Siga-nos

OiCanadá

Educação

Como funciona o OSAP

OSAP é o plano de financiamento para estudantes que desejam cursar uma faculdade ou universidade em Ontário. O plano foi criado para ajudar os alunos a cobrirem custos com a matrícula, taxas obrigatórias cobradas pelas faculdades, assim como livros, comida e transporte. Conheça mais sobre este programa.

Quando comecei os meus estudos em Ontário, surgiram sempre muitas dúvidas, mas acho que a pergunta principal era “como vou pagar pelos meus estudos?”. Aqui no Canadá não existem universidades e faculdades gratuitas como no Brasil, por isso o governo tenta, de todas as formas, dar a todos o direito a um curso superior.

Como já explicado em recente artigo, depois de ter sido aceito pela faculdade, o ultimo passo então seria aplicar para o OSAP. Trata-se de um órgão independente, que não possui vínculos com qualquer faculdade ou universidade específica, e por isso o valor do seu curso não influenciará no valor do empréstimo a ser recebido.

É muito importante destacar que, para receber o OSAP, é preciso ser um estudante em tempo integral, a instituição de ensino superior tem que ser reconhecida e, logicamente, o candidato precisa ser cidadão canadense ou residente permanente e morar na província de Ontário. Dentro dessas condições, todo mundo pode aplicar para receber o empréstimo, pois não há nenhuma forma de exclusão relacionada à idade, sexo ou curso.

A aplicação

O valor de sua ajuda financeira vai depender de sua situação na hora da sua aplicação. Como mencionado anteriormente, o primeiro passo de sua aplicação é fazer o seu perfil na página deles, onde você irá submeter suas informações pessoais e responder uma série de perguntas quanto à sua habilidade de poder arcar com os custos de seu curso. São perguntas diversas do tipo se é casado, se possui alguma renda, se mora com os pais, se tem pensão, etc. Lembre-se que o OSAP lida com pessoas de todas as idades e todos os tipos de situação financeira.

A finalidade dessa aplicação é determinar em qual nível financeiro você se encaixa e a qual ajuda você terá direito. É um programa que visa sempre dar mais a quem pode menos e menos a quem pode mais. Portanto, se você mora com os pais, possui renda alta, por exemplo, o valor do seu empréstimo provavelmente vai ser baixo, mas mesmo assim todos recebem alguma coisa.

Para os espertinhos de plantão, o OSAP está sempre muito ligado naqueles que querem fraudá-lo. Pensando nisso, um dos pré-requisitos para o empréstimo é que você dê total autorização para que eles tenham acesso às suas informações financeiras junto ao seu banco e ao Revenue Canada, que nada mais é do que o Ministério da Fazenda aqui.

Resultado imediato

Após ter respondido todas as perguntas e finalizado a sua aplicação online, você saberá, de imediato, quanto vai receber. Esse dinheiro vai ter dois destinos. Um é para pagar a faculdade e o outro é para o seu bolso. Dependendo de quanto eles te derem e o preço de sua faculdade, você pode ter muito dinheiro sobrando ou não ter nenhum.

Esse valor é dividido em vários montantes dependendo da duração do seu curso. No meu caso, era sempre no começo de cada semestre, então esse dinheiro só vinha na primeira semana de aula do período. O OSAP vai receber uma notificação de sua faculdade ou universidade de que sua matrícula foi feita, então o programa deposita o dinheiro para pagar os custos com a instituição de ensino e o que sobrar vai para a sua conta. Se você recebeu o máximo que eles emprestam, eu garanto que é uma grana boa e super bem-vinda.

Caso tenha alguma dúvida, se enrolou na hora de fazer algo ou se esqueceu de enviar algo, um case-worker vai ser designado para você. Essa pessoa vai estar por dentro de sua aplicação e responder todas as suas perguntas.

Depois de terminar o seu curso, você só começa pagar o empréstimo após seis meses. E caso volte a estudar, você só começa a pagar depois que todos os seus cursos acabarem. Ou seja, é muito fácil. Eles são sempre muito abertos a negociações e ao parcelamento de toda sua dívida.

Resumindo

  • Para ser elegível para o OSAP, você precisa morar legalmente na província de Ontário.
  • Todas as pessoas podem aplicar, mas o valor do seu empréstimo varia de acordo com a sua situação financeira.
  • Todas as aplicações são feitas online. Entretanto, você deverá enviar pelo correio alguns documentos comprovando o que você alegou na sua aplicação (extratos bancários, contratos de aluguel, recibos de despesas, etc.)
  • Uma vez tendo um perfil no OSAP, fique sempre de olho na página deles. É através dela que você receberá mensagens sobre a sua aplicação. Caso tenha esquecido alguma data, ou de enviar algum documento, é lá aonde vão te explicar tudo.
  • Os juros são sempre muito inferiores ao de qualquer instituição financeira, mas lembre-se de que o OSAP não é um banco.
  • Eu guardei a melhor surpresa para o final! Se o aluno tiver uma bolsa de estudos (bursaries) ou receber doações (grants), o dinheiro será usado no abatimento da dívida. Neste caso, o OSAP só cobra metade do que eles te deram. Não é uma maravilha? Só não estuda quem não quer.
Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Após ter trabalhado em várias empresas como a Air Canada e IBM, Rafael se formou pela George Brown College em Artes Culinárias, mesmo tendo diplomas nas áreas de Ciência da Computação, Linguística e Literatura. Mesmo com o curso de culináriia, ele está sempre em busca de novas aventuras no mundo gastronômico, seja descobrindo novos ingredientes ou provando pratos inusitados. Hoje em dia, Rafael Alcantara atua como intérprete e tradutor oficial para a imigração canadense, a Corte de Justiça da Cidade de Toronto e integra o corpo de intérpretes do maior hospital do Canadá.

