Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Província de Prince Edward Island lança canal de YouTube para atrair imigrantes

Uma ilha com apenas 224 km de comprimento decidiu fazer bom uso do YouTube para conquistar mais imigrantes. O escritório de imigração da ilha-província que fica encravada no sul da costa atlântica do Canadá bancou a realização de uma série de vídeos com cenas e depoimentos destacando 11 cidades do interior: Cornwall, Charlottetown, Stratford, Georgetown, Kensington, Borden-Carleton, O’Leary, Montague, Souris, North Rustico e Summerside.

Cada clip de cerca de dois minutos traz imagens de escolas, parques, lojas e hospitais, além do depoimento de um representante da comunidade. Em linhas gerais, a proposta é sempre a mesma: pouco trânsito, muita segurança, conexão direta com a natureza, crescimento econômico e oportunidades para quem chega — em especial, para quem abrir um negócio. Mas há peculiaridades também entre as diversas cidades. Charlottetown, por exemplo, é a capital da província e oferece uma vida cultural mais interessante.

Prós e Contras

Ninguém discute a beleza da ilha onde, aliás, qualquer cidade está, no máximo, a 15 minutos de carro da praia. Mas há quem reclame da lista de espera para se conseguir um médico de família e, sobretudo, há o clima típico da região que oferece deliciosos verões e também invernos rigorosos, com muita neve, muita tempestade e muito vento.

As principais atividades econômicas da ilha são a agricultura, a indústria pesqueira e o turismo. Em termos de agronegócio, o destaque fica com a plantação de batata, soja e blueberry (mirtilo). A pesca emprega cerca de 4.500 pessoas em mais de 60 unidades de processamento, enquanto o turismo fatura alto com uma média 1 milhão e meio de visitantes por ano.

Outras indústrias menos tradicionais também andam crescendo na região. Mais de mil pessoas estão empregadas hoje em dia em empresas ligadas a atividades aeroespaciais. No setor de biociência, são mais de 45 companhias instaladas na província que, além disso, é líder na área de energia renovável chegando inclusive a gerar mais de 30% das suas necessidades elétricas através de projetos de energia eólica.

Mas, de longe, o campo que mais carece de mão de obra em Prince Edward Island (PEI) é a área de saúde. Com uma população mais velha, a província vive uma batalha constante para achar gente que possa dar o apoio necessário ao pessoal da terceira idade. E o envelhecimento também traz problemas para a sucessão de empreendedores. Outro desafio que o governo local espera superar com a ajuda da imigração.

Vídeos

Para ver mais vídeos, visite o canal da província no YouTube.

Para conhecer as opções de imigração para PEI, visite o site oficial da província, em inglês.

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo