Siga-nos

OiCanadá

Educação

Tudo que você precisa saber sobre o IELTS

Para quem é brasileiro e quer imigrar para o Canadá como profissional qualificado, ingressar em uma instituição de ensino canadense ou até mesmo trabalhar no país, é preciso fazer um teste de proficiência da língua inglesa. Existem várias opções, mas o IELTS (International English Language Testing System) talvez seja a melhor delas. Só no ano passado, mais de 1,6 milhão de candidatos fizeram a prova no mundo inteiro.

Há pouco mais de dois anos, o OiCanadá falou sobre o Toefl, um dos testes mais populares para quem pensa em ingressar em uma instituição de ensino. Porém, o IELTS se diferencia em alguns aspectos. Além de ser reconhecido pela maioria das universidades canadenses, é aceito pelo Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá como parte do processo para quem quer imigrar como profissional qualificado e não tem o inglês como primeira língua.

Todo o reconhecimento do IELTS foi conquistado através de mais de 40 anos de pesquisas pela Universidade de Cambridge (na Inglaterra), em parceria com o Conselho Britânico e o IELTS Australia. Isso fez com o seu método fosse aceito por mais de seis mil instituições em diversos países de língua inglesa. Essa diversidade é um outro diferencial desse exame, que permite todos os tipos de pronúncia, vocabulário e grafia.

O OiCanadá entrou em contato com o IELTS Canada e com o British Council e informa tudo o que você precisa saber para fazer o exame em Toronto ou no Brasil.

Como é o exame

O IELTS testa a fluência no inglês levando em conta a leitura (reading), escrita (writing), conversação (speaking) e compreensão oral (listening). Existem dois tipos de exames: o acadêmico (academic- que deve ser realizado por quem pretende estudar em instituições de ensino superior) e o geral (general training- usado por quem pensa em imigrar para o Canadá ou fazer o ensino médio, conhecido como high school).

Os dois tipos de prova (academic e general training) são praticamente iguais, com exceção da leitura e escrita, que na versão acadêmica costuma focar mais em assuntos técnicos. Os testes de listening, reading, e writing são realizados pela manhã no Canadá e à tarde no Brasil, e o speaking (que trata-se de uma entrevista com um profissional habilitado) ocorre no Canadá no pela tarde (no mesmo dia ou em sete dias antes ou depois dos outros testes) e pela manhã no Brasil.

  • Listening (compreensão oral)– Nessa parte do exame, o candidato tem que provar que consegue compreender quando as pessoas conversam em inglês. Em um CD, ele escuta diferentes situações, divididas em quatro seções e 40 questões. As respostas devem ser anotadas em um papel e transferidas posteriormente para a folha oficial. Tem duração de 30 minutos.
  • Writing (escrita)– O candidato tem que elaborar duas redações, em 60 minutos. Em uma delas, deve fazer análise de tabelas e gráficos com no mínimo 150 palavras. A outra pede um texto argumentativo com no mínimo 250 palavras sobre um tema escolhido pelo IELTS.
  • Reading (leitura)– Muito cuidado e atenção nessa parte do teste. É pura interpretação de texto. O candidato precisa responder 40 questões relacionadas a três textos. Existem respostas de múltipla escolha e subjetivas, alguma delas pedindo a opinião e conclusão do autor do texto. Tem duração de 60 minutos.
  • Speaking (conversação)– Tem duração de 11 a 14 minutos. O candidato deve responder às perguntas de um entrevistador, que podem estar relacionadas a uma série de temas.

O que acontece depois da prova

Depois que o candidato faz o exame do IELTS no Brasil, um grupo de profissionais habilitados pela Universidade de Cambridge deve corrigir e divulgar o resultado em cerca de 13 dias, enviando o certificado pelo correio. O mesmo ocorre no Canadá, onde o resultado é divulgado em até 10 dias úteis depois da prova.

Caso o candidato não esteja satisfeito com a nota, é possível pedir uma revisão (pagando uma taxa extra), que será realizada pela Universidade e Cambridge ou British Council e divulgada em até 12 semanas. Durante esse processo, o resultado fica temporariamente cancelado e não poderá ser usado para processos de imigração ou matrículas em universidades.

O IELTS não tem prazo de validade, mas universidades e o Departamento de Imigração e Cidadania do Canadá aceitam os testes realizados em um período de dois anos. A nota mínima exigida no exame vai depender de cada instituição. No caso do Brasil, o programa Ciências Sem Fronteiras, que deve oferecer bolsas de estudo para 12 mil estudantes brasileiros no Canadá nos próximos quatro anos, reconhece o IELTS como exame de proficiência do inglês.

Como se inscrever

Para fazer o exame do IELTS no Brasil, são necessários uma foto 3×4 (deve ter fundo branco e o candidato não pode ser fotografado usando chapéu ou óculos); formulário preenchido e com a assinatura; cópia e original do passaporte ou RG (outro tipo de identidade não será aceito), e comprovante de pagamento (R$440). Para datas e locais da prova, visite o site do British Council.

No Canadá, o candidato deve providenciar duas fotografias de passaporte (formato canadense); cópia e original do passaporte ou carteira de residente permanente-PR Card (outros tipos de identidade, incluindo carteira de motorista, não serão aceitas); preencher o formulário; comprovante de pagamento ($285 para candidatos em Ontário; a taxa pode ser paga através de cartão de credito usando o formulário ou cheque visado); e enviar toda a documentação para o IELTS Test Centre- Conestoga College- 299 Doon Valley Drive- Kitchener, Ontario- N2G 4M4). Para datas e locais da prova, visite o site do IELTS Canada.

É aconselhável que o candidato se inscreva para o IELTS com pelo menos seis semanas de antecedência.

Continue lendo

Marcio Rollemberg é pernambucano e formado em jornalismo. Foi editor-chefe de um telejornal universitário, produziu documentários e trabalhou como repórter de TV no Brasil. Em 2005 mudou-se para Toronto e atualmente é um dos colaboradores de uma revista e de um canal de TV. Em 2011 juntou-se a equipe do OiCanadá, onde escreve matérias sobre Turismo e Variedades.

8 Comentários

8 Comments

  1. Maria

    11/dez/2017 at 17:57

    Olá Marcio. Esclarecedor o teu post. Parabéns.
    Olha, podes me passar o endereço de uma escola no Canadá onde possa me inscrever para curso de preparação preparação de proficiencia em TOEFL

  2. lucca

    24/set/2014 at 08:12

    ola, sou britanico porem moro no brasil, quero fazer a faculdade na inglaterra… eu preciso fazer o ielts mesmo assim?

  3. Paula

    05/maio/2014 at 20:34

    Boa Noite Marcio Rollemberg,
    Eu estou indo para o Canada com meu marido, e gostaria de saber se eu preciso fazer o Ielts também?
    Desde já agradeço a atenção dispensada.

  4. Anna Flavia

    25/fev/2014 at 20:17

    Pessoal,
    como funciona a pontuação do Ielts? Tem algum minimo pra gerar o certificado?

    Obrigada!

  5. Mike

    31/out/2013 at 14:58

    Olá !
    Sei que o post é meio antigo, mas preciso de uma informação. [Desenterrando ! rs]
    Gostaria de saber se para a imigração e faculdade no Canadá eu precisaria realizar dois testes, visto que na imigração para o Canadá eles ficam com o seu original e a faculdade também.
    Obrigado

  6. Douglas

    13/jun/2013 at 00:42

    Olá Marcio, gostei muito do seu texto.

    Sabe dizer se a prova de speaking costuma ser adiada com frequencia no Brasil? Estou muito ansioso quanto a isso, pois só consegui marcar a prova dias antes de uma viagem que terei que fazer.
    Um abraço!

  7. Marcio Rollemberg

    17/jul/2012 at 14:08

    Oi Ana, tudo bem? O OiToronto consultou o British Council, responsável por aplicar o IELTS no Brasil e em outros países, para nos ajudar a esclarecer as suas dúvidas. O IELTS no Brasil é aplicado 100% em papel. Com relação a sua pergunta relacionada ao reading, isso vai depender muito da pessoa. Dá para você pular e voltar depois com calma se sobrar tempo sim. Aliás, essa pode ser uma boa estratégia, levando em conta que o tempo disponível para a prova é somente uma hora e durante esse período você ainda terá que transferir as respostas para a folha. Boa sorte!

  8. Ana

    16/jul/2012 at 18:20

    Olá Mário,
    Parabéns pelo post. Ajuda muito.

    Estou ajudando meu namorado a preparar para o IELTS. Ele está com algumas dúvidas que não encontrei em nenhuma informação quanto a duas dúvidas que ele tem:
    1) O IELTS aplicado no Brasil é 100% em papel ou tem alguma parte em computador?

    2) Na parte do Reading: da para voltar as questões anteriores durante o teste? Ou uma vez que você passou não é permitido? Ou seja, se não sabe a resposta é melhor chutar e passar logo para a próxima ou é melhor pular e deixar para voltar depois com calma se sobrar tempo?

    Agradeço muito quem puder dar dicas.
    Abs
    Ana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo