Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Canadá atinge menor nível de imigração dos últimos 22 anos e monta estratégia pra buscar mais gente

Por causa da pandemia, o país recebeu apenas 184.000 novos imigrantes no ano passado — o pior índice desde 1998, quando o Canadá abriu as portas para 174 mil novos habitantes. Mas os números baixos já produziram uma reação positiva, com o lançamento de mais de 27 mil cartas-convite de uma só vez e com critérios flexibilizados.

A meta para 2020 era a mesma do ano anterior, 341 mil pessoas, mas o novo coronavírus bagunçou o coreto, permitindo a distribuição de Residência Permanente a pouco mais da metade do que se esperava. E, para este ano, a meta estava ainda mais gorda, com a expectativa de aprovar 401 mil imigrantes, mas já está ficando claro que será impossível atingir esse alvo e há até quem aposte que o total não passe dos 275 mil.

De todo modo, com a divulgação desta meta de 401 mil, o governo federal sinaliza que não pensa em recuar em termos de imigração. O processamento de inscrições, aliás, continua ativo. E, apesar de ter tido meses de lentidão, principalmente no começo da crise, o ritmo tem aumentado porque o entendimento dos órgãos federais é de que a chegada de novos braços é mesmo uma peça fundamental para a recuperação da economia.

No momento, porém, o foco tem sido dar um gás na aprovação dos candidatos que já se encontram no país e na agilização ainda de pedidos de parentes próximos de imigrantes já estabelecidos.

Reação com números históricos

De um modo geral, a cada 15 dias uma nova leva de cartas-convites é disparada para quem atinge um certo nível de pontuação no sistema de imigração. A média de convidados costuma ficar em torno dos cinco mil. Mas a última rodada surpreendeu todo mundo: foram 27.332 convidados!

Além disso, a pontuação CRS (Comprehensive Ranking System) exigida foi extremamente baixa com linha de corte nos 75 pontos. Pra se ter ideia, as chamadas estavam exigindo dos 450 pontos pra cima. Em outras palavras, este 2021 pode ser um excelente momento para se abrir um processo de imigração no Canadá!

Para saber mais, visite o site do Governo do Canadá (em inglês).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Vistos e Imigração

Topo