Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Fim da farra: Canadá implementa mecanismo para verificar tempo de permanência de imigrantes e turistas no país

Durante anos, a farra imperou. O departamento de imigração do governo do Canadá simplesmente não tinha acesso aos dados computados pelo pessoal nas fronteiras, confiando sempre na informação fornecida pelo próprio indíviduo. As coisas, no entanto, começaram a mudar e a novidade deve impactar a vida de imigrantes, visitantes, estudantes e trabalhadores estrangeiros.

O novo sistema, chamado de Entry/Exit Program, foi implantado em fevereiro de 2019 nas fronteiras do Canadá com os Estados Unidos. A expectativa agora é de que até junho de 2020 entre em vigor também nos aeroportos.

O Entry/Exit despacha de maneira automática os dados do viajante que passa pela fronteira canadense para o IRCC (Refugees and Citizenship Canada) que pode assim verificar a veracidade das informações fornecidas pelas pessoas. Ele permite que o governo detecte casos em que um visitante tenha, por exemplo, abusado da hospitalidade, permanencendo no país mais tempo do que o permitido.

Na prática, aliás, a novidade será utilizada para quase tudo relacionado a estrangeiros, cobrindo desde a emissão e extensão de vistos de trabalho e de estudo até qualquer electronic travel authorization (eTA). E, por isso, os candidatos devem passar a ter mais cuidado com este tipo de dado porque o monitoramento apontará discrepâncias que poderão comprometer o processo e até gerar uma acusação de fraude.

O tempo é um fator importante para vários processos. Um imigrante permanente, por exemplo, precisa estar fisicamente presente no país por pelos menos 730 dias a cada cinco anos para não perder o direito à residência. Já para cidadania, o candidato precisa mostrar que passou pelo menos 1095 dias dos cinco anos anteriores no país. 

3 Comentários

3 Comments

  1. Pedro

    17/fev/2020 at 15:37

    Também não sei a qual “farra” a colunista se refere. Você está tratando de pessoas que tem sonhos como todas as outras minha filha. Pessoas que trabalham e pagam seus impostos como todos os demais, tenha um pingo de respeito porque como você mesmo disse isso vai impactar negativamente a vida de muita gente quando o direito de ir e vir deveria ser universal e garantido à todos sem restrições.

    • Chongas

      18/fev/2020 at 08:37

      Cala a boca seu animal, deve ser esses imigrantes ilegais que topam qualquer parada. FAzem o Brasil passar vergonha lá fora porque topam qualquer parada. Fica na sua ai. Se estiver ilegal, que vá pra cadeia.

  2. Kleber

    17/fev/2020 at 12:44

    Qual “farra” ? Simplesmente as coisas aconteceram / acontecem de acordo com o que a lei permite.

    A restrição que vai ocorrer é esperada dado ao aumento significativo da quantidade de gente que vem entrando aqui (para estudar ou fazer turismo), especialmente após o Trump dificultar a entrada nos EUA.

    O Canadá não está fazendo nada diferente do que outros países numa mesma situação já tenham feito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Vistos e Imigração

Posts Populares

Topo

Send this to a friend

Oi!

Acho que você pode gostar dessa página:

Fim da farra: Canadá implementa mecanismo para verificar tempo de permanência de imigrantes e turistas no país
https://oicanada.com.br/49426/fim-da-farra-canada-implementa-mecanismo-para-verificar-tempo-de-permanencia-de-imigrantes-e-turistas-no-pais/