Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Visto Canadense – Como tirar visto de turista para o Canadá

Indo passear ou estudar no Canadá por menos de 6 meses? O OiCanadá montou um guia com informações detalhadas e dicas para solicitar o seu visto canadense.

O visto de turista canadense, ao contrário do americano, não tem duração longa e vale geralmente por 6 meses. Para tirar o visto é preciso fornecer uma justificativa, que pode ser uma viagem a passeio ou estudo com duração de até 6 meses.

Tipos de vistos

  • Entrada única

Esse visto permite que o viajante entre no Canadá apenas uma vez, mas existe uma exceção a essa regra, que é com os EUA. Viajantes com visto de entrada única podem ir para os EUA e voltar ao Canadá quantas vezes quiserem, desde que o visto esteja dentro do prazo de validade e que o viajante não visite outro país além dos EUA.

  • Múltiplas entradas

Esse visto permite que o viajante entre e saia do Canadá para qualquer país enquanto o visto estiver válido.

Atenção: Você não precisa solicitar um visto de turista se qualificar para um eTA –uma autorização de viagem implementada para brasileiros no dia 1o de maio de 2017. Se você teve um visto para o Canadá nos últimos 10 anos ou possui visto válido para os EUA, leia o post Brasil faz parte do programa de Autorização Eletrônica de Viagem (eTA).

Duração do visto

O visto solicitado no Brasil é o visto de entrada, portanto, a data de expiração dele é válida apenas para limitar até quando a pessoa pode entrar no Canadá. Quem vai dizer quanto tempo a pessoa poderá permanecer no país é o oficial de imigração no Canadá, no momento em que o viajante chega no país.

Cada vez que o viajante entra no Canadá, ele recebe uma permissão de estadia, sendo essa a data limite em que o viajante deve deixar o país. O normal é que os oficiais de imigração permitam que o viajante fique por 6 meses, mas em alguns casos ele poderá ficar apenas o tempo necessário para conclusão do motivo da viagem (seja passeio ou estudo), ou seja, menos do que 6 meses.

Solicitação de visto

Todo visto canadense é processado no consulado do Canadá em São Paulo, mas não é preciso que o requerente vá lá pessoalmente. É possível usar serviços de despachantes ou de um VAC (Visa Application Centre), que são centrais de atendimento autorizadas pelo Ministério da Cidadania e Imigração do Canadá para receber pedidos de vistos e verificar a documentação. Somente São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília possuem VACs.

O VAC é responsável por:

  • repassar informações relevantes sobre os requisitos para a obtenção de um visto, conforme publicado pelo Consulado do Canadá;
  • receber os pedidos e documentos exigidos;
  • rever os pedidos para garantir que estão completos; e
  • encaminhá-los de forma segura para o setor de vistos do Consulado do Canadá em São Paulo.
  • retornar ao requerente o passaporte e a decisão por meios seguros.

O consulado canadense está incentivando todos os requerentes de vistos a apresentarem seus pedidos no VAC e aproveitarem o diferencial do horário de expediente estendido e do serviço ao cliente no local.

Os documentos necessários para requisitar o visto de turista são:

  • Os formulários IMM5257E e IMM5707 (Link para todos os documentos)
  • Duas fotografias recentes, 3cm x 5cm, do requerente principal e de cada acompanhante.
  • Uma cópia da Carteira de Identidade (ambos os lados).
  • Passaporte ou documento de viagem válido. Caso possua, queira apresentar passaportes anteriores.
  • Prova de que você possui recursos disponíveis e suficientes para se manter no Canadá. Por exemplo: último imposto de renda com o recibo de entrega, os três últimos holerites e/ou contrato social e extratos bancários.
  • Comprovação de laços sociais e econômicos com seu país de origem, como por exemplo: declarações de seu empregador referentes aos três últimos pagamentos pelo trabalho desempenhado (se você estiver empregado); última atualização dos documentos de constituição da empresa com indicação da conta bancária empresarial (se você for empresário); comprovação de sua inscrição em uma instituição de ensino brasileira (se você for estudante).

Segundo o site do consulado canadense, eles não exigem que o requerente envie mais de 1 tipo de comprovação de renda, porém, a realidade é outra. Eles normalmente exigem pelo menos 2 tipos de comprovação, sendo o IR e extratos de conta corrente ou poupança os principais.

Para comprovar renda é possível contar com ajuda de fiadores (parentes de primeiro grau ou empresa onde o requerente trabalha). Você pode ter ser mais de um fiador, sendo que cada um deles deve enviar uma carta custeio.

Dicas para preenchimento dos formulários

  • No IMM5257E: Esse formulário deve ser preenchido obrigatoriamente no computador. É comum as pessoas esquecerem de validar o formulário. Para isso basta clicar no botão azul VALIDATE que insere um código de barras no formulário, tornando-o válido.

Dúvidas?

Para mais informações, leia o site do VAC, ligue para o VAC no (11)3043-6025 ou envie um email para:

Endereços e horários de funcionamento dos VACs estão nessa página.

Leia também: Qual o preço do visto canadense?

Com mais de 11 anos trabalhando na área de publicidade e design gráfico, Rafael veio para o Canadá em 2006 para cursar inglês e por aqui ficou. Trabalhou como assistente de marketing da escola Canadian College em Vancouver por quase 2 anos, onde também cursou International Business Management, curso concluído em 2010. Hoje, Rafael é o responsável pelo setor de intercâmbio da Nexus em São Paulo e oferece pacotes de intercâmbio especializados, contando com muita experiência e vivência adquirida durante quase 4 anos no Canadá.

215 Comentários

215 Comments

                                                                                                              Deixe uma resposta

                                                                                                              O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

                                                                                                              Mais em: Vistos e Imigração

                                                                                                              Topo