Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Sudbury lança sua primeira chamada do Programa de Imigração do Interior do Canadá

A maior cidade do norte de Ontário, Sudbury fez no final de abril sua primeira chamada para interessados em imigração e mostra, mais uma vez, que o compromisso canadense com a chegada de estrangeiros continua vivo e ativo.

Sudbury é uma das 11 comunidades do interior do Canadá participando do novo Rural and Northern Immigration Pilot (RNIP). O programa foi criado ano passado pelo governo federal como uma tentativa de melhor distribuir os imigrantes pelo território canadense e, ao mesmo tempo, oferecer mais oportunidades a quem está chegando.

Tradicionalmente, os imigrantes tendem a se concentrar nos grandes centros como Toronto, Montreal e Vancouver. Mas há várias cidades de menor porte com muita atividade econômica e que sofrem por falta de mão-de-obra. 

Estes destinos oferecem excelente qualidade de vida, além de serem mais em conta em termos de moradia, por exemplo, mas costumam nem aparecer no radar dos candidatos à imigração.

Com população em torno de 165.000 habitantes e uma economia baseada em mineração, finanças e turismo, Sudbury conta ainda com uma universidade, a Laurentian, e um college, o Cambrian. Mas até o ano passado tinha apenas 265 imigrantes instalados por lá.

A situação, porém, está prestes a mudar. No dia 23 de abril, a cidade fez sua primeira chamada. Foram apenas seis convidados, mas um excelente começo para um programa piloto que pode transformar a imigração no Canadá. E quem tiver interesse pode ainda aplicar.

O primeiro passo para uma candidatura é visitar a página deles para poder entender melhor as exigências e as vantagens desse programa-piloto que tem variações de cidade a cidade. 

Pode ser uma boa também consultar os sites de outros dois municípios de Ontário que também estão participando e já estão na fase de aceitar candidatos: Timmins e Thunder Bay.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

4 Comentários

4 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo