Siga-nos

OiCanadá

Vistos e Imigração

Canadá aceitará até 1,000 estudantes de doutorado por ano como residentes permanentes

O governo do Canadá anunciou recentemente que o país irá passar a aceitar como residentes permanentes alunos de doutorado com pelo menos dois anos de estudo no país, a fim de impulsionar as áreas da ciência, tecnologia e matemática, onde existe uma escassez de profissionais.

O ministro de Ciências e Tecnologia do Canadá, Gary Goodyear, anunciou que o governo vai expandir a categoria de Skilled Worker Program para incluir estudantes de PhD. Anteriormente, para se tornarem residentes permanentes, esses alunos teriam que se formar, retornar ao país de origem e passar por um processo que levaria anos, o que não fazia sentido, uma vez que são profissionais de alto nível já estão integrados ao Canadá.

Para serem elegíveis para o programa de Skilled Worker, os alunos de PhD precisarão ter feito pelo menos dois anos de estudo com bom desempenho em uma instituição de ensino pós-secundária reconhecida no Canadá, e poderão começar a aplicar a partir do dia 5 de novembro de 2011. Quem tiver se formado há menos de um ano também poderá aplicar pela mesma categoria.

Em contrapartida, uma outra classe de imigrantes será prejudicada: a de familiares que desejam se reunir com seus parentes residentes do Canadá, entre eles pais e avós. O Ministro da Imigração, Jason Kenney, afirmou que infelizmente o Canadá precisará diminuir o número de aceitações de aplicações do tipo family reunion, que já possui uma grande lista de pendências.

Críticos no Parlamento lamentam a diminuição na quantidade de aplicações para family reunion aceitas, porém, dizem que o Canadá precisa aumentar o número de imigrantes da classe “Skilled Workers” logo, pois prevêem a falta de trabalhadores qualificados no país em 5 anos.

O crítico de Cidadania e Imigração do NDP, Don Davies, aplaude a medida. “Este é um bom sistema. Gosto do que estou ouvindo sobre trazermos mais PhDs para o mercado de trabalho canadense… mas isso não deveria ser às custas de outras classes de imigrantes”, diz Davies.

Ele também afirma que o próprio departamento do ministro Kenney reportou que é possível aumentar as metas de imigração, já estáveis há alguns anos. “Como iremos vencer o desafio de trazer trabalhadores qualificados ao país se estamos usando os mesmos números dos últimos cinco anos?”

No ano passado, o Canadá admitiu 280.681 residentes permanentes, um aumento de 11,3% desde 2009. Kenney afirma que nada mudará nas metas para 2012. A meta de receber de 240.000 a 265.000 novos imigrantes no Canadá será mantida pela sexta vez consecutiva.

Rosa da Silva foi representante comercial de várias multi-nacionais no Rio Grande do Sul. Desde sua chegada ao Canadá, acompanhando o marido transferido pela empresa em que trabalha, pensou em trabalhar com compra e venda de casas (real estate). Rosa fez curso para se tornar corretora de imóveis, e após as dificuldades que encontrou em comprar sua primeira casa no novo país, resolveu iniciar um blog em português, o www.casanocanada.com para tentar ajudar a outros brasileiros a entender este complexo e diferente processo da compra da casa própria aqui no Canadá. Rosa possui também um site em inglês, o www.rosadasilvarealestate.com.

12 Comentários

12 Comments

        Deixe uma resposta

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Mais em: Vistos e Imigração

        Topo