Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Província fecha programa de imigração para empreendedores sob chuva de acusações

O programa para imigração de empreendedores de Prince Edward Island fechou suas portas recentemente sob uma chuva de alegações de mau uso e até mesmo uma investigação federal.

No programa para empreendedores da menor província canadense, os candidatos à imigração faziam um depósito de 200 mil dólares em uma conta do governo, com a promessa de um reembolso, e se comprometiam ainda a investir outros 150 mil dólares na abertura de uma empresa que seria gerenciada pela própria pessoa.

Até aí, tudo bem. O problema é que a província parece ter dado status de residência permanente a muitos destes empreendedores antes mesmo dessas pessoas se mudarem e abrirem seus negócios em P.E.I.

De acordo com o governo da ilha-província, 269 processos de imigração foram iniciados entre 2016 e 2017 nesta categoria e pouco mais da metade fez o depósito, mas jamais chegou a abrir um empreendimento ali.

Além disso, uma reportagem feita pela Canadian Press no ano passado revelou que três estudantes internacionais teriam sido abordados por proprietários de negócios criados sob o programa de empreendedores da província. Eles queriam que seus funcionários-estudantes devolvessem parte de seus salários para as empresas, e em dinheiro. Dois teriam aceitado e um terceiro teria sido demitido ao se recusar a fazer parte do esquema.

A mesma agência de notícias fez ainda outra matéria descrevendo como centenas de candidatos teriam usado o endereço de imóveis de dois chineses por quatro anos a fio sem levantar suspeitas dos responsáveis pelo sistema de imigração da ilha.

Agora o programa está fechado e aguardando uma investigação do governo federal. Mas uma coisa é certa: os cofres da província amealharam mais de $18 milhões só com os tais depósitos que, na prática, parece que estavam funcionando mais como a aquisição descarada do status de residente permanente do que um sistema real de imigração para empreendedores.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo