Siga-nos

OiCanadá

Educação

Dicas quentíssimas para o estudante que vai passar um ano ou mais em TO

Então você decidiu dedicar um ano da sua vida a estudar inglês em Toronto? Essa provavelmente será uma das suas maiores experiências de vida. Mas fique ligado nas dicas de Tamires, que já está há 9 meses na cidade, e tire melhor proveito de sua viagem.

Estou no final da minha jornada aqui em Toronto, em três meses e meio estou voltando para o Brasil, e isso me fez refletir no que eu teria feito diferente se eu soubesse, quando cheguei aqui, o que sei hoje.

Morar em outro país é uma oportunidade maravilhosa para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E como navegante de primeira viagem sempre cometemos alguns erros por falta de experiência e conhecimento.

Por isso, se você pretende ficar um ano ou mais em Toronto, essas dicas são pra você. E o mais importante: não deixe tudo para última hora; chegou na cidade, vá riscando as tarefas da sua lista:

  • Não importa se você vai só para estudar. Aplique para um visto de trabalho. Vida de estudante é uma delícia, mas cansa. Estudar é muito bom, mas o sentimento de estar contribuindo para a sociedade e principalmente para o seu bolso é essencial. No início você provavelmente não terá o emprego dos seus sonhos, mas trabalhar em outro país é uma oportunidade única de conhecer gente nova e aprimorar o inglês, além de contar como experiência no seu currículo, e, por isso, vale a pena o esforço. Dica experta: já vá com o currículo em inglês, e procure por possíveis lugares para trabalhar com o currículo na mão. É só bater perna e sair distribuindo currículo.
  • Voluntarie. Ajudar o próximo é uma enorme fonte de alegria, e para quem mora sozinho em outro país, tempo é o que não falta. Sim, é importante se dedicar à você, ter aquele tempo livre que você sempre sonhou em ter, mas uma coisa é certa: solidão demais cansa e nada melhor do que ocupar seu tempo fazendo algo de bom para a sociedade. Além disso, você ganhará o que eles chamam de experiência canadense, o que pode te ajudar a conquistar o emprego dos seus sonhos. Dica experta: em Toronto, existe uma empresa chamada Volunteer Toronto. Como eles preferem voluntários para longo prazo, agende um horário assim que chegar na cidade, e eles te ajudarão a entrar em contato com as organizações sociais! É super tranquilo achar oportunidades para ser voluntário.
  • Se inscreva em uma academia. Você deve estar pensando: a última coisa que vou querer fazer em uma cidade nova é ir pra academia. Acredite em mim, quando você não tem mais nada, você tem a academia. Toronto é uma cidade de estações, aqui tudo muda o tempo todo, pois as pessoas estão sempre em trânsito, você vai ganhar e perder amigos em uma piscar de olhos, e fazer uma atividade física regular é importante para balancear os níveis de stress. Assim, se inscreva, pois você vai treinar o seu inglês e conhecer gente nova e, ainda, ficar com um corpo saudável! Dica experta: As academias em Toronto têm um preço super acessível, procure as de bairros pois são mais baratas e mais pessoais. Elas oferecem preços promocionais para estudantes, mas cuidado com contratos muito longos, pois se você tiver que quebrá-lo, as multas costumam ser absurdas.
  • Compre ou alugue uma bicicleta. Tem gente que acha o metro pass barato, tem gente que acha caro. Depende do referencial. Mas uma coisa é certa: Toronto é uma cidade plana e super bem planejada se comparada às grandes cidades brasileiras. Sendo assim, se não for inverno, andar de bicicleta aqui é uma delícia. Essa é uma oportunidade única para levar uma vida mais saudável e ser ecológica. Grande parte dos torontonianos pedala todos os dias. Dica experta: É possível encontrar biciletas usadas por uma faixa de $100 e também existe a BIXI, uma empresa que aluga bicicletas através de um sistema super inteligente. A anuidade é em média $95 doláres. Vale a pena ser um ciclista em Toronto. E não se esqueça de usar o capacete!
  • Reserve tempo e dinheiro para fazer internship, um estágio dentro da sua área. Muitas são as empresas em Toronto que oferecem estágios, geralmente não remunerados, o que diminui a competição. Afinal, não é todo mundo que pode trabalhar sem receber renumeração. Sendo assim, fique de olho em datas e requisitos e aplique para esses estágios. Você pode dar sorte e muitas portas irão se abrir. Dica experta: Apesar dos estágios não serem remunerados, os pré-requisitos são bem exigentes. Sendo assim, já vá com sua pesquisa feita e prepare a papelada exigida para competir pela vaga. Certificações em inglês são fundamentais. Arrumar um estágio na sua área pode não ser super fácil, mas também não é impossível se você tiver tempo, dedicação e paciência.

foto: Learn English at DCU

Continue lendo
Publicidade
Leia também...

Tamires é estudante de editoração e ama comunicação. Mantém um blog, uma filosofia (http://tara-vivendo.blogspot.com/).

2 Comentários

2 Comments

  1. Anônimo

    27/out/2012 at 12:44

    FORMIDÁVEL ESTAS DICAS. REALMENTE É UMA EXPERIÊNCIA FANTÁSTICA. ESTOU PREPARANDO PARA IR PARA CANADÁ. SOU FISIOTERAPEUTA E GOSTARIA DE RECEBER ALGUMA DICAS DE TRABALHO.

  2. Rafael Sakamoto

    12/set/2012 at 07:59

    Tamires,

    Muito legal este post inclusive por ter total relação com o meu perfil profissional, lazer (academia), etc.

    Abs,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais em: Educação

Receba as novidades do blog por email

Digite seus dados abaixo para assinar nosso boletim e receber todas as novidades do blog em sua caixa postal. É de graça e você pode se descadastrar a qualquer momento.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Topo