11 Comentários

11 Comments

  1. Natalia M.

    17/abr/2019 at 11:13

    Oi, obrigada pelo post!

    Eu ainda estou no Brasil e to fazendo empréstimo por aqui para pagar o primeiro semestre da faculdade (inicio em setembro/20) e a residência.

    Se eu for aceita na OSAP, eles irão considerar apenas os semestres que ainda não paguei ou eles já poderão me ajudar nesse semestre que fiz empréstimo em instituições bancarias no brasil?

    consigo aplicar ja nessa fase ou tenho que estar ai no canada para dar entrada nisso?

    Obrigada!

  2. Sandra

    30/jul/2016 at 15:38

    Tenho dúvidas com o empréstimo,precisei assinar como responsável .
    Quem vai pagar no final,o responsável ou o estudante?

  3. Roberto Carneiro Filho

    25/ago/2011 at 00:52

    Oi.

    Por favor.

    Gostaria de saber se a OSAP atende também os estudantes de MBA e doutorado?

    Obrigadão!
    Roberto

  4. Daniel Fernandes

    30/jun/2011 at 23:32

    Existe algo como o OSAP na Colúmbia Britânica?

  5. deoene

    13/maio/2011 at 18:25

    e se eu morar só com a minha mae,sendo que ela só ganha um salario minimo,o valor sera razoavel?

  6. Amadeu

    07/maio/2011 at 11:13

    Ola,

    Obrigado pela informação sempre andei a procura de possibilidades de continuar meus estudos no Canadá e com esta oportunidade de pagar os estudos pela OSAP achei muito interessante… parabéns pelo site brevemente estarei a sair de Angola para Toronto.

    Força pra toda equipa do site e todos os leitores

  7. Rafael Alcântara

    10/fev/2011 at 13:47

    Olá Rodrigo e Suely,

    Obrigada pelos comentários. Vale ressaltar também que durante a realização de seus estudos, você poderá ser elegível para bolsas de estudos (Bursaries) e também doações (Grants) e este dinheiro será usado no abatimento de sua dívida junto ao OSAP. Eu mesmo, no final dos meus estudos, acabei tendo que pagar apenas a metade do que devia. Não é uma maravilha? Para não gerar dúvidas, alterei o último tópico da matéria.

  8. Lilian

    24/set/2010 at 13:49

    Ola,
    Agradeço demais a disponibilizaçao de todas essas informaçoes tao uteis para nos imigrantes. Apos ler o artigo fiquei com uma duvida: Quando terminamos os estudos so pagaremos a metade do valor emprestado? Se for possivel peço que me mandem o link da pagina do OSAP que consta essa informaçao. Obrigada!
    Lilian

    • Suely Anunciacao

      24/set/2010 at 20:26

      Ola Lilian,

      Eu vou escrever sobre o OSAP para dar mais informação. Quando você terminar os estudos terá que pagar todo o valor que pegou emprestado. Por exemplo eu me formei em Abril de 2008 e comecei a pagar em Dezembro de 2008. Eles te mandam uma correspondência com as opções de pagamento. Você pode pagar em vários anos.

      O link do OSAP é http://osap.gov.on.ca

      Abraços

      • Anônimo

        18/jan/2011 at 11:24

        Ola Suely,
        Muito obrigada pela resposta.
        Sugiro entao que voces retirem a parte final do texto, pois em “resumindo” esta escrito:
        “Eu guardei a melhor surpresa para o final! O OSAP só cobra metade do que eles te deram. Não é uma maravilha? Só não estuda quem não quer.”
        E pelo que voce explicou nao esta correto e pode causar confusao ao leitor.
        Abracos,

  9. Rodrigo Eduardo

    23/mar/2010 at 08:35

    Bom dia! Sou leitor assíduo do Oi Toronto — por mais que este seja o meu segundo ou terceiro comentário! — mas tenho uma dúvida ao longo de toda esta séria de excepcional qualidade técnica, que tem sido escrita por vocês: esta informações, como a do OSAP, são válidas para o ensino superior de um modo geral? Digo: para a graduação e/ou para a pós-graduação — mestrado e doutorado?
    A propósito, eu sugeriria a vocês que também escrevessem, ou ao menos mencionassem a relação entre o que se aplicaria em comum à graduação e a pós-graduação — muitas pessoas às quais eu envio os links sobre estas matérias têm me questionado isto.
    Grato — incluso por serem tão abertos aos comentários, sugestões e críticas dos leitores!
    Att,
    Rodrigo Eduardo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo