Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Estudo revela que o futuro do Canadá depende dos imigrantes

O Conference Board of Canada divulgou um estudo diferente sobre o impacto da imigração, traçando um prognóstico de como seria a vida no país caso as fronteiras fossem fechadas. E não deu outra: o futuro do Canadá depende de um fluxo constante de imigrantes.

De acordo com a simulação, sem os imigrantes a população envelheceria a passos largos e o número de pessoas capazes de trabalhar encolheria consideravelmente. Hoje os aposentados representam 22,4% da população. Mas, neste quadro hipotético, mais de um quarto dos habitantes teria 65 anos ou mais (26,9%) já em 2034, o que colocaria em profundo estresse tanto o sistema social quanto o sistema público de saúde.

Tal sobrecarga levaria a um aumento de impostos, o que muito provavelmente causaria uma debandada de empresas que tenderiam a buscar mercados com menos taxas. Tudo isso junto culminaria também em uma desaceleração da economia. Hoje, com a imigração, a expectativa é de um crescimento médio de 1,9% nas próximas décadas. Mas se não houvesse a colaboração dos imigrantes, a coisa seria bem devagar, com as projeções de crescimento econômico caindo para 1,3%.

Nos últimos anos, a imigração passou a arcar com 71% do crescimento populacional e com 90% do crescimento da força de trabalho. E segundo o Conference Board, o país precisa de ainda mais braços e cérebros. Em seu estudo, a organização aponta que o ideal seria elevar a cota anual de imigrantes recebidos — em 2017 ela foi de 0.8% da população total. A entidade acredita que ela deveria ser de 1%.

O relatório advoga também em prol da categoria de imigração dedicada à reunificação de familiares, por acreditar que a medida cria uma maior sensação de acolhimento e pertencimento, e aponta que o governo deveria investir mais no combate à baixa remuneração que costuma existir entre os imigrantes desta categoria.

Mas ainda mais importante, o documento reforça a necessidade de se combater sentimentos anti-imigração que possam surgir. Afinal de contas, o crescimento e a estabilidade do país dependem claramente da contribuição dada pelos imigrantes que todo ano aqui desembarcam cheios de sonhos e de muita vontade de arregaçar as mangas e trabalhar.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo