Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Seu consultor de imigração ou estudo é credenciado pelo governo canadense?

Muita gente bem intencionada ou não vira consultor de imigração ou de estudos sem ter a qualificação devida e, por isso mesmo, há sempre casos de gente se sentindo mal atendida ou até mesmo trapaceada pelas empresas ou consultores independentes e que fica sem ter a quem recorrer. O governo canadense tem acompanhado essas situações e, mais uma vez, criou um sistema para tentar pelo menos diminuir o problema. Veja como você pode se garantir.

O College of Immigration and Citizenship Consultants é a partir de agora o regulador oficial dos consultores de imigração, e isto vale tanto para quem atua dentro do país quanto fora dele. Ou seja, mesmo quem dá consultoria, por exemplo, no Brasil, também precisa estar licenciado.

E a definição do serviço que exige esta licença é bem ampla, englobando qualquer um que esteja usando informação publicamente disponível para aconselhar sobre imigração, que diga para alguém como se deve preencher qualquer parte de um formulário ligado à imigração, que aconselhe sobre informações adicionais a serem incluídas na papelada da candidatura à imigração, que escreva a carta toda ou em parte que segue junto com os documentos enviados para a imigração, ou que haja como um representante de um candidato à imigração. 

Como as licenças são obtidas

A licença para atuar nesse ramo pode ter três origens. Ela pode vir da espécie de OAB que cada província ou território tem e que regula o exercício da advocacia no país. Ou vem da Chambre des notaires du Québec, ou, agora, do College of Immigration and Citizenship Consultants.

No caso do College, há duas possibilidades: tornar-se um Regulated Canadian Immigration Consultant (RCIC) ou Regulated International Student Immigration Advisors (RISIA). O caminho para ser um RCIC começa com a obtenção do diploma do Immigration Practitioner Program oferecido pela Queen’s University ou Université de Montréal até o final de 2022.

Como RCIC, o profissional pode explicar as várias opções de imigração e cidadania disponíveis, ajudar a escolher o melhor programa para o seu caso, preencher e enviar sua candidatura para o governo, fazer toda a comunicação com os agentes governamentais em seu nome e até representá-lo em casos de audiências 

Já os RISIAs são pessoas empregadas pelo setor da educação. Estas pessoas precisam concluir o programa International Students and Immigration Education que é ministrado pelo Canadian Bureau for International Education (CBIE), e podem atuar aconselhando estudantes internacionais em relação à obtenção de visto de estudos e de residência temporária.

Agora, atenção: apenas cidadãos canadenses, residentes permanentes ou indígenas nativos daqui podem ser RISIAs ou RCICs. Estas pessoas podem oferecer seus serviços em qualquer parte do mundo, mas não podem ser estrangeiros. 

Como se proteger

O governo recomenda que todo mundo cheque se o consultor tem mesmo licença para atuar no ramo visitando o sistema de busca que lista os dados e o status dos profissionais cadastrados. Recomenda também que você verifique se os dados de contato que a pessoa lhe forneceu são os mesmos constantes do website do College. Se houver discrepância, a dica é insistir em usar o canal de contato oficialmente registrado, porque isso aumenta a chance de você estar, de fato, lidando com aquele consultor e não com alguém que está se fazendo passar por outra pessoa.

Outra coisa importante é ter um contrato de serviço ou contrato de retenção especificando tudo direitinho. Fique atento também se a pessoa está agindo dentro dos limites do escopo da licença que ela porta (por exemplo, um RISIA não pode fornecer informação ou serviço que é da competência de um RCIC). E, se surgirem problemas, entre imediatamente em contato o College — eles aceitam reclamações de dois tipos: falha em seguir direitinho o Código de Conduta Profissional ou por incompetência.

As reclamações, no entanto, não tratam diretamente dos valores pagos, mas da conduta do consultor. Ou seja, só há possibilidade de interferência do College em termos de reembolso se for comprovado um problema de conduta. A instituição, claro, não tem a ver com consultores não licenciados, mas até aceita denúncias, o que pode pelo menos ajudar evitando que outras pessoas tenham que enfrentar os mesmos problemas.

Recrutadores de estudantes, de trabalhadores e agentes de viagem

Pode ser que um agente de viagem ofereça pra ajudar a preencher os formulários referentes a um visto de visita. Ou é um recrutador de mão de obra que diz que vai organizar um visto de trabalho. Um recrutador de estudantes também pode oferecer coisa semelhante. Mas a verdade é que isso é ilegal. O correto é ter mesmo um RCIC ou RISIA lidando com isso e em contato direto com você.

Fernanda é carioca, publicitária, desenvolvedora web, co-fundadora e editora-chefe do OiCanadá. Imigrou para o Canadá no final de 2006 e se tornou cidadã canadense em 2011.

2 Comentários

2 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo