Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Governo lança NOC 2021 e muda o funcionamento de grande parte dos programas de imigração

Muitos candidatos à imigração precisam usar a NOC (National Occupational Classification) para se encaixar nos programas de skilled worker ou de trabalhador estrangeiro temporário. Essa listagem de cargos e profissões é revisada ano a ano, e a cada cinco anos passa por uma atualização para se manter sempre bem adaptada à evolução normal das necessidades de mão de obra do país. Mas é de dez em dez anos que a NOC é reformada de maneira mais profunda. E é isso que acaba de acontecer. Entenda aqui o novo conceito do TEER e o que isto significa na prática para quem se candidatar à residência no Canadá.

A nova edição da NOC trouxe todo tipo de mudança. A primeira delas é que os códigos de quatro dígitos foram substituídos por cinco dígitos. Algumas profissões foram também eliminadas enquanto outras foram criadas. Há cargos que foram absorvidos por outros e há aqueles que foram separados, ganhando uma categoria só sua. Ocorreram também mudanças menos significativas, como nome, número ou coisa assim — e dá pra ver a correlação entre a velha e a nova NOC bem aqui.

O pulo do gato

A grande novidade da NOC 2021 Versão 1.0 lançada no dia 10 de agosto desse ano é a substituição do conceito de “Skill Level” pelo sistema batizado de TEER (Training, Education, Experience and Responsibilities – Treinamento, Educação Experiência e Responsabilidades) e que tem 516 ocupações listadas. Dezesseis a mais do que a versão anterior. E tudo isso se divide em seis categorias.

Distribuição SKILL LEVEL- TEER 

NOC 2016 V1.3 – Skill Level
NOC 2021 V1.0 – TEER


TEER Categoria 09%
Skill Level A28%TEER Categoria 119%
Skill Level B42%TEER Categoria 231%
Skill Level C24%TEER Categoria 313%
Skill Level D6%TEER Categoria 418%


TEER Categoria 59%

Categorias do TEER

TEER_0Ocupações de gerência
TEER 1Formação universitária completa (bacharelado, mestrado ou doutorado); ou Vários anos de experiência em um ocupação específica da categoria 2 do TEER (quando aplicável).
TEER 2Formação técnica pós-ensino médio completa com duração de dois a três anos; ou Formação completa de programa de treinamento tipo aprendiz (apprenticeship training) com duração de does a cinco anos; ou Ocupações com funções de supervisão ou com responsabilidades ligadas à segurança (policial e bombeiros); ou Vários anos de experiência em uma ocupação específica da categoria 3 da TEER (quando aplicável).
TEER 3Formação técnica pós-ensino médio completa com duração de menos de dois anos; ou Formação completa de programa de treinamento tipo aprendiz (apprenticeship training) com duração de menos de dois anos; ou Mais de seis meses de treinamento prático, cursos de treinamento ou experiência junto com algum nível de educação formal pós-ensino médio; ou Vários anos de experiência em uma ocupação específica da categoria 4 da TEER (quando aplicável).
TEER 4Formação completa do ensino médio; ou Vários anos de treinamento prático com algum nível de formação de ensino médio; ou Vários anos de experiência em uma ocupação específica da categoria 5 da TEER (quando aplicável).
TEER 5Comprovação de experiência de trabalho de curta duração e sem educação formal

Impacto e implementação

Em termos de impacto, é difícil saber quem ganha, perde ou empata com a chegada do sistema TEER, afinal de contas ainda não está claro como o governo vai lidar com a antiga Categoria B, que vinha englobando o maior número de candidatos. 

Outra grande dúvida é sobre quando a nova NOC vai entrar de fato nos processos de imigração. O governo acha que isso só acontecerá no segundo semestre do ano que vem. Ou seja, por enquanto, é preciso aguardar e continuar preenchendo a papelada de acordo com a NOC 2016.

Mas pode ser interessante analisar mais a fundo os dois sistemas e decidir se vale a pena pisar no acelerador e entregar o mais rapidamente possível a papelada completa ou aguardar para se candidatar quando a NOC 2021 entrar de fato em vigor junto aos órgão que processam pedidos de imigração. 

Para saber mais, visite o site Statistics Canada, em inglês. 

1 Comentário

1 Comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo