Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Estudo revela que o futuro do Canadá depende dos imigrantes

O Conference Board of Canada divulgou um estudo diferente sobre o impacto da imigração, traçando um prognóstico de como seria a vida no país caso as fronteiras fossem fechadas. E não deu outra: o futuro do Canadá depende de um fluxo constante de imigrantes.

De acordo com a simulação, sem os imigrantes a população envelheceria a passos largos e o número de pessoas capazes de trabalhar encolheria consideravelmente. Hoje os aposentados representam 22,4% da população. Mas, neste quadro hipotético, mais de um quarto dos habitantes teria 65 anos ou mais (26,9%) já em 2034, o que colocaria em profundo estresse tanto o sistema social quanto o sistema público de saúde.

Tal sobrecarga levaria a um aumento de impostos, o que muito provavelmente causaria uma debandada de empresas que tenderiam a buscar mercados com menos taxas. Tudo isso junto culminaria também em uma desaceleração da economia. Hoje, com a imigração, a expectativa é de um crescimento médio de 1,9% nas próximas décadas. Mas se não houvesse a colaboração dos imigrantes, a coisa seria bem devagar, com as projeções de crescimento econômico caindo para 1,3%.

Nos últimos anos, a imigração passou a arcar com 71% do crescimento populacional e com 90% do crescimento da força de trabalho. E segundo o Conference Board, o país precisa de ainda mais braços e cérebros. Em seu estudo, a organização aponta que o ideal seria elevar a cota anual de imigrantes recebidos — em 2017 ela foi de 0.8% da população total. A entidade acredita que ela deveria ser de 1%.

O relatório advoga também em prol da categoria de imigração dedicada à reunificação de familiares, por acreditar que a medida cria uma maior sensação de acolhimento e pertencimento, e aponta que o governo deveria investir mais no combate à baixa remuneração que costuma existir entre os imigrantes desta categoria.

Mas ainda mais importante, o documento reforça a necessidade de se combater sentimentos anti-imigração que possam surgir. Afinal de contas, o crescimento e a estabilidade do país dependem claramente da contribuição dada pelos imigrantes que todo ano aqui desembarcam cheios de sonhos e de muita vontade de arregaçar as mangas e trabalhar.


2 Comentários

2 Comments

  1. Anônimo

    26/jun/2018 at 17:33

    Meu sonho poder morar com minha família no Canadá, gostaria de contribuir com esse crescimento do país mas infelizmente minha profissão não ajuda e aí tenho procurado outras alternativas para realizar esse sonho.

  2. MAURICIO TAVARES DE AZEREDO

    21/jun/2018 at 22:51

    acho eu que ainda assiste,muitas regras para chegar ate ai.
    vou dar o meu exemplo;eu já tentei entra em contato com pessoas dai e não tive sorte.tenho muita vontade de ir morar no canada.tenho vontade de abrir uma fabrica de moveis em aço carbono ai mais só esta no meu sonho.aqui no brasil trabalho para vários arquitetos,alem da fabrica montar uma loja também.
    DEUS ESTA NO CONTROLE.FIQUEM COM DEUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Vistos e Imigração

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Posts Populares

Topo