Siga-nos

OiCanadá

Paul Adachi, doutor em psicologia pela Brock University

Educação

Brock University anuncia doutorado a custo zero para estudantes internacionais

A Brock University, baseada em St. Catharines, pertinho de Niagara, é a mais nova universidade de Ontário a anunciar mudanças no seu programa de doutorado, que agora passa a ter custo zero para estudantes estrangeiros.

A maioria das instituições canadenses fornece apoio aos alunos “domésticos” de doutorado, o que, na prática, faz com que eles estudem de graça e até recebam uma pequena bolsa para seus gastos. Mas no ano passado o governo provincial resolveu investir mais nos estrangeiros. Antes, eles já cobriam a mensalidade escolar de 33 estudantes desta categoria. Agora, serão 1.200 beneficiados.

O governo provincial acredita que investir nestas estratégias de captação de talentos vale a pena. Um estudo recente da UofT de fato revelou que praticamente metade dos estudantes internacionais de doutorados de Ontário acabam virando residentes permanentes.

Isto explica porque o anúncio da Brock veio um mês após a Universidade de Toronto ter instituído medidas semelhantes. Explica também a expectativa de que outras universidades da província sigam os mesmos passos.

As instituições de educação do país, de um modo geral, têm registrado um aumento significativo no número de candidatos estrangeiros aos seus cursos de doutorado. Na McMaster, o número subiu 50%, enquanto a Universidade de Waterloo registrou um aumento de 41% e a Universidade de Alberta chegou ao índice de 80% a mais — um quadro bem diferente da situação nos Estados Unidos, onde o interesse por vagas de PhD segue estagnado e a procura por mestrados está em declínio.

Veja alguns dos cursos de PhD oferecidos pela Brock University.

Para saber mais, leia  matéria em inglês do Globe and Mail.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em: Educação

Topo