Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Norte de Ontário quer lançar projeto piloto para atrair imigrantes

Um instituto baseado no Norte de Ontário quer que o governo repense sua política de imigração, dando poder aos municípios do interior para atrair e reter estrangeiros — e tem pressa para lançar um programa-piloto que, se tiver sucesso, pode ser ampliado para a província toda.

O Northern Policy Institute acredita que é hora de as cidades do interior terem a chance de buscar fora do Canadá a mão-de-obra de que tanto precisam. Mas para isso o governo federal teria que abrir mão da sua prioridade atual, que é o pessoal considerado “high-skill” — gente com diploma universitário, mestrado ou doutorado.

O instituto acha que, na real, os municípios de pequeno ou médio porte precisam mesmo é de trabalhadores considerados “mid-skill”, como caminhoneiros, carpinteiros, encanadores, eletricistas e até mesmo atendentes de enfermagem — conhecidos aqui como personal support workers. E que é hora de o governo federal atender esta demanda.

A medida poderia mesmo mudar a geografia da imigração que hoje está concentrada nas metrópoles como Toronto, Montreal e Vancouver. No caso específico de Ontário, 97% dos imigrantes se estabelecem de fato na chamada GTA (Greater Toronto Area). O problema é que morar nestas cidades grandes está ficando caro demais — aluguel, transporte, comida… tudo está subindo de maneira acelerada. No interior, porém, os preços dos imóveis são muito mais atrativos, seja para alugar ou comprar, há chances reais de empregos bons e estáveis e ainda muita qualidade de vida.

Experiência em Manitoba

O município de Morden, que fica em Manitoba, já vem utilizando um sistema similar ao sugerido pelo instituto de Ontário. Na prática, o pessoal de Morden checa a lista de pré-aprovados da província, localiza aqueles que podem se encaixar nas vagas de trabalho existentes e convidam o candidato à imigração a se mudar para a cidade. Quem aceita garante para si mesmo um processo mais rápido e mais seguro, porque a pessoa já chega com emprego garantido.

A estratégia adotada em Morden parece estar dando certo. A população local saltou de 6,571 em 2006 para 8,668 em dez anos e o nível de retenção de imigrantes está na faixa dos 80%. Agora é ver se o Northern Policy Institute consegue conquistar o suporte necessário para fazer desta ideia uma realidade em Ontário.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo