Siga-nos

OiCanadá

Educação

Como funciona o OSAP

OSAP é o plano de financiamento para estudantes que desejam cursar uma faculdade ou universidade em Ontário. O plano foi criado para ajudar os alunos a cobrirem custos com a matrícula, taxas obrigatórias cobradas pelas faculdades, assim como livros, comida e transporte. Conheça mais sobre este programa.

Quando comecei os meus estudos em Ontário, surgiram sempre muitas dúvidas, mas acho que a pergunta principal era “como vou pagar pelos meus estudos?”. Aqui no Canadá não existem universidades e faculdades gratuitas como no Brasil, por isso o governo tenta, de todas as formas, dar a todos o direito a um curso superior.

Como já explicado em recente artigo, depois de ter sido aceito pela faculdade, o ultimo passo então seria aplicar para o OSAP. Trata-se de um órgão independente, que não possui vínculos com qualquer faculdade ou universidade específica, e por isso o valor do seu curso não influenciará no valor do empréstimo a ser recebido.

É muito importante destacar que, para receber o OSAP, é preciso ser um estudante em tempo integral, a instituição de ensino superior tem que ser reconhecida e, logicamente, o candidato precisa ser cidadão canadense ou residente permanente e morar na província de Ontário. Dentro dessas condições, todo mundo pode aplicar para receber o empréstimo, pois não há nenhuma forma de exclusão relacionada à idade, sexo ou curso.

A aplicação

O valor de sua ajuda financeira vai depender de sua situação na hora da sua aplicação. Como mencionado anteriormente, o primeiro passo de sua aplicação é fazer o seu perfil na página deles, onde você irá submeter suas informações pessoais e responder uma série de perguntas quanto à sua habilidade de poder arcar com os custos de seu curso. São perguntas diversas do tipo se é casado, se possui alguma renda, se mora com os pais, se tem pensão, etc. Lembre-se que o OSAP lida com pessoas de todas as idades e todos os tipos de situação financeira.

A finalidade dessa aplicação é determinar em qual nível financeiro você se encaixa e a qual ajuda você terá direito. É um programa que visa sempre dar mais a quem pode menos e menos a quem pode mais. Portanto, se você mora com os pais, possui renda alta, por exemplo, o valor do seu empréstimo provavelmente vai ser baixo, mas mesmo assim todos recebem alguma coisa.

Para os espertinhos de plantão, o OSAP está sempre muito ligado naqueles que querem fraudá-lo. Pensando nisso, um dos pré-requisitos para o empréstimo é que você dê total autorização para que eles tenham acesso às suas informações financeiras junto ao seu banco e ao Revenue Canada, que nada mais é do que o Ministério da Fazenda aqui.

Resultado imediato

Após ter respondido todas as perguntas e finalizado a sua aplicação online, você saberá, de imediato, quanto vai receber. Esse dinheiro vai ter dois destinos. Um é para pagar a faculdade e o outro é para o seu bolso. Dependendo de quanto eles te derem e o preço de sua faculdade, você pode ter muito dinheiro sobrando ou não ter nenhum.

Esse valor é dividido em vários montantes dependendo da duração do seu curso. No meu caso, era sempre no começo de cada semestre, então esse dinheiro só vinha na primeira semana de aula do período. O OSAP vai receber uma notificação de sua faculdade ou universidade de que sua matrícula foi feita, então o programa deposita o dinheiro para pagar os custos com a instituição de ensino e o que sobrar vai para a sua conta. Se você recebeu o máximo que eles emprestam, eu garanto que é uma grana boa e super bem-vinda.

Caso tenha alguma dúvida, se enrolou na hora de fazer algo ou se esqueceu de enviar algo, um case-worker vai ser designado para você. Essa pessoa vai estar por dentro de sua aplicação e responder todas as suas perguntas.

Depois de terminar o seu curso, você só começa pagar o empréstimo após seis meses. E caso volte a estudar, você só começa a pagar depois que todos os seus cursos acabarem. Ou seja, é muito fácil. Eles são sempre muito abertos a negociações e ao parcelamento de toda sua dívida.

Resumindo

  • Para ser elegível para o OSAP, você precisa morar legalmente na província de Ontário.
  • Todas as pessoas podem aplicar, mas o valor do seu empréstimo varia de acordo com a sua situação financeira.
  • Todas as aplicações são feitas online. Entretanto, você deverá enviar pelo correio alguns documentos comprovando o que você alegou na sua aplicação (extratos bancários, contratos de aluguel, recibos de despesas, etc.)
  • Uma vez tendo um perfil no OSAP, fique sempre de olho na página deles. É através dela que você receberá mensagens sobre a sua aplicação. Caso tenha esquecido alguma data, ou de enviar algum documento, é lá aonde vão te explicar tudo.
  • Os juros são sempre muito inferiores ao de qualquer instituição financeira, mas lembre-se de que o OSAP não é um banco.
  • Eu guardei a melhor surpresa para o final! Se o aluno tiver uma bolsa de estudos (bursaries) ou receber doações (grants), o dinheiro será usado no abatimento da dívida. Neste caso, o OSAP só cobra metade do que eles te deram. Não é uma maravilha? Só não estuda quem não quer.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

11 Comentários

11 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Educação

    Topo