursos ela se aplica. Para obter informações mais específicas sugiro que você entre em contato com o ISXO (International Student Exchange Office – escritório que cuida das questões de intercâmbio na UofT). O link é: http://www.utoronto.ca/student.exchange/incoming/index.html
    Mas acredito que, em primeiro lugar, você tenha que perguntar pra alguém da sua faculdade e ver se eles reconheceriam os cursos que você fizer na UofT.
    Espero que isso ajude. Boa sorte!

    • Chris

      18/mar/2010 at 12:53

      Muito obrigada!
      Entrei em contato com o ISXO da UofT, agora aguardo a resposta deles! :)

  48. Chris

    16/mar/2010 at 07:32

    Olá! Muito obrigada pelo artigo e pelo site! O encontrei por acaso nesse final de semana, vasculhando mais uma vez, pelos sites de estudo no Canadá, e estou adorando. Você por acaso teria informação quanto á pessoas que querem iniciar um convênio com a UofT (claro através da universidade aqui no Brasil)?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo