Educação
Como estudar na Universidade de Toronto?
Quando decidi que viria estudar em Toronto, meu primeiro passo foi pedir socorro ao meu irmão, que já morava por aqui. É claro que todas as informações de que precisamos estão no site da universidade, mas elas são tantas que acabamos nos confundindo e não sabemos qual o primeiro passo a ser dado.
Na verdade o processo todo não é tão complicado como parece. Vou então mastigar o trabalho para facilitar a vida dos brasileiros que têm interesse em fazer um curso de graduação na University of Toronto.
Para se inscrever em qualquer universidade na província de Ontário, é preciso fazer uma inscrição através do OUAC (Ontario Universities Application Centre). Para isso, acesse o site deles e clique nos links “Undergraduate applications” e “All other undergraduate applicants (OUAC 105)”.
Na seção “OUAC 105F” (International) você poderá começar a inscrição clicando em “apply online”. Você será direcionado para uma página chamada COMPASS, onde você criará sua conta em “Create a COMPASS Account Now”. Não esqueça de guardar a sua senha!
Feita a inscrição, leia atentamente cada passo. Em um dos passos, você poderá escolher quais as universidades de Ontário em que você deseja entrar.
Para brasileiros, a University of Toronto pede:
- Certificado de Conclusão de Ensino Médio + Vestibular (university entrance exam)/ENEM (Middle Education National Examination) com resultados excelentes.
- Uma prova básica de proficiência em inglês. Aqui estão as que são aceitas pela UofT. Eu fiz o TOEFL, assim como a maioria das pessoas que conheço:
- Test of English as a Foreign Language (TOEFL)
- Michigan English Language Assessment Battery (MELAB)
- English Language Diagnosis and Assessment/Certificate of Proficiency in English (ELDA/COPE)
- International English Language Testing System (IELTS) Academic Module
- Canadian Academic English Language Assessment (CAEL)
- Canadian Test of English for Scholars and Trainees (CanTEST)
- One full year of study at a recognized English-medium university located in a country where English is the dominant language
- Academic English Course, School of Continuing Studies, University of Toronto
- English for Speakers of Other Languages by University of Cambridge (ESOL)
- London Tests of English by Pearson Language Assessment – formerly Edexcel International
- International Baccalaureate English A1 or A2 Higher Level
- GCSE/IGCSE/GCE/AICE English courses
É preciso dar uma pesquisada nos programas de estudo em que você tem interesse e, sobretudo, verificar onde eles são oferecidos. A Universidade de Toronto é dividida em três campus: St. George (localizado no centro da cidade de Toronto), Scarborough (aproximadamente 20 km ao Leste) e Mississauga (aproximadamente 30 km ao Oeste). Certos cursos são oferecidos somente e um dos campus. Para maiores informações, visite a página oficial.
Outro link super interessante é o do “International Viewbook”, que é da própria universidade, onde são colocadas as principais informações que todos os estudantes internacionais querem, e devem, saber (os custos, o ranking da universidade com relação às outras do mundo, as atividades extracurriculares, etc.).
Vale lembrar que a UofT é super atenciosa e costuma responder a quaisquer dúvidas que surgirem com relação aos cursos e ao processo de admissão.
Por que estudar na UofT?
Além de estar localizada em uma cidade extremamente dinâmica no aspecto cultural, a UofT é bastante flexível e lhe dá muita liberdade na escolha de seus cursos. Isso não só permite ao aluno organizar a sua vida acadêmica da forma mais conveniente, como também lhe possibilita explorar distintas áreas de interesse.
Como escolher o que estudar?
A UofT é dividida em várias faculties (Faculty of Applied Sciences & Engineering, Faculty of Arts & Sciences, Rotman Commerce, etc.), para onde você é direcionado de acordo com a sua principal área de interesse. Na Faculty of Arts and Sciences, onde eu estudo, são oferecidos uma imensa variedade de cursos nas mais diversas áreas de conhecimento, como humanas, ciências sociais, ciências biológicas e artes visuais, entre muitas outras.
Na Arts & Sciences, você tem três opções (programs):
- Fazer um specialist program (estudar a fundo uma matéria específica, por exemplo: história);
- Fazer dois majors (estudar duas matérias, por exemplo: um major em geografia e outro em arquitetura);
- Fazer um major e dois minors (estudar três matérias, sendo uma principal e as outras duas secundárias, por exemplo: major em história e minors geografia e arquitetura).
Créditos e sugestão
A universidade funciona com um sistema de créditos. Para se formar, são precisos 20 créditos (independente de qual program você escolher). Cada curso oferecido vale 0.5 ou 1 crédito. Você está basicamente livre para dividir os créditos como quiser ao longo dos seus anos de faculdade. Isso é ótimo para quem ainda não está certo do que vai estudar, ou para aqueles que têm interesse em várias áreas distintas!
O processo todo de application é chato, um pouco complicado e bem seletivo. Não vou enganar ninguém, é uma briga constante com o site para entender os diversos passos a serem seguidos. Para quem realmente tem interesse, sugiro reservar uma tarde inteira para explorar a página deles, lendo com calma todos os itens e seguindo passo a passo todas as instruções. Aos poucos as coisas começam a fazer sentido. Espero que essas dicas sejam úteis e simplifiquem a tarefa dos que desejam embarcar nessa aventura.
70 Comments