Siga-nos

OiCanadá

Peggy's Cove, Nova Scotia

Vistos e Imigração

Região Atlântica do Canadá quer garantir emprego para estudante estrangeiro

O programa “Study and Stay” desenvolvido na Nova Scotia cerca de um ano atrás deu tão certo que vai agora ser adotado por outras províncias vizinhas. O objetivo é assegurar emprego para 80% dos estudantes internacionais dos colleges e universidades da região que queiram morar para sempre no Canadá.

New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundland and Labrador farão adaptações no programa para melhor adequá-lo à realidade dos seus mercados de trabalhos. Tudo para atrair, recrutar, facilitar a integração e ainda a retenção dos estudantes internacionais na região.

Para isso eles oferecem um sistema de mentores, além de uma série de workshops e outros eventos voltados para o desenvolvimento das chamadas soft skills (como navegar as situações sociais no Canadá com sucesso), o domínio do idioma e ainda a criação de networks profissionais.

O Study and Stay também oferece assistência para quem está interessado em residir de forma permanente na região através dos vários Provincial Nominee Programs específicos de cada província. Ou através de um ramo do programa piloto de imigração da área que é voltado exclusivamente para formandos internacionais: o Atlantic International Graduate Program (AIGP).

O AIGP é separado do Express Entry e não utiliza nenhum sistema de pontuação. Ele também não exige experiência de trabalho, apesar de incentivar que o candidato obtenha uma permissão de trabalho antes de obter a residência permanente. Mas o mais importante aqui é ter uma oferta de trabalho, ter terminado (ou estar quase terminando) um curso reconhecido na região do Canadá Atlântico, ter nível de inglês CLB (Canadian Language Benchmarks) igual ou acima de 4 e conseguir provar ter os fundos necessários para o começo da vida por lá.

A região chamada de Atlantic Canada representa a área do país banhada pelo oceano Atlântico.

São quatro províncias: Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundland and Labrador. As atividades econômicas mais tradicionais são a pesca, o agronegócio, e a mineração, mas há também forte demanda na área de prestação de serviços, saúde e tecnologia. O candidato só precisa estar preparado para viver invernos rígidos e verões úmidos. Tem também que estar ligado que mesmo a mais populosa cidade de lá, Halifax, tem pouco mais de 400 mil habitantes.

Animou? Então manda brasa, e boa sorte!

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo