Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Tempo na fila do programa de imigração para reunificação de casais cai de 26 para 12 meses

Há dois anos, o governo canadense resolveu colocar a fila do amor para andar e hoje o Ministério da Imigração comemora seu sucesso: a listagem que tinha 74.900 nomes empacados caiu para impressionantes 15.000. O tempo de processamento também despencou em mais de 50%, passando de 26 para 12 meses.

Segundo as autoridades a culpa é da força-tarefa apelidada de Tigre que trabalhou na revisão de todos os formulários, guias, websites, ferramentas e processos em 2016. O esforço transformou 14 checklists em apenas quatro e também encolheu de maneira expressiva o documento básico para candidatura — suas 180 páginas foram enxugadas para 75.

Além disso, a partir de 15 de março o formulário de background e o certificado de antecedentes criminais passarão a fazer parte da fase inicial do processo. Antes era preciso aguardar a avaliação do primeiro lote de papelada e um pedido formal do governo para só então enviar estes dois documentos. A novidade deve agilizar ainda mais o processamento dos pedidos.

Advogados especializados em imigração, no entanto, alertam que a rapidez não tem sido uma realidade para todo mundo. Gente nascida no Haiti, México, Paquistão, Qatar e Sri Lanka, por exemplo, continua aguardando por 2 a 6 mais meses por uma resposta.

Críticos apontam ainda que a diferença não está na simplificação do processo, mas no aumento da cota anual que passou de 46.000 por ano em 2014 para 66.000 este ano.

Os especialistas também reclamam de problemas recorrentes, como os casos em que os oficiais do governo erroneamente definem um pacote de sponsorship como incompleto. O erro seria comum e responsável por atrasos de três ou mais meses.

Mais informações em inglês.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo