Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Cartas suplementares para requisição do visto de turista

Para as pessoas interessadas em aplicar para o visto de turista canadense, preparamos alguns modelos de cartas que poderão ser utilizadas para esse processo.

Essas cartas são documentos suplementares que vão auxiliar o requerente a conseguir comprovar determinadas exigências do consulado canadense. Cada carta tem uma função específica e deve ser anexada junto ao processo do requerente.

Todos os documentos enviados ao consulado canadense devem ser cópias, pois o consulado não devolve nenhuma documentação, portanto, não envie as cartas originais.

Carta custeio

Para a comprovação de renda é possível contar com a ajuda de fiador(es). O(s) fiador(es) deve(m) ser parente(s) de primeiro grau e deve(m) apresentar os documentos de comprovação de renda conforme citado no post sobre como tirar visto de turista. Veja o modelo abaixo, que deverá ser preenchido com os dados do fiador.

Modelo de carta custeio

Eu , ……., RG …..  e CPF …..  declaro para os devidos fins, ser o responsável financeiro de todas despesas decorrentes na viagem a ser empreendida por meu(minha) filho(a), …….., RG ……. e CPF ……, cujo destino será (cidade), Canadá, cursando a escola (…) durante o período de ….. a …… Anexo comprovação de rendimentos financeiros conforme solicitação. Colocando-me à disposição para quaisquer outras informações que se façam necessárias.

(Nome completo)
(Telefones de contato)

Assinatura

Data:

Carta convite

Para visitar parentes ou amigos obtenha uma carta remetida diretamente a você por seus anfitriões no Canadá. Essa carta deverá ser um convite para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento justificativo da situação de seu anfitrião – uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense, uma cópia de seu cartão de residente permanente, ou do visto de residente temporário. Confirme se essa comprovação de situação é válida. Você deverá então juntar a carta abaixo e os documentos citados acima com seu pedido.

Modelo de carta convite

Oi (nome do requerente), tudo bem?

Como vão os seus planos de vir estudar aqui no Canadá?

Aqui continua tudo bem, na verdade, ficando cada vez melhor, afinal o verão ta aí e você sabe que essa é minha estação favorita. Por sinal, se você estiver vindo agora no verão você pode ficar aqui em casa o tempo que precisar, temos um quarto sobrando e você será mais do que bem-vindo.

Você já tem meu endereço mas to te mandando só pra confirmar.
(escreva aqui o endereço do anfitrião no Canadá)

Anota também meu telefone: (telefone do anfitrião no Canadá)

Me avise quando estiver vindo e estarei te esperando no aeroporto!

Saudades
Beijos
(nome do anfitrião)
Passaporte: (número do passaporte do anfitrião)

Carta de intenção

A carta de intenção é normalmente usada para reforçar a comprovação de vínculo e apresentar formalmente quais as intenções e planos de viagem. Essa carta costuma ajudar as pessoas com poucas chances de comprovação de vínculo social, e deve ser preenchida com os dados do requerente.

Modelo de carta de intenção

Ao Consulado Canadense,

Eu, (nome), brasileiro, solteiro, nascido em (data), natural do Estado (estado), filho de (nome), e (nome), carteira de identidade RG (numero), CPF (numero), residente na (endereço e CEP), venho por meio desta requerer a concessão do visto de (tipo de visto), para estudar inglês no curso da (escola), na cidade de (cidade), no Canadá, pelos motivos abaixo resumidos.

Aqui deve entrar uma breve descrição da importância do aprendizado da língua inglesa para sua vida profissional.

Em caso de já ter tido visto negado, escreva isso:

Aproveito para dizer que apliquei para um visto canadense em (data) deste ano para iniciar um curso em (data), tendo o mesmo sido negado por (motivos). Venho por meio desta apresentar os documentos relacionados como faltantes no processo anterior e solicitar uma reavaliação do meu processo de visto.

Continue aqui caso esta seja a sua primeira tentativa de visto:

Ao concluir o curso, espero aumentar minhas chances de conseguir crescer na minha carreira no Brasil. Este período certamente contribuirá positivamente na minha jornada de vida, seja no plano profissional com a valorização decorrente do completo domínio do idioma, seja no plano pessoal com a convivência com uma cultura mundialmente reconhecida como avançada e modelar canadense.

Fico a disposição para eventuais entrevistas,

(nome)

Com mais de 11 anos trabalhando na área de publicidade e design gráfico, Rafael veio para o Canadá em 2006 para cursar inglês e por aqui ficou. Trabalhou como assistente de marketing da escola Canadian College em Vancouver por quase 2 anos, onde também cursou International Business Management, curso concluído em 2010. Hoje, Rafael é o responsável pelo setor de intercâmbio da Nexus em São Paulo e oferece pacotes de intercâmbio especializados, contando com muita experiência e vivência adquirida durante quase 4 anos no Canadá.

3 Comentários

3 Comments

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Mais em: Vistos e Imigração

    Topo