Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Sistema de imigração de Ontário “Capital Humano” prioriza candidatos elegíveis

O governo de Ontário vem agindo de maneira proativa para incentivar a imigração provincial, localizando candidatos que considera interessantes na lista do Express Entry federal para disparar convites especiais. Entenda como funciona o sistema de priorização de Capital Humano, conheça as exigências para receber o convite e confira os passos básicos para imigrar.

Quando eles detectam alguém com um perfil relevante, disparam uma notificação de interesse (NOI) que é, em essência, um convite para que a pessoa escolhida entre com um pedido oficial de imigração online no chamado Human Capital Priorities Stream, que é um canal de imigração que faz parte do chamado Ontario Immigrant Nominee Program (OINP). Ao receber a notificação, o interessado tem 45 dias para completar sua candidatura que, se aprovada, deve ser usada, enfim, para a obtenção da residência permanente.

Mas para ter chances de ser escolhido é preciso preencher alguns requisitos básicos, como ter pontuação mínima de 400 pontos no CRS e conseguir provar proficiência em inglês ou francês condizente com pelo menos o nível 7 do Canadian Language Benchmark (CLB) em termos de leitura, escrita, conversação e entendimento/escuta.

Além disso, há critérios relacionados ao tempo de experiência de trabalho, ao tipo de profissão exercida nos últimos três anos antes da expedição da NOI e ainda a exigência de que a pessoa prove, através de um relatório de Avaliação de Credenciais de Educação (ECA), que a sua formação universitária equivale a um bacharelado, mestrado ou doutorado canadense.

Outro ponto importante é apresentar uma carta dizendo que a pessoa tem intenção de estabelecer residência na província e indicar que tem, de fato, ligações com Ontário — familiares, amigos, experiência anterior, clientes na região, estudou na província etc.

Por fim, é preciso também apresentar provas de que se tem o dinheiro necessário para fazer uma transição segura para a nova vida de acordo com o tamanho da família do candidato. Os valores exigidos começam na casa dos C$12,500 para uma pessoa imigrando sozinha e são reajustados anualmente.

Passos básicos

  1. Ter certeza de que satisfaz as exigências de imigração do Federal Skilled Worker ou do Canadian Experience
  2. Criar um perfil no sistema de Express Entry
  3. Receber um convite (NOI) do OINP
  4. Se candidatar dentro do prazo de 45 dias desde o envio da NOI
  5. Receber um “nomination certificate” do OINP
  6. Fazer o upload do certificado no seu perfil
  7. Ser sorteado para receber um convite para requerer sua residência permanente
  8. Se tornar um residente permanente

Para saber mais, visite o site da Imigração de Ontário.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo