Siga-nos

OiCanadá

Educação

Governo paga 3 mil por mês para quem quiser estudar para ser cuidador de doente

O problema da falta de mão-de-obra para os setores de saúde e assistência social não é novidade no Canadá, mas a pandemia multiplicou por dois o número de vagas: hoje há mais de 100 mil oportunidades em aberto – um recorde absoluto, de acordo com a Statistics Canada. E várias instâncias governamentais estão se mexendo para tentar suprir a demanda. 

Os hospitais seguem na liderança, com 15.700 ofertas de emprego. Depois vêm as casas especializadas em abrigar pessoas com necessidades extras, como idosos sem condições de cuidarem de si mesmos, por exemplo, e que têm 10.800 vagas. E todos sabem que boa parte destas oportunidades precisam ser preenchidas por imigrantes. 

Dados de dezembro do ano passado levantados pela Statistics Canada mostram que 42,8% dos trabalhadores nos cargos mais simples do setor, como limpeza, assistente de enfermagem, maqueiros, cuidadores, etc, é composta por estrangeiros radicados no país. E que parte do problema do aumento das vagas em aberto está diretamente ligada ao fato de a imigração ter caído nestes meses de pandemia. 

A necessidade de pessoal é também um desafio em todas as províncias do país, mas cerca de 80% do aumento das oportunidades está localizado em Ontário e Quebec, com um peso ainda maior no interior e nas áreas mais remotas. 

Cursos gratuitos, bolsas de estudo e até salário para estudante

Várias instâncias de diferentes níveis de governo têm tentado se mexer e vêm criando rotas e incentivos para que mais pessoas entrem para o setor. Em Ontário, o governo anunciou em fevereiro o lançamento de um agressivo programa de treinamento de PSWs, com cursos gratuitos e intensivos, na esperança de formar 8.200 novos profissionais até outubro deste ano – confira aqui onde e como se inscrever. Há também bolsas para quem já está fazendo o curso. 

Já em Québec, a formação gratuita dura 12 semanas e é feita em francês, em tempo integral, com o estudante recebendo cerca de CAD $3.000 por mês. O curso é bastante prático e a contratação ao final é praticamente garantida, com salário em torno de CAD $49.000 por ano. Veja aqui os requisitos e como se inscrever.

4 Comentários

4 Comments

  1. Anônimo

    09/Maio/2021 at 11:46

    entrei em varios link e as informacoes nao citam nada sobre essa bolsa.

  2. Anônimo

    29/mar/2021 at 16:24

    Não encontrei nada disso no site do Governo Canadense. Onde posso encontrar mais informações?

  3. Diomedes

    29/mar/2021 at 09:08

    Trabalho com caminhão no Brasil a 23 anos será que consigo emprego ai no Canadá?

  4. camila rosa

    29/mar/2021 at 09:05

    Olá Bom dia, o link “Veja aqui os requisitos e como se inscrever em Québec”, da postagem Governo paga 3 mil por mês para quem quiser estudar para ser cuidador de doente, não esta funcionando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Topo