Siga-nos

OiCanadá

Educação

Canadá é nomeado o destino mais atrativo para estudantes internacionais

Segundo dados de uma pesquisa da indústria global de educação, o Canadá é considerado o destino mais atrativo para estudantes internacionais graças a fatores como acessibilidade, segurança e oportunidades de trabalho.

A pesquisa anual, conhecida como ICEF i-graduate Agent Barometer, perguntou a agentes de ensino em mais de 100 países sobre a preferência dos estudantes em relação ao destino para estudo internacional.

Esta pesquisa de 2017 foi realizada entre setembro e outubro, e recebeu respostas de 1.456 agentes.

Os resultados revelaram informações sobre por que os estudantes escolhem certos países e instituições, e explica mudanças na preferência por certos destinos e percepções dos estudantes.

Entre outras questões, a pesquisa classifica os interesses dos alunos em oito categorias principais, incluindo requisitos do visto de estudo, questões financeiras, preocupações com segurança, etc.

A vantagem canadense

O Canadá não somente foi a opção mais atrativa entre estudantes internacionais, mas os dados de 2016 também  mostram um aumento de 17.5% no número de estudantes estrangeiros matriculados em universidades canadenses.

“O número de estudantes internacionais com destino ao Canadá continua crescendo”, diz Angie Baroque, analista sênior de políticas da Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). “Normalmente, a taxa de crescimento [anual] média é de cerca de 9%, o que representa um aumento muito acentuado de 2015 à 2016.”

Os motivos da popularidade do Canadá, no entanto, podem ter menos a ver com as políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do que com preocupações mais cotidianas.

A última Pesquisa de Comportamento do Comprador Estudante da IDP mostra que o Canadá ganha atratividade devido a fatores como acessibilidade, segurança, oportunidades de emprego de pós-graduação e requisitos de visto.

Além disso, os estudantes internacionais no Canadá demonstraram maiores níveis de satisfação graças a experiências de estudo que atingiram ou ultrapassaram suas expectativas em diversos fatores.

Ainda que se trate de um estágio para ganhar experiência na área profissional ou um trabalho no ramo de serviços para financiar as despesas diárias, os estudantes internacionais têm acesso a uma ampla gama de possibilidades de emprego durante seus estudos no Canadá. A capacidade de trabalhar durante o estudo é muitas vezes um fator importante na decisão de um futuro estudante ao buscar o ensino superior no Canadá.

Após a formatura, os graduados internacionais de faculdades e universidades canadenses continuam a se beneficiar de incentivos para trabalhar e se instalar no Canadá.

Por exemplo, os graduados elegíveis não precisam de uma oferta de trabalho ou salário mínimo para se candidatar a uma Permissão de Trabalho Pós-Graduação (PGWP), uma licença de trabalho aberta que é válida por até três anos, dependendo do programa de estudo concluído.

A experiência adquirida ao trabalhar com um PGWP pode ser contada para um pedido de residência permanente através de muitos programas, incluindo o Canadian Experience Class, Provincial Nominee Programs (PNPs), e Quebec Experience Class.

Os ex-estudantes internacionais são uma fonte chave de candidatos no sistema de Express Entry para imigração econômica em razão de idade, nível educacional, habilidades e experiência. Este fato foi notado no relatório de fim de ano de 2016 da Imigração: “Por já terem passado bastante tempo no Canadá estabelecendo redes sociais e se familiarizando com a cultura e a vida canadenses, a integração permanente dos ex-estudantes internacionais à sociedade acontece de forma mais fácil”.

Avatar photo

Cinthia Ferreira é professora de português/inglês/francês e tradutora brasileira, residindo atualmente em Toronto, Canadá. Tradutora formada pela Universidade de Toronto especializada em: Marketing, Business, Turismo, Tecnologia e Documentação para processos de imigração como: Certidões de Casamento, Certidões de Divórcio, Atestados de Antecedentes Criminais, Certidões de Óbito, Diplomas, Documentos de Identidade, Históricos Escolares, Extratos Bancários, Cartas de Recomendação, Currículos, entre outros, nos seguintes idiomas: Inglês, Português, Francês e Espanhol. Professora de Inglês e Português formada em Letras, com mais de 10 anos de experiência em: Cursos Regulares ou Intensivos, Preparação para Teste de Cidadania Canadense, Preparação para exames de proficiência como TOEFL/IELTS, Preparação para exames da imigração CELPIP, MELAB e CAEL, Business English, Conversação, Gramática e Vocabulário através de cursos presenciais ou aulas online.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo